O Museu Olímpico foi a melhor atração que visitamos quando estivemos em Lausanne, na Suíça.
Vale ressaltar, que eu e meu marido somos apaixonados por esporte! Inclusive, eu jogo vôlei desde a adolescência e participo de campeonatos para atletas amadores.
Sobretudo, fui ao Rio de Janeiro para assistir aso Pan Americano (2007) e as Olimpíadas (2016)!
Certamente, já deu para perceber que conhecer o Museu Olímpico foi emocionante para mim, né? Pois bem, estar tão próxima de um local que concentra o espírito olímpico realmente mexeu comigo.
Ainda mais porque, a bola da final da Final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando a seleção brasileira feminina de vôlei se tornou Bi Campeã Olímpica, está exposta no museu. Inclusive, a bola está autografada por todas as jogadoras brasileiras que participaram da partida.
Sobretudo, conhecemos sobre a historia das Olimpíadas. Além disso, pudemos vivenciar momentos marcantes do esporte mundial.
Leia também o post abaixo para conhecer sobre a origem dos Jogos Olímpicos.
Grécia olímpica: o berço dos Jogos Olímpicos
A história do Museu Olímpico
Construído na década de 1990, o Museu Olímpico reforça a relação da cidade com o esporte e preserva a história dos Jogos Olímpicos.
Ainda mais, ele foi idealizado quando Pierre Coubertin sonhava em voltar a realizar os jogos!
Se bem que, o Museu Olímpico foi reinaugurado no final de 2013, após remodelação, tornando-se mais interativo e moderno.
Sobretudo, o museu fica localizado num lugar lindo, às margens do Lago Léman.
Só para ilustrar, o Lago Léman é um dos cartões postais de Lausanne, igualmente conhecido como Lago Genebra. Logo, a localização não poderia ser mais privilegiada e fácil de achar!
Portanto, basta buscar os pontos de ônibus, metrô e barco do distrito de Ouchy relativo ao local.
O Museu Olímpico é um dos museus mais visitados na Suíça, recebendo cerca de 250 mil pessoas por ano.
Só para ilustrar, o museu abriga mais de 10 mil peças relacionadas ao universo olímpico, com objetos valiosos da Grécia antiga aos tempos modernos.
Além disso, tudo mostrado em salas, exposições interativas (temporárias e permanentes) e vídeos ao longo de três andares. Inclusive, as Paraolimpíadas também têm o seu espaço no museu.
O que ver no Museu Olímpico de Lausanne
O que você quer ver? As tochas olímpicas, as medalhas e os mascotes de todas as edições? Lá tem.
São os estádios, as vilas olímpicas e os equipamentos o que deseja? Também tem! Afinal, este é o maior centro de informações do mundo dedicado aos Jogos Olímpicos.
Posto que, no museu tem itens bem famosos, a exemplo do tênis do jogador americano de basquete Michael Jordan.
Ademais, na zona interativa, você tem a oportunidade de se colocar no local do atleta. Assim, tiro, ciclismo e atletismo são modalidades que você pode experimentar. E, com certeza, vai subir ao pódio para uma boa foto!
E, finalmente, após a visita, encerre o passeio no terraço do museu. Pois é lá que fica o TOM CAFE, com menu variado e ambiente descontraído. Além disso, o Tom Café, tem varanda com vista para o lago, os Alpes e a área verde do museu.
Em seguida, passe na loja de souvenir para garantir a sua lembrancinha!
E, para finalizar, conheça o Olympic Park. Certamente, não irá se arrepender, pois o parque tem espaço para atividades lúdicas, vista incrível do Lago e pista de atletismo para você fazer pose de atleta!
A visita ao Museu Olímpico
A visita ao Museu Olímpico é ideal para todas as idades. Certamente, crianças e adultos irão gostar de passear pela história dos Jogos, bem como conhecer os relatos de superação de atletas de diferentes nacionalidades.
Ademais, depois de encerrada a operação diária, o espaço do museu pode ser reservado para eventos. incluído serviço de buffet. Ao propósito, já pensou você casando no Museu Olímpico? rsrs
“Ah, mas, Norma, não gosto tanto assim de esporte, então, vale a pena eu ir?” – você pode perguntar. Se você gosta de história, a visita também é válida, viu? Considere que a primeira edição da era moderna foi em 1896! E,
se você viaja com os filhos, vai ser diversão garantida! Além disso, as fotos serão, sem dúvida, uma das melhores partes!
Sobretudo, para a mim, a experiência foi incrível desde a entrada do Museu até o final da visita.
Informações Importantes
Assim, para maiores informações sobre o Museu Olímpico, visite o seu site – vale até para ter uma ideia da programação de exibições.
Ademais, fique atento que tem taxa de visitação:
Pessoas maiores de 16 anos: CHF 18
Pessoas entre 6-16 anos: CHF 10
Idosos: CFH 16
Estudantes: CHF 12
Inclusive, há preço diferenciado para famílias.
Enfim, você deve reservar de 2 a 4 horas para conhecer o museu com calma.
Horário de visitação: Das 9h às 18h na alta estação e de 10h às 18h na baixa estação (e fecha às segundas).
Sobre Lausanne, a Capital Olímpica
Mas, afinal de contas, como Lausanne se tornou a “Capital Olímpica”? Acredito poder dizer que o esporte é como oxigênio para essa cidade localizada às margens do Lago de Genebra!
Desta forma, a sede da Corte Arbitral do Esporte (CAS) fica em Lausanne. Assim como a sede do Comitê Olímpico Internacional. Igualmente, a cidade abriga mais de 50 federações esportivas internacionais. E isso sem mencionar o Museu Olímpico!
Se você for à Suíça, eu sugiro fortemente que conheça a região do Lago Léman. E, em especial, vá à linda Lausanne. Além disso, estando na cidade que é capital do cantão de Vaud, não deixe de visitar o Museu Olímpico!
Desta forma, leia tudo sobre Lausanne, no artigo abaixo:
Lausanne, o que conhecer em 1 dia
0 comentários