Hollywood que se cuide, pois Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, ameaça a soberania da “capital americana do cinema”! Mas, brincadeiras a parte, a pequena cidade a 200 km de João Pessoa, na Paraíba, é conhecida por servir de locação para diversos filmes – curtas, longas e documentários. A saber, entre os filmes roliudianos, destaque para O Auto da Compadecida (Guel Arraes, 2000), Madame Satã (Karim Aïnouz, 2003), Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes, 2006) e Garoto (Júlio Bressane, 2015). E ainda mais recentemente, a supersérie global Onde Nascem os Fortes (2018).
“Mas, Norma, este site ainda fala de viagem?”, você pode se perguntar. De certo que sim! Afinal, Cabaceiras fez parte do meu roteiro de 10 dias na Paraíba e Rio Grande do Norte. Antes de mais nada, aluguei um carro na Rentcars (a melhor relação custo-benefício). Em seguida, partindo de João Pessoa, segui para Cabaceiras onde fiz uma parada. A partir daí, o nosso destino é o Rio Grande do Norte.
Cabaceiras, a Roliúde Nordestina (com direito ao letreiro e tudo o mais!) encontra-se na região do Cariri, a parte árida do estado da Paraíba. Quente o ano inteiro, a cidade carrega ainda a fama de ter o menor índice pluviométrico do país. Além disso, segundo os especialistas, tem a luz ideal para a câmera.
Especialmente, outras atrações chamam atenção dos turistas na região: a natureza exótica, o rico artesanato, o forró e a deliciosa gastronomia que tem o bode como principal ingrediente. Aliás, Rodrigo Hilbert, apresentador do programa Tempero de Família, foi a Cabeceiras para cozinhar pratos diversos com bode.
O que conhecer em Cabaceiras e região
Então, agora é hora de falar sobre a minha experiência em Cabeceiras. Entenda, o motivo da minha viagem, e do meu encantamento com aquele lugar.
Lajedo Pai Mateus: cenário da Roliúde Nordestina
Essa é a principal atração de Cabaceiras. A primeira vez em que ouvi falar sobre o Lajedo de Pai Mateus foi numa revista de bordo, durante um voo. Já naquele momento, fiquei impressionada com aquele lugar e curiosa para conhecer. Esta elevação rochosa encontra-se a 25 km do centro de Cabaceiras, sendo seu acesso por estrada de terra.
Localizado numa propriedade particular (o Hotel Fazenda Pai Mateus), a visitação acontece com guia local. Pagamos R$ 30,00 por pessoa pela visita com guia local. Sobretudo, no local tem cerca de 100 blocos de pedras arredondadas, cada uma pesando até 45 toneladas, onde a visita acontece.
Entretanto, o melhor horário para visitação é entre 15h e 18h. Assim, a dica é estar lá durante o pôr do sol. Principalmente porque a luz solar ilumina as rochas dando a elas um aspecto dourado. Dessa forma, é esse fenômeno o responsável por atrair fotógrafos de todas as partes do mundo.
À princípio, o lajedo recebe esse nome por causa da lenda do curandeiro Pai Mateus, personalidade vista como sagrada pelos moradores. Segundo a história, no século XVIII, ele teria morado em uma das pedras e usava ervas medicinais para cura quando faltavam profissionais de saúde na região.
Sacas de Lã
Depois de uma pequena trilha por mandacarus, ficheiros e xique-xique, chega-se a esses inacreditáveis blocos de pedra empilhados uns sobre os outros. Seria obra da engenharia humana? Não! Pode acreditar: sem intervenção do homem, a natureza mesma se cuida desse trabalho impressionante!
Assim como o Lajedo de Pai Mateus, esse ponto turístico também se encontra no Hotel Fazenda Pai Mateus. E, mais uma vez, um guia local – o Ribamar Alves nos apresenta a esse lugar incrível. Mas, ao contrário do lajedo, prefira visitar pela manhã, por causa do calor.
Lajeado Manuel de Souza
Realmente, para quem gosta de natureza, Cabaceiras surpreende! Assim como o Lajedo de Pai Matheus, este lajeado também se encontra no Hotel Fazenda Pai Mateus e é preciso fazer a visita com um guia. Além das maravilhas geológicas, o lugar tem um importante acervo de pinturas rupestres – marcas dos primeiros moradores da região.
E uma curiosidade: há muitos matacões por ali, ou seja, blocos de rocha compacta com forma arredondada. Não tem como não se maravilhar com as belezas que a Natureza produz!
Lajedo do Bravo
Apesar da fama de Roliúde Nordestina, com todas as produções rodadas por ali, o ecoturismo da região é forte e merece muito destaque. Especialmente por causa das maravilhas do cariri paraibano! Este lajedo encontra-se no Sítio Bravo, a 21 km de Cabaceiras.
Entre as geoformas de maior destaque, é possível se encantar com a Pedra do Caju, Pedra da Vagina, Pedra do Sapo, Pedra do Gorila (do Urso) e Pedra da Formiga. Além disso, os sítios arqueológicos (com cemitério indígena, pinturas e gravuras rupestres) e o sítio paleontológico, onde foram encontrados fósseis de animais da megafauna pleistocênica, fazem a visita valer muito a pena!
City tour em Cabaceiras – A Roliúde Nordestina
Memorial Cinematográfico
Cabaceiras conserva um pouco da história do cinema nacional no Memorial Cinematográfico.
Lá encontra-se os registros dos filmes rodados na cidade. Assim, os visitantes podem ver fotos, roteiros e o material das gravações que são usados nas locações.
Além disso, a visita ao memorial também é válida para conhecer um pouco mais da vida no sertão brasileiro. É que o espaço abriga objetos típicos das moradias locais. Então, é quase como visitar a casa de pessoas de verdade e ver como se vive por lá.
Acima de tudo, acho que é sempre bom ter a oportunidade de saber mais sobre a cultura e história dos lugares que visito. E penso que a Roliúde Nordestina encontrou uma forma toda sua de contar a sua história e revelar a sua cultura.
Paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição
Você lembra que Chicó e companhia encararam o “juízo final” no filme “O auto da compadecida”, quando o destino das personagens foi decidido? Pois bem: algumas das cenas do julgamento foram gravadas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a igreja matriz.
Simples, mas charmosa e com arquitetura neoclássica bem conservada, a igreja possui uma imagem de sua padroeira (Nossa Senhora da Conceição) no fundo do templo. À noite, o povo se reúne na praça à sua frente para resenhar, ou seja, jogar conversa fora!
Principalmente, História e Museu da Cultura Cariris Paraibanos
Antes de abrigar este museu, a edificação já foi a cadeia pública da cidade e até residência oficial do prefeito. Painéis que contam a história dos moradores e da cidade, assim como peças artesanais, fazem parte de seu acervo.
A caprinocultura, importante para a economia local, tem um canto especial no museu. Com história que data ao final do século XIX, o prédio abriga a história da criação de cabras desde sua aparição, na pré-história, até hoje, apresentando toda sua cadeia produtiva.
Enfim, será que eu gostei de Cabaceiras?
Com certeza! Primeiro, porque eu realmente acho que devemos conhecer o nosso Brasil melhor. Há tantos destinos incríveis para visitar em nosso próprio país! Somos realmente abençoados por termos tantas atrações naturais maravilhosas e gente boa demais!
Por exemplo: não tem como ir a Cabaceiras e não passar pela Casa de Zé da Cila, loja de artesanato localizada na praça principal. “Zé da Cila” é o nome artístico de José Nunes, uma figura pitoresca do local. Ele participou como figurante em onze das produções feitas por lá.
Não é raro encontrá-lo vestido como o padre do filme O auto da compadecida, pois ele foi dublê do ator Rogério Cardoso na época da filmagem. Além disso, quando chegamos na loja, o Sr. Zé de Cila fez questão de pôr a batina e improvisar um casamento para nós na porta da venda… foi bem divertido, e, enfim casados!
Onde se hospedar em Cabaceiras – a Roliúde Nordestina
A minha opção de hospedagem é o Hotel Fazenda Pai Mateus – o mesmo lugar onde fica o Lajedo Pai Mateus. Principalmente porque, facilita a ida aos pontos de visita obrigatórios na propriedade, além de ser um local delicioso. Eu adoro a simplicidade dos lugares do campo e do sertão, desta forma, a estadia ficou bem adequada a minha necessidade.
Mas, você pode fazer sua hospedagem na Cidade de Cabaceiras, assim, para fazer a sua hospedagem use o Booking.com.
Alugue o carro na RENTCARS , a melhor opção de aluguel de veículos.
Enfim, compre tudo que precisa para sua viagem na AMAZON.COM
Entretanto, não pense que a road trip termina aqui, leia também os posts abaixo:
Sobretudo, leia os post abaixo, sobre atrações no Brasil
Pipa RN, destino dos sonhos dos brasileiros
Arvorismo e tirolesa em Pipa RN
João Pessoa, saiba o que conhecer
Amei a descrição e as fotos. Me sentir fazendo parte da visgem.
Que ótimo Dete, a ideia é essa. E foi uma delicia conhecer Cabaceiras, a nossa Roliúde Nordestina.
Retificando o nome Cabaceiras
Isso mesmo, Cabaceiras, mas ficou claro para mim. Obrigada.
Excelente matéria sobre a cidade de Cabeceiras, você conseguiu falar da parte histórica e turística de forma clara, resumida e empolgante, nos incentivando a conhecer essas maravilhas do nosso Brasil.
Um lugar bem diferente, no meio do sertão da Paraíba. Adorei conhecer e ainda bem que consegui passar isso para você. Muito obrigada pelo feed back, e caso queira maiores informações, é só perguntar.