Dez atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC

Morro do Careca

Balneário Camboriú é um destino de beleza indescritível. E ainda tem atrações turísticas diversas como belas praias, uma movimentada vida noturna e atrações de aventura. Além disso, é próxima a outros destinos muito visitados no Estado.

Para facilitar a vida do turista que visita Balneário Camboriú, listei as dez atrações imperdíveis na cidade mais visitada do Estado de Santa Catarina.

Enfim, Balneário Camboriú é um destino para todos os públicos. Crianças, idoso, casais, pessoas viajando em grupo, famílias e jovens em busca de diversão encontram o que fazer por lá.

Leia também os demais artigos da nossa road trip em Santa Catarina:

Florianópolis – Conheça a Ilha da Magia de Norte a Sul

Bombinhas e Porto Belo – Destinos imperdíveis

Praia Grande – A cidade dos Canyons

Serra Catarinense – O que conhecer

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú

1- Praia Central

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Praia Central
Praia Central de Balneário Camboriú

É a principal praia da cidade e fica localizada próxima ao centro da cidade. Afinal, é na Praia Central e arredores que estão situados a maioria dos restaurantes, bares, shopping center, lojas, hotéis e atrações da cidade.

Inclusive, o melhor lugar para se hospedar fica dos arredores da Praia Central, pela facilidade de locomoção. Não raro, nos períodos de alta estação, o trânsito da cidade fica caótico. Logo, estar hospedado no centro faz toda a diferença.

Aliás, eu me hospedei e indico o Hotel Gumz, que fica a 70 m da praia central e tem um excelente custo benefício.

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Praia Central
Caminhada na Praia Central

A saber, as principais avenidas de Balneário Camboriú são:

  • Avenida Brasil –  é a maior área de comércio da cidade;
  • Avenida Atlântica – acompanha a orla com um calçadão na beira da praia que tem pista de ciclismo, onde você pode fazer caminhada e ter ideia da atmosfera da cidade;
  • Barra Sul – onde encontramos as marinas, baladas e algumas atrações turísticas como o bondinho do Parque Unipraias, Barco Pirata, Molhe da Barra Sul e Passarela da Barra.

2- Molhe da Barra Sul

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC
Molhe da Barra Sul

O Molhe da Barra Sul fica em frente à Estação Barra Sul do Unipraias.

Em suma, molhe é  uma barreira de pedras na entrada do Rio Camboriú que avança cerca de 400 metros sobre o mar. Além disso, o molhe da Barra Sul possui um calçadão de onde é possível admirar toda a orla da cidade.

Enfim, é um lugar delicioso para passear, relaxar e curtir um lindo visual da cidade. Sobretudo, de lá tive a impressão que estava em Dubai ao olhar para os arranha-céus da cidade.

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC
A saber: Conheça o Molhe da Barra Sul

3 – Passarela estaiada da Barra

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Passarela estaiada da Barra
Balneário Camboriú- Vista da Passarela estaiada da Barra

A Passarela da Barra foi inaugurada em setembro de 2016, tem 190 metros de comprimento e 57 metros de altura.

Além disso, fica localizada no final da  Avenida Normando Tedesco e sobre o Rio Camboriú.  Assim sendo, dá para ver a passarela a partir do Parque Unipraias e da entrada do Passeio do Barco Pirata.

A Passarela Estaiada foi criada para facilitar a vidas dos moradores locais. Desta forma, permite a travessia gratuita sobre o Rio Camboriú, para pedestres e ciclistas, ligando a Barra Sul ao bairro da Lagoa.

Mas a grande atração da Passarela é a vista lá no alto. Assim, você pode observar o contraste entre arranha-céus, áreas de mata e mangues, iates ancorados nas marinas e o pitoresco bairro da Barra, berço de Balneário Camboriú.

Em breve, restaurantes e quiosques deverão se instalar no vão central da Passarela da Barra.

4 – Parque Unipraias em Balneário Camboriú

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Parque Unipraias
Parque Unipraias – foto do google

Quando se pesquisa ou se fala sobre atrações de Balneário Camboriú, a primeira informação que surge é sempre o Parque Unipraias.

Trata-se de um conjunto de atrações distribuídas em três estações, interligadas por 47 bondinhos aéreos. Inclusive, o parque acabou de adquirir novos bondinhos mais modernos e com novo visual.

Assim, descrevo abaixo o percurso percorrido pelo conjunto de bondinhos:

O primeiro bondinho parte do lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada. Em seguida, o bondinho segue descendo até a praia de Laranjeiras.

Enfim, é o único bondinho do mundo a ligar duas praias. E ainda tem vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto.

As estações do bondinho são:

Estação Barra Sul

Essa é a estação de partida, com vista 360 graus. Foi construída em formato de embarcação e possui três pavimentos com lojas, lanchonetes e restaurantes.

Estação Mata Atlântica

Já está na parte alta e de lá se tem melhor vista de Balneário Camboriú, nos seus diversos mirantes. Além disso, lá encontramos as principais atrações do complexo, tais como Fantastic Forest, ZipRider e Youhoo, descritos logo abaixo.

Estação Laranjeiras

É a ultima parada do bondinho, na Praia de Laranjeiras. Enfim, é lá também a chegada dos brinquedos Ziprider e Youhoo.

Acima de tudo, no local tem uma praia, restaurantes, esportes aquáticos e estrutura para o turista passar o dia relaxando por lá.

Atrações principais do Parque Unipraias

Fantastic Forest

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Parque Unipraias
Fantastic Forest – imagem retirada do google

Um mundo secreto em meio à Mata Atlântica. Assim, tudo começa na entrada da atração, numa imensa árvore esculpida. Aliás, lar de um simpático duende, que aparece na janela vez ou outra.

A atração percorre trilhas por vilarejos encantados em meio à mata. Espaço Guardiões da Floresta, Vila dos Duendes, fadas, pontes e poço dos desejos são alguns dos elementos lúdicos que encantam crianças e adultos.

Além disso, tem um trem suspenso a 3 m de altura de onde é possível vislumbrar a floresta e pontos de visitação do parque.

ZipRider

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Parque Unipraias
ZipRider – Imagem do google

É a mais nova atração do Unipraias. Trata-se de uma moderna tirolesa de fabricação americana.

A ZipRider sai do Morro da Aguada, a 240 metros de altura, e termina na Estação Laranjeiras. Logo, são 750 metros de descida radical com muita emoção, e a uma velocidade média de 60 km/h.

Youhoo

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Parque Unipraias
Youhoo – Imagem do google

O Youhoo é um trenó de montanha de fabricação alemã que desce 710 metros com velocidade de até 60 km/h. Tudo isso em meio à Mata Atlântica e com vista para a Praia Central.

Enfim, pura aventura e adrenalina.

Ingressos e funcionamento do Parque Unipraias

Já visitei o Parque Unipraias em duas oportunidade anteriores, mas fiquei frustrada desta vez: a atração estava fechada.

Então, fique atento, consulte o site da atração ao fazer sua programação de visita a Balneário Camboriú e ao Parque Unipraias. Principalmente porque o funcionamento do parque não é regular e pode ser alterado de acordo com a estação do ano.

5- Passeio no Barco Pirata

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú - Barco Pirata
Por certo o Passeio no Barco Pirata em Balneário Camboriú é diversão garantida

Bem próximo da Estação Barra Sul do Unipraias está a saída do passeio do Barco Pirata.

Inicialmente, o Barco Pirata sai da Barra Sul e contorna a Ilha das Cabras, uma pequena ilha localizada em frente à praia central. Em seguida, o barco segue rumo à praia de Laranjeiras. Desta forma, é um passeio para toda família, mas as crianças são as que mais se encantam com o passeio.

6- Cristo Luz em Balneário Camboriú

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú - Cristo Luz
Cristo Luz em Balneário Camboriú

Inaugurado em 4 de outubro de 1977, o monumento Cristo Luz possui 33 metros de altura. Ademais, foi esculpido de forma artesanal. Localizado a 150 metros de altura, o complexo contempla mirantes, Gruta de Nossa Senhora Aparecida, presépio permanente, área gastronômica e loja de souvenir.

Mas o que mais atrai os turistas é a linda vista da cidade, principalmente à noite. Sobretudo porque, cada dia da semana, o Cristo se ilumina com uma cor diferente. Além disso, cada cor possui um significado diferente.

Portanto, para facilitar o acesso ao monumento, há ônibus regulares gratuitos. A linha parte do centro da cidade e vai até a entrada do Cristo. Tais ônibus partem dos seguintes pontos:

Hotel HM Plaza;
Hotel Marimar;
Shopping Atlântico;
Hotel Ilha da Madeira;
Banco Bradesco;
Pé do Morro.
De acordo com o site da atração, o local também tem funcionamento diferenciado a depender da estação do ano. Portanto, consulte o site antes de programar sua visita.

Enfim, novamente, batemos com a cara na porta. Ao chegar lá, a atração estava fechada. Então, mais uma vez, ficamos muito frustrados.

7- Morro do Careca e Voo de Parapente

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú - Mirante do Morro do Careca
Mirante do Morro do Careca – Vista para Itajaí

Esse é um passeio realmente imperdível! Dessa forma, inclua em seu roteiro a subida até o Mirante do Morro do Careca, que fica na divisão de Balneário Camboriú e Itajaí.

Apara acessar o morro, pode-se ir de carro. Lá no topo é onde ficam os mirantes e uma pista para a prática de voo livre. Ou, se preferir, você também chega a pé. Apesar de a subida ser pesadinha, com um pouco de preparo físico dá para subir tranquilamente.

Sem dúvida, a maior atração do Morro do Careca é a vista privilegiada. Ao olhar para a frente, vemos o oceano. Em seguida, olhando para o lado direito, vemos Balneário Camboriú e as praia do Buraco e do Canto. Já ao lado esquerdo, está Itajaí, Praia dos Amores e Praia Brava.

A vista, na verdade, é deslumbrante.! Enfim, eu amo altura e amo vistas do alto, então, sou suspeita para falar.

Há ainda mais uma opção de passeio no Morro do Careca. Mas é para quem gosta de aventura:  voo de parapente. Se Balneário já é linda assim, imagina vista de cima!

Voar de Parapente é uma excelente opção para quem gosta de aventura. Além disso, tem o privilégio de ver a região do alto. Os voos saem do Morro Careca diariamente, desde que as condições climáticas permitam. Atualmente existe uma disputa judicial quanto a esses voos, então consulte antes o funcionamento no telefone abaixo:

Para maiores informações, ligue ou mande uma mensagem por WhatsApp para (47) 991 829 752.

 10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú - Mirante do Morro do Careca
Central de atendimento Voo Livre

8- Deck do Pontal Norte

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Deck da Praia Norte
Deck da Praia Norte

O deck do Pontal Norte começa no canto norte da Praia Central. Em seguida, segue até a Praia do Canto e, por fim, vai até a Praia do Buraco. Ao todo, são 500 metros de passarela de madeira sobre um trecho rochoso. Porém, podendo-se apreciar vistas incríveis da praia central e de muita natureza.

Durante o percurso, há alguns banquinhos para sentar e apreciar a vista de  Balneário Camboriú de um novo ângulo. Além disso, os mirantes convidam para tirar aquela bela foto. Ainda mais, o caminho é todo arborizado e cercado pela Mata Atlântica.

Enfim, o contraste das árvores verdes com os arranha-céus da cidade torna a paisagem perfeita.

A Praia do Canto tem 50 metros de extensão e o acesso é feito exclusivamente pelo deck. Assim, o deck possui escadas que levam à areia. Ainda pouco frequentada e muito conservada, é, enfim, ideal para descansar.

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC
Deck da Praia do Canto

Já a Praia do Buraco é uma praia movimentada e com maior extensão. Durante o verão, ela recebe um número considerável de turistas. Por fim, essa praia possui um mar bem agitado, com boas ondas ideais para a prática do surf.

9- Rodovia Interpraias

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Praia de Laranjeiras
Praia de Laranjeiras

Interpraias é uma rodovia que liga Balneário Camboriú a Itapema, acompanhando o litoral. No percurso, você passa por diversas praias e aprecia belas vistas. Além de beirar as praias, a rodovia sobe e desce montanhas todo o tempo.

A Interpraias começa e termina na BR-101. O acesso para quem vem do Sul, de Itapema, é feito pela saída 136 da BR-101, um pouco antes do túnel do Morro do Boi.

São 14 km de percurso passando por 06 diferentes praias e com alguns mirantes no trajeto. Seguindo a rodovia de Balneário Camboriú a Itapema, a ordem das praias é:

Laranjeiras – É a primeira praia do percurso. Também é a mais conhecida e movimentada, pois é lá que chega o último bondinho do Complexo Unipraias.

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC - Praia de Laranjeiras
Praia de Laranjeiras

Taquarinhas – Não possui qualquer estrutura, portanto, é uma praia mais deserta, de águas cristalina e com o mar mais agitado.

Praia-Taquarinhas-interpraias-Balneario-Camboriu
Praia de Taquarinhas – Rodovia Interpraias

Taquaras –  É uma praia frequentada por pescadores artesanais. Possui uma larga faixa de areia, águas tranquilas, transparentes e profundas. Mas há algumas pousadas, bares e restaurantes, além da colônia de pescadores.

Pinho – A primeira praia de naturismo do Brasil tem acesso restrito aos naturistas e possui um código de conduta para quem a visita.

Praia-do-pinho-interpraias-Balneario-Camboriu
Praia do Pinho – Rodovia Interpraias

Estaleiro – É a praia com maior número de casas de veraneio de Balneário Camboriú. Escondida entre as encostas da Mata Atlântica, é bem preservada, tem um mar de águas azuis e grandes ondas.

Estaleirinho –  É um point gastronômico da Interpraias. Conta com restaurantes e pousadas de luxo, além de ser cercada de mata, o mar é transparente e a praia tem areia branca. Lugar ainda pouco explorado para veraneio.

Itapema em Santa Catarina

Saindo do circuito Interpraias e já que já estávamos chegando a Itapema, optamos por aproveitar a oportunidade para conhecer suas praias e o Mirante do Encanto.

Infelizmente, ao chegarmos ao Mirante, para variar, o mesmo estava fechado. Portanto, entre no site e confira o horário de visitação antes da sua visita.

O Mirante do Encanto é uma torre com vista panorâmica da cidade de Itapema. O Mirante tem elevador panorâmico com vista para o oceano e o visual é fabuloso.

Apesar de o Mirante estar fechado, o local é no alto de um Morro e tem uma linda vista, então, valeu a pena ir até lá.

Vista imperdível do mirante de Itapema
Principalmente a Vista do Mirante de Itapema é imperdível

Após a visita frustrada ao Mirante do Encanto, partimos para retornar a Balneário Camboriú. No entanto, na saída de Itapema, aproveitamos para almoçar no Restaurante Recanto do Fábio. Apesar de não o conhecermos, descobrimos ele através de uma placa de propaganda na beira da estrada.

O  Restaurante Recanto do Fábio, na Praia da Ilhota, foi uma grata surpresa. O lugar é lindo, a comida deliciosa e o preço bom. Além disso, o atendimento é excelente e está localizado numa praia praticamente deserta. Fui, provei, gostei e indico.

A linda Praia da Ilhota em Itapema
De fato, a Praia da Ilhota (Itapema) foi uma linda surpresa
Restaurante do Fabio na Praia Ilhota em Itapema
No momento em que conhecemos o Restaurante Recanto do Fabio – Praia de Ilhota – Itapema, ficamos encantados

10 – Beto Carrero World

Beto Carrero, um dos melhores parques de diversão do Brasil.
Com toda certeza, Beto Carrero é um dos melhores parques de diversão do Brasil.

Embora o Beto Carrero World não esteja localizado em Balneário Camboriú, vale a pena colocar em seu roteiro. Pela proximidade com a cidade (em torno de 39 Km), podemos considerar como uma atração imperdível para quem está hospedado em Balneário Camboriú.

Sem dúvida, atualmente, o Beto Carrero World é o melhor parque de diversões do Brasil e um dos maiores parques multitemáticos do mundo.

O idealizador João Batista Sérgio Murad (conhecido como Beto Carrero) inaugurou o complexo em 28 de dezembro de 1991. O parque ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados. Além disso, o Beto Carrero World é gigantesco e tem como missão transformar sonhos em realidade.

São diversos brinquedos, para todas as idades, de tranquilos a radicais. Há também maravilhosos shows temáticos e exclusivos do parque. Portanto, trata-se de uma área imensa que proporciona diversão para todos. Por certo, um lugar incrível e apaixonante.

Já estive lá algumas vezes. No entanto, por falta de tempo, optei por não revisitar dessa vez para poder fazer um outro roteiro. Mas voltarei em outras oportunidades, pois adoro parque de diversões e o Beto Carrero, para mim, é muito especial.

Desta forma, se você não conhece o parque, indico que inclua no seu Roteiro de Viagem. Vale dizer que você vai precisar de pelo menos um dia inteiro para a visita.

Com o intuito de obter maiores informações, tais como valor do ingresso, horário de funcionamento, transfer e pacotes promocionais, consulte o site.

Outras informações sobre Balneário Camboriú

Onde se hospedar em Balneário Camboriú

Hotel Gumz, um Hotel tradicional em Balneário Camboriú
Sem dúvida o Hotel Gumz é uma boa opção de hospedagem em Balneário Camboriú

Ficamos hospedados em Balneário Camboriú por duas noites. E eu sempre faço minha escolha de hospedagem pensando em primeiro lugar na localização.

Leia o artigo abaixo sobre como escolher a sua hospedagem:

12 Dicas de como escolher a sua hospedagem

Logo, baseados nesse critério, escolhemos o Hotel Gumz para nossa estadia. A saber, o Hotel Gumz é um hotel tradicional da cidade, localizado na Alameda Gumz, a 70 m da Praia Central. Ou seja, tem excelente localização e relação custo benefício.

Balneário Camboriú é uma cidade com muitas atrações turísticas. Dessa forma, 2 noites de hospedagem não foram suficientes para conhecer tudo por lá. Só deu tempo para visitar algumas atrações (as que estavam abertas) e, mesmo assim, fiquei encantada com o lugar.

Portanto, sugiro um tempo mínimo de 3 a 4 dias na cidade para aproveitar com tranquilidade as atrações locais.

Faça aqui a sua reserva Booking.com.

Como se locomover em Balneário Camboriú e arredores

Com certeza, a melhor opção para circular e conhecer as 10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú e arredores, é alugar um carro.

Em suma, eu alugo com a Rentcars. A RENTCARS é um site de cotação de preços, que oferece: Melhor preço garantido, e pagamento em até 12 vezes no cartão Master e Visa e descontos constantes.

Fizemos o nosso roteiro por Santa Catarina de carro, a partir de Florianópolis. Assim, encontramos a melhor opção de aluguel de carro na Rentcars. Em especial, a empresa tem o melhor custo benefício e ainda oferece 5% de desconto no pagamento ON LINE, além de ter muitas promoções.

Já para chegar em Florianópolis comprei a passagem aérea na PASSAGENS PROMO

E contrate o seu Seguro Viagem com a  SEGUROS PROMO

Enfim, compre aqui tudo que você precisa para a sua viagem na AMAZON.COM

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

26 de julho de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

10 Comentários

  1. Maria

    Gostei demais de saber as dez atrações imperdíveis em Balneário Camboriú, certamente vou utilizar suas dicas para quando eu visitar o local. Quero levar meu filho no Beto Carrero, já que dá para aproveitar a proximidade. Valeu pelas dicas

    Responder
    • Norma

      Ah sim. Balneário é uma das portas de entrada de Beto Carrero, precisa ir mesmo, levar o filho e curtir toda a região que é muito linda.

      Responder
  2. Sil Mendes

    Muito bacana seu post! Adorei descobrir as dez atrações imperdíveis em Balneário Camboriú. Com certeza já vou colocar todas no meu roteiro, pois pretendo fazer essa viagem em breve. Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Norma

      Vai conhecer Balneário Camboriú sim. A região é linda, você vai adorar. E se precisar de maiores informações, é só perguntar.

      Responder
  3. Deyse

    Amoooo Santa Catarina e adorei conhecer (de passagem) Balneário do Camboriú. Eu adorei conhecer aqui as 10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú que terei que desfrutar em minha volta!

    Responder
    • Norma

      Eita Deyse, não dá para conhecer Balnéario Camboriú de passagem, tendo em vista que tem muito coisa legar para ver. Tenta voltar lá mesmo. Vale á pena.

      Responder
  4. Cintia Grininger

    Conheci rapidamente Balneário Camboriú, fui no Unipraias e conheci a orla da praia, mas voltaria com certeza para conhecer o restante das atrações, é uma cidade linda!

    Responder
    • Norma

      E tem muita mais para conhecer Cintia. Se tiver oportunidade, fica mais tempo.

      Responder
  5. CINTIA VAZ

    Meu Deus Norma! Eu não fazia idéia que tinha tantas coisas legais pra conhecer no Balneário Camburiu! Fiquei encantada com esse Encanted Forest! Nunca tinha ouvido falar r fiquei louca para conhecer, junto com o Beto Carreiro que eu ainda não conheço.. Obrigada pelas dicas!

    Responder
    • Norma

      Balneário tem muitas atrações incríveis mesmo. E o legal é que o acesso é super fácil. Precisa conhecer mesmo, vai gostar.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.