Rapel na Cachoeira do Buracão

}
Leia em: 6 min

1 set, 2022

O rapel na Cachoeira do Buracão é muito especial, principalmente pela possibilidade de visualizar uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada de um ângulo único

O rapel na Cachoeira do Buracão é muito especial, principalmente pela possibilidade de visualizar uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada de um ângulo único. Único sim, pois apenas quem faz o rapel consegue ver a queda de cima e acompanhar até o momento que a água chega ao poço. Enfim, espetacular.

Cachoeira do Buracão, a mais bonita da Chapada Diamantina

Mas vamos contar da Cachoeira do Buracão. Para mim, a mais bonita cachoeira da Chapada Diamantina. Além de tudo, com acesso fácil e dentro de um parque protegido.

Leia mais sobre ela aqui:

Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara Ba

Por fim, eu já estive na Cachoeira do Buracão por quatro vezes, mas foi somente na última vez que um conjunto de fatores permitiram que eu fizesse o rapel, apesar de sempre ter desejado. E é claro, que um momento tão único e especial precisava ser relatado para vocês com detalhes.

Mas temos que contar também sobre o município de Ibicoara, onde fica a Cachoeira do Buracão.

E para obter informações ou contratar os serviços com a Norma, clique aqui.

Ibicoara e a Cachoeira do Buracão

Mirante-Capao-Redondo-Ibicoara-Ba

E, começando do início…kkk, a Cachoeira do Buracão fica no município de Ibicoara. Vale ressaltar, que além dessa atração tem outras que valem a visita. Confira abaixo:

Ibicoara Ba e a Cachoeira do Buracão

Minha experiência no Rapel na Cachoeira do Buracão

O rapel na Cachoeira do Buracão é muito especial, principalmente pela possibilidade de visualizar uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada de um ângulo único
Minha experiência no rapel da Cachoeira do Buracão

Se você leu o post sobre a Cachoeira do Buracão, já saber como chegar até lá, né. Então vamos ao rapel.

Assim, depois de fazer toda a trilha em direção da Cachoeira do Buracão, logo na chegada você irá ver, a sua esquerda, a estrutura do rapel. E vamos ao relato da nossa experiência.

Como contei acima, essa era a minha quarta vez na Cachoeira do Buracão. No entanto, apenas uma das vezes que estive lá estava ocorrendo o rapel, e eu só percebi quando já estava embaixo.

Entretanto, para descer o rapel, a estrutura é logo na chegada, ou seja, eu precisava voltar tudo, assim, acabei desistindo.

Desta forma, ao chegar e ver a estrutura do rapel no local, a minha decisão foi imediata: Eu vou.

Vale lembrar, que a cachoeira tem 85 metros de queda mas a descida do rapel é um desafio maior: Descer 100 metros de altura pendurado numa corda…kkkk (preso, na verdade).

O rapel na Cachoeira do Buracão é muito especial, principalmente pela possibilidade de visualizar uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada de um ângulo único
Cachoeira do Buracão – 70 metros de altura

A estrutura e segurança do rapel

Claro que o principal cuidado ao se fazer qualquer atividade de aventura, é ficar atento aos procedimentos de segurança. Daí procuro logo me informar. No caso do rapel na Cachoeira do Buracão, a pessoa fica presa em duas cordas. A principal, onde você vai descer e uma segunda, que é de segurança onde os monitores podem controlar a sua descida , ou lhe resgatar em caso de emergência. Vale ressaltar que esse relato não é técnico, é apenas o meu entendimento e minha observação.

Para saber tudo sobre a parte técnica e sobre o rapel, acompanha o Instagram @ibicoara.aventura.

Então, logo que cheguei, me inscrevi para descer e fiquei aguardando numa fila. Dei sorte que no dia estava tranquilo. A dica é, se você quer muito fazer o rapel, faça a sua reserva com antecedência.

Aguardei em torno de 30 minutos, e enquanto isso, fiquei atenta a todos os procedimentos efetuados com os outros turistas aventureiros que estavam na minha frente.

Assim, cada pessoa que desce é orientada, testa o equipamento, usa equipamentos de segurança como capacete e não leva nada na mão (nem celular viu). Sua mochila ou material é entregue de volta a você no retorno da sua visita na Cachoeira. Ou ainda, caso você esteja acompanhada de guia, ou alguém que não vá fazer o rapel, peça para levar o seu material.

Ao observar o trabalho dos instrutores do rapel, já fiquei mais tranquila e me senti segura. Mas vale informar que eu curto demais altura e gosto de me aventurar.

Vale ressaltar que quem opera o rapel na Cachoeira do Buracão é a @ibicoara.aventura. Para informações e agendamento, mantenha contato com eles.

A minha preparação para a descida no Rapel no Buracão

Logo que chegou a minha vez, conversei muito com o instrutor Alan, ele explica tudo e tira dúvidas. Esclarece o manuseio do equipamento e você tem a opção de descer sozinho (com o controle total do equipamento) ou deixar que a descida seja controlada pelo instrutor (de cima). Ou seja, o instrutor não irá descer ao seu lado. Mas pode acontecer você descer de dupla (outro turista), a estrutura do rapel permite descer duas pessoas ao mesmo tempo.

É claro que escolhi descer com o total controle do equipamento, pois gosto de adrenalina. No entanto, o instrutor pode tomar o controle a qualquer momento, caso haja qualquer necessidade, ou você mude de ideia. Isso torna a descida bem mais tranquila.

E com certeza, o maior desafio é o controle da corda na sua mão, ao mesmo tempo que você percebe a altura que esta pendurado. Enfim, não é uma aventura para todos, é para os fortes…kkk

A descida é espetacular… e assustadora

Tudo pronto, treinamento ok, equipamento ok, agora é partir para a descida. Enfim, é se entregar ao momento e curtir a emoção. Optei por descer devagar e curtir cada momento da trajetória. Observar a cachoeira, e esquecer a altura. Sobretudo curtir cada etapa.

E não se preocupe que você terá registros fotográficos impressionantes, que são feitos por uma pessoa da equipe da Ibicoara Aventura. Um instrutor desce o paredão pelas rochas e fotografa todos os momentos, só resta você aproveitar e fazer muitas poses e travessuras.

Na chegada embaixo, outra pessoa da equipe, estará te esperando para te ajudar a tirar o equipamento, te entregar o seu colete salva vidas, finalizar o rapel. O meu guia também estava lá para me receber.

Enfim, foi incrível e valeu demais a pena.

Ademais, depois disso é só continuar aproveitando as belezas da Cachoeira do Buracão.

Sobretudo, quer conhecer a Chapada Diamantina

Fale comigo, providencio tudo para você.

Mas se quer auto atendimento, usa os links abaixo e me ajuda a manter o blog funcionando.

Em primeiro lugar, hospedagem é com a Booking.com.

E se vamos ter emoção, que tal fazer o seu seguro viagem? Faça aqui sua cotação com a Vital Card.

Ademais, alugue seu carro aqui, com a AgentsCars, faça aqui a sua cotação:

Seus passeios na Chapada faça com a Easy Travel Shop.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

10 Comentários

  1. Angela Martins

    Nossa! Deve ser emocionante fazer esse rapel na Cachoeira do Buracão. Que visual incrível!

    Responder
    • Norma

      É mesmo muito especial.

      Responder
  2. CINTIA VAZ

    Norma que legal! Amei esse post sobre Rapel na Cachoeira do Buraco. Eu Já fiz Tirolesa mas nunca tive coragem de fazer rapel. Suas fotos ficarão incríveis! Parabéns pelo post e pela experiência.

    Responder
    • Norma

      É muito bom Cintia. Vale a pena.

      Responder
  3. Olivia

    Esse destino está na minha lista de desejos e inclusive o rapel na Cachoeira do Buracão.
    Adorei seu post e já salvei para me ajudar a planejar minha viagem.
    Beijos

    Responder
    • Norma

      Valeu. Salva mesmo e vai conhecer que vai amar.

      Responder
  4. Mariana Bueno

    Que experiência incrível esse rapel na Cachoeira do Buracão. Eu não sou de muitas aventuras, mas, pelo visual, deve valer muito a pena. Adorei as fotos!

    Responder
    • Norma

      Vale a pena sim. Obrigada.

      Responder
  5. Deyse

    Norma do céu. Como você é corajosa!!! Um dia vou fazer isso e serei corajosa como você. Estou encantada com suas fotos fazendo Rapel na Cachoeira do Buracão. Amei a dica.

    Responder
    • Norma

      Oi Deyse, adoro aventura e altura. E esse rapel, especialmente, foi bom demais. Obrigada.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *