Comidas de festa junina e as delícias do meu Nordeste

Conheça a comida de festa junina no Nordeste

As comidas de festa junina fazem parte da tradição do Nordeste brasileiro. Por um lado, nós comemoramos os dias de três santos católicos em junho: Antônio, João e Pedro. Por outro, comemos e bebemos do bom e do melhor no sexto mês do ano!

Conheça a comida de festa junina no Nordeste
Santos Juninos – Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo

Assim como a comida baiana – já falei sobre isso nesse post -, a comida junina acaba incorporando nossas várias influências. Afinal, nativos, africanos e portugueses estão na base da nossa formação enquanto povo!

Agora, tudo, por certo, ao som de muito forró, seja xaxado ou baião! Pois somos tão conhecidos pela nossa culinária, como por nossas festas.

Um pouco da história das comidas de festa junina

Importamos essa tradição de festejar os santos do mês de junho da Europa. Em Portugal, por exemplo, os agricultores celebravam a colheita de trigo entre os meses de junho e setembro – ou seja, verão.

No entanto, com a colonização, nós tivemos que… adaptar um pouco. Como não tínhamos produção forte de trigo na época da colonização, o milho acabou levando a melhor e ganhando o papel de destaque.

Por isso, não se espante se este grão aparecer com frequência nas receitas! Além do milho cozido e da pipoca, entre as comidas de festa junina, temos ainda bolo de milho, pamonha, cuscuz, canjica e mingau. kkkkk

Mas a verdade é que diferentes culturas do hemisfério norte têm celebrado durante o mês de junho muito antes de o cristianismo surgir. Ascender fogueiras, por exemplo, é uma das formas de comemorar o solstício de verão.

Os cristãos, no entanto, associam a celebração ao nascimento de São João Batista, pois ele teria nascido seis meses antes de Jesus. Porém, sem dúvida que incrementamos a festa por aqui!

Conheça a comida de festa junina no Nordeste
São João Batista

Vamos ao que interessa: comidas de festa junina

Amendoim cozido e torrado

O amendoim tem origem aqui mesmo na América do Sul. Além disso, é uma das estrelas na mesa junina, assim como o milho. Em especial, na versão cozida com sal, que é amplamente consumida. Tem gente até que parece uma máquina de abrir e comer esse petisco! kkkkk.

No entanto, tem também a versão de amendoim assado ou torrado.

Além disso, a leguminosa também aparece em outras versões, como paçoquinha e pé-de-moleque – ambas doces. Sem contar o caruru, vatapá e outras delícias baianas.

Bolos

Nada de bolos elaborados, pois os consumidos nos festejos juninos são os mais simples possível. Claro, o bolo de milho não pode faltar, bem como o de mandioca, tapioca, aipim e fubá. Laranja, coco e doce de leite são invariavelmente convidados para fazer parte da festa.

E tenho uma dica realmente importante para dar: todos eles ficam uma delícia acompanhados por um cafezinho coado na hora!

Canjica

Aqui podemos ter alguma confusão. Enquanto chamamos de “canjica” no Nordeste, o povo do Sudeste conhece como “canjiquinha”. Porque, para eles, “canjica” é o que conhecemos como “mugunzá”, feito com milho branco. E a iguaria ainda recebe os nomes de “curau” e “jimbelê” em outras partes do Brasil.

Diferenças à parte, o que importa é que há poucas variações na receita de origem africana. Sem dúvida que o milho verde está presente, assim como a canela em pó polvilhada por cima!

Cuscuz

Conheça a comida de festa junina no Nordeste
E que tal comer cuscuz acompanhado de um cafezinho?

Originalmente, o cuscuz é preparado com trigo, principalmente, na África Setentrional – e não é só no Marrocos, como faz crer o “cuscuz marroquino”! No entanto, por aqui, o milho conquistou lugar de destaque e fez tanto sucesso que agradou o paladar de norte a sul.

É bem verdade que o cuscuz paulista acaba se diferenciando bastante do nosso, por conta dos ingredientes a mais que leva. Já o nordestino é mais básico: flocão de milho, água para hidratar e um pouco de sal – há quem ainda acrescente um pouco de açúcar.

Então, basta levar a panela ao vapor ou ao micro-ondas e se deliciar! Há quem prefira com leite de coco ou de vaca, com algum queijo como o coalho ou só com manteiga mesmo. O importante é experimentar e descobrir o jeito como você mais gosta.

Milho verde

Conheça a comida de festa junina no Nordeste
Milho verde cozido: uma delicia

Então, já deu para entender que o milho verde é muito importante para os festejos juninos, certo? Tudo porque ele é o grão mais abundante no Nordeste no mês.

Assim, segundo a tradição, planta-se na semana de São José, no mês de março, para colher em junho. E reza a lenda que, se chover no dia do santo, a colheita está garantida.

Conheça a comida de festa junina no Nordeste

O milho também é bem versátil para aparecer em receitas diferentes. Mas faz igualmente sucesso se aparecer desacompanhado, seja cozido ou assado na fogueira.

Pamonha

Tudo indica que herdamos a pamonha dos primeiros habitantes do Brasil, os povos indígenas. No entanto, o quitute passou por alguns aprimoramentos conforme portugueses e africanos se envolveram em seu preparo.

Conheça a comida de festa junina no Nordeste

Aqui no Nordeste, não temos a versão salgada da pamonha, nem mesmo com recheios como carnes e embutidos. Apenas adicionamos leite de coco, sal e açúcar, manteiga, canela e erva-doce ao milho verde ralado. Para cozinhar, a massa é acomodada em tubos feitos com a palha do próprio milho.

E aí só comendo para saber como é bom!

Pipoca

Conheça a comida de festa junina no Nordeste

Pipoca não é só para assistir a filmes não, viu?!? kkkkk

Essa é mais uma daquelas contribuições indígenas para a nossa alimentação. E, também, presença indispensável no São João, acompanhada de sal e manteiga. Seja em quermesse ou carrinho de pipoca, o fato é que ela não pode faltar!

E também tem bebida junina: Licor

Conheça a comida de festa junina no Nordeste
E também temos bebida junina: Licor

Por mais que a cerveja seja bem consumida no São João, um bom licor tem o seu lugar. E, por esse motivo, o encontramos não apenas em bares e restaurantes no mês de junho, mas também em salões de beleza e até em algumas clínicas.

Em geral, a tradição de fabricar licor, bebida feita primordialmente com aguardente e extrato de frutas, passa de geração em geração. Mas vai ganhando toques de modernidade. O tradicional licor de jenipapo, por exemplo, disputa mercado agora com sabores como chocolate, café e maracujá cremoso – que contam com a adição de leite condensado.

Só digo uma coisa e mais nada: se tiver a oportunidade de beber licor, aproveite! Apenas não se deixe enganar pelo sabor doce da bebida, porque seu teor alcóolico é alto!

Ai que saudade que eu sinto…

Conheça a comida de festa junina no Nordeste
Acima de tudo, as brincadeiras na fogueira são inesquecíveis

Por conta da pandemia de covid-19, não teremos os tradicionais festejos de São João no Nordeste. Por isso, mais do que nunca, estou cantarolando a música do saudoso Luiz Gonzaga:

Ai que saudades que eu sinto
Das noites de São João
Das noites tão brasileiras nas fogueiras
Sob o luar do sertão…

Luiz Gonzaga
Conheça a comida de festa junina no Nordeste

Mas não sou de me entregar ao choro! Se não podemos festejar, entendo e respeito. Depois, isso vai passar. Vou é relembrar os bons momentos me deliciando com comida junina!

Mas, tenho que confessar: as saudades são muitas, da comida, da fogueira e de um forrozinho…

Sobretudo, sinto falta da festa em família. Principalmente porque essa é uma festa em que, tradicionalmente, as famílias e amigos se reúnem para comemorar e se divertir muito juntos.

E já que estamos falando sobre festas tradicionais, confira esses posts sobre outras celebrações:

10 cidades para aproveitar o Natal pelo mundo

Dia dos namorados: Saiba como tudo começou

Restaurantes em Salvador para curtir o Dia dos Namorados

E você, quer conhecer os festejos no Nordeste?

Quando a pandemia passar, venha conhecer os festejos no Nordeste. Em especial, venha conhecer as comidas de festa junina, nossas tradições, música e alegria.

Assim, encontre a sua passagem na Passagens Promo. E lembre-se sempre que a hospedagem é com a Booking.com e com a El Quarto.

Sobretudo, alugue o seu carro com a Rentcars. Além de comprar tudo o que você precisa para a sua viagem na Amazon.

Por fim, compre suas malas na Le Postiche e aproveite que tem promoção.

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

20 de junho de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

29 Comentários

  1. Nathalia geromel

    Falou com comidas de festa junina, eu só consigo pensar nas delicias que são feitas de milho KKKKKK Pamonha, milho verde, hmmmmmm já deu água na boca

    Responder
  2. Deyse

    Mas que post mais delicioso e convidativo!!!! Comidas de festa junina eu já amo, e ainda complementadas por todas as delícias que só tem no Nordeste, que especial!! Gostei de saber a diferença entre canjica, canjiquinha e mugunzá, para quem é do nordeste x sudeste! Amei!

    Responder
    • Norma

      Obrigada pelo carinho Deyse. Que bom que gostou.

      Responder
    • MOISES BATISTA DA COSTA

      Eu adoro todas as comidas da festa junina menos alcoólicas. Infelizmente já faz um tempinho que a gente não pode ir na festa junina mas ano que vem Será diferente. Bjos

      Responder
      • Norma

        Se Deus quiser, ano que vem tudo volta ao normal.

        Responder
  3. roberto caravieri

    Acho que morando aqui longe, fora do Brasil a coisa que momidas de festa juninaais sinbto falta são as comidas de festa junina! Eu já passei uma vez o mês de junho no nordeste e experimentei essas delícias. Que saudades da comida do Brasil. Adorei, valeu por compartilhar!

    Responder
    • Norma

      Eita Roberto, deve fazer uma falta danada a comida dos brasileira e em especial, a comida de festa junina. Obrigada a você.

      Responder
  4. elizabeth

    Esse seu artigo me deu muita água na boca! Meu sonho é passar as festas juninas no nordeste! O São João é o mais animado do Brasil! Quero muito viver essa experiência. Adorei!

    Responder
    • Norma

      Tomara que tenha oportunidade Elizabeth, vai adorar.

      Responder
  5. Aline Pires

    Norma que maldade.. brincadeirinha! Muita saudade de poder curtir uma festa junina com todas as suas delícias, cores na decoração e todas as músicas.

    Responder
    • Norma

      Bom demais né Aline. Que bom que te trouxe boas memórias.

      Responder
  6. Fabíola

    Eita que a saudade apertou! Só quem é nordestino sabe a falta que o São João tá fazendo. O jeito é encomendar as comidas de festa junina e arrastar o pé em casa né?

    Responder
    • Norma

      Com certeza Fabíola, aproveita como pode.

      Responder
  7. Sylvia Leite

    Delícia de postagem. Adoro todas as comidas de festa junina, principalmente a canjica que no Sudesta chamam de curau.

    Responder
    • Norma

      Também gosto muito de canjica, e o nome de curau eu não me lembrava…

      Responder
  8. Sabrina Albuquerque

    Melhor coisa dessa época do ano são as comidas de festa junina: milho, canjica, pamonha, amendoim … São tantas as opções que engordei uns dois quilos só de pensar.

    Responder
    • Norma

      É bom demais mesmo Sabrina. Ainda bem que nos sobrou essa alternativa.

      Responder
  9. Olivia

    Eu sou uma carioca que ama o nordeste, ama festa junina, sou forrozeira e comida de festa junina então, nem se fala. Não vejo a hora disso tudo passar e poder dançar um forrozinho.
    Esse post deu água na boca.
    beijos

    Responder
    • Norma

      Eu também adoro Olivia. Um forrozinho é bom demais mesmo. Que legar que gostou.

      Responder
  10. Hebe C

    Esse post com as delicias das comidas de festa junina, está de dar água na boca. Eu amo a culinária do nordeste, mas essas que você citou aqui são simplesmente maravilhosas

    Responder
    • Norma

      Tanta coisa gostosa né. Maravilhoso.

      Responder
  11. CINTIA C.

    Ahh eu amo as comidas de festa junina e as delícias do seu Nordeste. Sempre tive vontade de participar de uma festa junina “de verdade”. Aqui nos sul são bem fajutas kkk mas mesmo assim marcaram a minha infância!

    Responder
    • Norma

      Precisa mesmo conhecer a festa típica Cintia, e o melhor lugar é no Nordeste.

      Responder
  12. Ângela Martins

    Eu amo Festa Junina! As comidas são sensacionais! Está na minha lista de desejos conhecer essa festa no Nordeste! Ótimo post!

    Responder
    • Norma

      Vem mesmo Ângela, vai adorar.

      Responder
  13. Lilian Azevedo

    Adoro comidas de festa junina, brincadeiras, música e dançar quadrilha. Li seu post salivando só de lembrar do gostinho de canjica, paçoca e outras delícias. Se acrescentar leite de côco aí não tem pra ninguém.

    Responder
    • Norma

      Verdade Lilian. Tudo delicioso mesmo.

      Responder
  14. Cintia Vaz

    Norma, esse seu post me deu muita fome!! Eu sabia que a gesta Junina era herança Europeia e que em Portugal tem uma bem parecida com a Nossa, mas nossa, arroz doce, canjica, pamonha, pipoca, bolo de milho, amendoim.. Faltou a inesquecivel e divina paçoca na tua lista hehehe. Meu Deus e eu de dieta… vou sonhar com festa junina e as delicias do Nordeste a noite inteira hahahaha

    Responder
    • Norma

      Verdade Cintia, faltou mesmo a paçoca, são tantas delicias que acabei esquecendo.. Mas valeu a lembrança.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.