A cidade de Ibicoara Ba está localizada a 459 km da capital Salvador, na famosa região da Chapada Diamantina.
Principalmente, suas atrações de natureza estão entre as mais bonitas da Chapada.
Apesar disso, muita gente nunca ouviu falar da cidade. E mais, algumas pessoas acreditam que suas atrações fazem parte de outras cidades mais famosas e conhecidas na região, tais como: Lençóis, Mucugê e Vale do Capão.
E aproveite para contratar aqui os seus passeios para essa região.
Neste texto vou destacar as atrações de Ibicoara Ba. Entretanto, leia abaixo muito mais da Chapada Diamantina Ba:
Lençóis Bahia: destaque na Chapada Diamantina
Mucugê Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Vale do Capão Chapada Diamantina, um paraíso escondido
Morro do Chapéu: tesouro da Chapada Diamantina
E vamos as atrações de Ibicoara Ba.
- Principais atrações de Ibicoara Ba
- 1- A principal atração de Ibicoara: Cachoeira do Buracão
- 2- Rapel na Cachoeira do Buracão
- 2- Vale do Baixão de Ibicoara
- 3- Uma das mais belas da Chapada: Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara
- 4- Cachoeira do Licuri
- 5- Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara Ba
- 6- Cachoeira do Rio Preto em Ibicoara Ba
- 7- Cachoeira do Penedo
- 8- Roteiro cultural em Ibicoara Ba
- O que levar nas trilhas de Ibicoara na Chapada Diamantina
- Sobretudo, onde se hospedar em Ibicoara Ba
Principais atrações de Ibicoara Ba
Claro que Ibicoara é conhecida por ter no seu município uma das cachoeira mais bonitas e visitadas da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buração.
Sobretudo, não poderíamos deixar de destacar essa atração, e ela está na nossa lista em primeiro lugar. Mas vale ressaltar, que o munícipio de Ibicoara tem muito mais para mostrar. Logo, acompanha aqui outras belas atrações da região que justifica você se hospedar por lá e explorar mais as belezas do lugar.
Já que você viajou até Ibicoara, é melhor aproveitar tudo o que a terra tem para oferecer de bom, não é mesmo? Então vamos lá:
Alugue aqui o seu carro para chegar em Ibicoara Ba:
1- A principal atração de Ibicoara: Cachoeira do Buracão
Sobretudo, essa é a atração mais conhecida de Ibicoara e uma das mais belas da Chapada Diamantina.
Desta forma, temos um post lindo, detalhando tudo sobre ela. Leia abaixo:
Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara (BA)
2- Rapel na Cachoeira do Buracão
Uma aventura especial e inesquecível. Leia o relato completo abaixo:
2- Vale do Baixão de Ibicoara
O Vale do Baixão fica na área rural de Ibicoara (30 Km de estrada de terra). No entanto, deve ser considerado para o seu roteiro porque de lá é possível iniciar a trilha para outras atrações tais como: Cachoeiras da Fumacinha (trilha por cima), do Penedo e Véu de Noiva. E, para quem realmente gosta da natureza, vale a pena simplesmente por estar em contato com o verde e perto da água!
3- Uma das mais belas da Chapada: Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara
Essa cachoeira está na minha lista de pendências na Chapada, dizem que é para os fortes, então, estou dentro…kkk
Considerada uma das mais belas da Chapada, junto com o Buracão, mas com uma diferença: as trilhas para chegar até lá são de grande dificuldade e se constituem um desafio.
Mas justifica. Porque você sabe a definição de “espetáculo da natureza”? Acho que Fumacinha pode entrar no dicionário assim! São 290 metros de altura e você pode conhecer a cachoeira tanto por baixo como por cima. Principalmente, com a vantagem de poder observar melhor o cânion de diferentes pontos!
Na cachoeira da Fumacinha, não é obrigatório a utilização de guia e não tem taxa de acesso. No entanto, sugiro a contratação de guia, visto a dificuldade da trilha. Principalmente na trilha por baixo, já que a maior parte do percurso é feita subindo o leito do rio Riachão, com pedras escorregadias e, em alguns pontos, precisa cruzar o rio para a outra margem ou fazer escalada em pedras. E outra coisa muito importante é saber como está a quantidade de água do rio e bem como a correnteza. E, se necessário, alterar o percurso ou até mesmo cancelar o passeio, principalmente em períodos de muita chuva.
Não esqueça: é Fundamental contratar um guia da região para as duas trilhas. Eu recomendo a Acvib – Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara.
Veja abaixo a diferença das trilhas por cima e por baixo.
A trilha para chegar a Cachoeira da Fumacinha por cima
A trilha por cima é bem mais tranquila do que a por baixo, mas não pense que é fácil! Pelo contrário, pois tem uma caminhada de 16 km (ida e volta), seguido pelo alto do Chapadão (4h ida e volta). Assim, o percurso tem subidas e descidas moderadas, alguns riachos pelo caminho e o percurso fica mais difícil no fim da trilha. No entanto, o esforço é compensado pela vista incrível da região conhecida como Gerais do Machombongo.
Próximo a um dos mirantes há uma fenda que dá acesso à parte de baixo da cachoeira. Entretanto, a descida é de elevado grau de dificuldade. Desta forma, não é recomendada fazer sozinho e, por isso, mais uma vez, sugiro contratar um guia da região. Atenção ao trecho final da trilha, pois há algumas fendas (inclusive aquela que leva à parte de baixo do cânion) e precipícios.
Enfim, o ponto final da caminhada são dois mirantes para o cânion onde encontra-se a Cachoeira da Fumacinha e de onde se tem a vista impressionante da cachoeira e do cânion onde ela se encontra.
Vale ressaltar que o início da trilha por cima encontra-se no distrito de Cascavel, no povoado de Campo Alegre, distante de Ibicoara em torno de 30 km e a 55 km de Mucugê.
A trilha para chegar a Cachoeira da Fumacinha por baixo
A trilha por baixo é de dificuldade alta, logo, não é para todos os visitantes e não pode ser feita em todos os períodos do ano. É necessário preparo físico, habilidade para pular pedras e muita disposição para transpor os 18 km de trilha — ida e volta — a partir do povoado do Baixão.
Fazer a Fumacinha por baixo é bem mais difícil se comparado ao trajeto para vê-la por cima, que tem 16 km — ida e volta. A trilha, por baixo, leva em média, 4h por trecho. Já por cima, o tempo é reduzido pela metade. Como já disse acima, o início da trilha por baixo está a 34 km de Ibicoara, no povoado de Baixão.
Bom, a trilha para chegar a Fumacinha por baixo envolve uma caminhada por várias horas e grau de dificuldade alto. Assim, a trilha segue o leito do rio Riachão, passando por rochas escorregadias, atravessando o rio sobre as pedras em alguns pontos. No entanto, tem compensação, pois o trajeto é feito dentro de um cânion maravilhoso. E ainda, no decorrer da trilha, você irá passar por diversos poços, cachoeiras e espelhos d’água que ajudam a descansar e relaxar para seguir a caminhada. Além disso, todo o caminho é de uma beleza impressionante.
Mas o que mais se destaca mesmo é a chegada à Cachoeira da Fumacinha e o que a faz disputar com a Cachoeira do Buracão o titulo de mais bonita da Chapada – quiçá uma das mais bonitas do Brasil! Vale ressaltar que, na chegada, há mais um desafio: uma escalada pelas pedras para enfim avistar a Fumacinha.
Um lugar mágico – assim que pode ser descrito o poço de águas escuras e com espuma brancas, cercado de paredões rochosos de cor branca, a Cachoeira da Fumacinha.
Enfim, a Cachoeira da Fumacinha
E aí, surge uma imagem absolutamente inesquecível: são cerca de 500 m de profundidade e os paredões rochosos têm uns 300 m de altura. A água cai de uma altura de 100 m, de um cânion lateral. As paredes são recobertas de musgos e líquens. A temperatura do poço é bem fria, mas vale o banho delicioso. Um lugar único e difícil de descrever e onde é impossível não se emocionar e agradecer à natureza por tanta perfeição.
E ainda, em algumas épocas do ano, às 12 horas, os raios de sol entram pela única fresta no topo da Cachoeira e produz um brilho no salão deslumbrante e inesquecível.
4- Cachoeira do Licuri
Esta é a única cachoeira da região que não precisa de guia para ser visitada. Com cerca de 73 metros de altura, pode-se chegar até ela por cima (e aproveitar a vista de um mirante) ou por baixo.
Distante 10 km de Ibicoara (em torno de 30 minutos), na região do Vale do Campo Redondo, a cachoeira do Licuri ou Cachoeira do Firmino é mais uma das belas cachoeiras da Chapada Diamantina. A caminhada até a cachoeira do Licuri dura cerca de 25 minutos (ida e volta), numa trilha de dificuldade médio-leve. Nesse trajeto, a parte mais difícil é a decida e subida ao lado da cachoeira num desnível de 80 m. Essa cachoeira também posse ser visitada por baixo ou apenas apreciá-la de um mirante na parte de cima.
Entretanto, depois da visita a Cachoeira do Licuri, o passeio pode continuar para vislumbrar belas paisagens, outras cachoeiras e poços para banho. Ainda mais, a trilha seguindo o Rio Santo Antônio passa pelo Poço Dona Rosa, Cachoeiras da Escadinha e Cachoeira das Raízes. E, seguindo mais você pode continuar o o passeio até a comunidade da Raposa para visitar o paredão de pinturas rupestres no município de Iramaia.
5- Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara Ba
A trilha que leva à Cachoeira Véu de Noiva se inicia no Baixão, município de Ibicoara, e o início da trilha é o mesmo da Cachoeira da Fumacinha (por baixo). No entanto, a trilha muda em uma bifurcação seguindo num sentido diferente da Fumacinha. Assim, no total são 8 km (ida e volta) de caminhada margeando o Rio Riachão até as primeiras cascatas da Véu de Noiva. No caminho, passamos pelo Lago do Baixão, cachoeiras, cânions e lagos deliciosos.
Já a Cachoeira Véu de Noiva tem 30 metros de altura e um poço maravilhoso que segue o curso do cânion e pode ser visitada em qualquer época do ano. Com paredes de 30 metros, para os aventureiros é possível subir os paredões da cachoeira e, logo depois, tem um lindo cânion onde se pode caminhar, conhecer outras quedas, nadar e curtir o local. Ademais, esse cânion é parecido com o cânion da Cachoeira do Buracão.
A Cachoeira Véu de Noiva é pouco visitada e é uma excelente opção para quem busca o contato com a natureza, o relaxamento e a tranquilidade. Para chegar até a entrada da trilha, que é de grau de dificuldade leve a moderado, são 30 km a partir de Ibicoara.
6- Cachoeira do Rio Preto em Ibicoara Ba
A Cachoeira do Rio Preto tem 50 metros de altura e um poço maravilhoso para banho. Fica localizada no final do Vale do Ribeirão, na Serra do Sincorá em Ibicoara. Logo, a caminhada pelo vale até o local dura cerca de 1h30.
Para chegar até a Cachoeira do Rio Preto, a caminhada começa na própria cidade, precisamente na rua que leva em direção à UPA, e segue durante 1h30 pelo vale do Ribeirão, numa trilha de grau médio. A trilha segue em mata fechada passando pelo leito do rio, desta forma, aconselho sempre contratar um guia local.
Para os mais aventureiros, após a visita à Cachoeira do Rio Preto, pode continuar a trilha e visitar as outras duas cachoeiras que ficam na parte de cima. Além disso, nesse percurso há diversos mirantes com visuais inesquecíveis formados por vales, serras e vegetação nativas.
7- Cachoeira do Penedo
Também conhecida como Cachoeira do Morro do Chapéu, essa é uma das cachoeiras mais isoladas da Chapada Diamantina.
Apesar de pouco conhecida, tem cerca de 130 metros de altura e poço maravilhoso para se banhar. Além disso, está encravada no final de um canyon com mais de 200m de altura. A trilha é de nível médio a difícil e precisa de uma pernoite na Toca do Vaqueiro.
A Toca do Vaqueiro foi construída por vaqueiros que tomavam conta do gado na invernada. A toca foi feita na pedra e é fechada com tijolos, janelas e uma porta. Tem uma cozinha externa com um fogão à lenha de pedras. Tudo muito simples e integrado com a natureza.
Caso opte por fazer a cachoeira sem o pernoite, tem que ter o cuidado de começar muito cedo para não correr o risco de retornar à noite.
O início da trilha está a 30 km de Ibicoara. Em seguida, são 2h de caminhada até a Toca do Vaqueiro (onde se faz o pernoite na volta). Continua o trekking por mais 3h30 minutos até chegar à cachoeira.
Lembrar sempre da necessidade de estar acompanhado de um guia local. Esse roteiro também pode ser feito junto com a Cachoeira da Fumacinha por cima, sempre com o pernoite na Toca do Vaqueiro.
8- Roteiro cultural em Ibicoara Ba
Para quem também gosta de conhecer o aspecto humano dos lugares que visita, a dica é agendar a ida a uma tradicional fazenda de café ou a alguma cachaçaria, no município de Ibicoara. Além disso, é possível conhecer a Flores da Mandioca, projeto social da comunidade do Campo Redondo em que se acompanha a produção de farinha de mandioca, goma de tapioca e os beijus.
Por exemplo, a Cachaçaria Cachoeira do Buracão, (foto acima), pode ser visitada a caminho da Cachoeira do Buracão.
A festa de São João (no mês de junho) também é bem famosa no local.
O que levar nas trilhas de Ibicoara na Chapada Diamantina
- Água à vontade
- Protetor solar é indispensável
- Lanches leves e saudáveis
- Repelente
- Boné ou Chapéu
- Sapatos para uso na água
- Tênis confortável
- Meias adequadas para caminhada
- Proteção para celular
- Roupa confortável para trilhas
- Roupa de banho
- Maquina fotográfica ou celular para registros dos momentos
- Saco para recolher seu lixo e levar de volta. A natureza agradece.
Sobretudo, onde se hospedar em Ibicoara Ba
Como o turismo ainda está ganhando força na cidade, as opções podem parecer limitadas. Mas há, sim, pousadas e até hostel no centro do município. E, se você quiser ainda mais contato com a natureza, há ainda pousadas mais próximas da Cachoeira do Buracão que são mais reservadas – verdadeiros paraísos de paz e tranquilidade!
De qualquer forma, comece sua pesquisa pelo booking.com – tenho certeza de que você encontrará a melhor opção de custo-benefício aqui! E fique esperto, pois o meu tour pela Chapada Diamantina não se encerrou aqui, leia mais nos posts abaixo.
Mas lembre-se também que Viaje com Norma, também é agência de viagem, assim, visite a nossa página.
Viaje com Norma Agência de Viagem
Ou mande aqui sua mensagem que iremos providenciar tudo que você precisa para a sua viagem.
0 comentários