Liechtenstein é um pequeno principado com 34.000 habitantes, localizado nos Alpes, na fronteira entre a Suíça e a Áustria, que moram nos seus 160 KM². Apesar da língua oficial ser a alemã, lá também se fala um dialeto local. No entanto, a moeda que circula por lá é o Franco Suíço.
Assim que li sobre esse local fiquei super curiosa. Além de conhecer um principado, cheio de histórias e pouco conhecido, seria mais um país para nossa lista, nesse caso, o nosso país de número 40.
A capital de Liechtenstein é Vaduz. Vaduz tem 5.143 habitantes em uma área de 17 km².
A saber, Liechtenstein fez parte de meu roteiro pela Suíça, por ser localizada muito próxima de Zurique. E, sobre o meu roteiro e dicas de viagem leia os post abaixo:
12 Dicas de como escolher a sua hospedagem
Sobretudo, na sua viagem internacional, não abra mão do Seguro de Viagem e Chip Internacional:
Seguro Viagem Internacional ou Nacional
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]Chip de celular para uso em viagem internacional
Liechtenstein: Um bate e volta a partir de Zurique
Então, para ir de Zurique a Vaduz em Liechtenstein é muito fácil.
Primeiramente, no site da SBB (operadora oficial de transporte da Suíça), faça uma simulação de viagem partindo de “Zurich” até “Vaduz Post”. São inúmeras saídas por dia, em diversos horários. Sobretudo, destaco o site da SBB, que é show de bola, repleto de informações, tudo bem organizado, e o melhor, os trens e ônibus costumam ser pontuais.
Em virtude de ter o passe Swiss Pass, para mim ficou mais fácil ainda, porque todos os trechos citados, estão incluídos no passe. Para saber sobre isso, leia o post abaixo:
Swiss Pass: quanto custa e vale a pena?
No entanto , caso você não tenha o Swiss Pass, compre a sua passagem na estação ferroviária em Zurique, dê preferência a comprar o trem e o ônibus juntos.
De Zurique a Liechtenstein – Passo a passo
Primeira etapa para ir de Zurique até Vaduz, meu primeiro transporte foi um trem até Sargans, que peguei na estação central de Zurique. Na segunda etapa, quando cheguei de trem em Sargans, desci, e logo vi a estação de ônibus, não tem como errar.
Na terceira etapa, peguei o ônibus número 11 até Vaduz. A saber, o ônibus é muito moderno e tem um painel dentro dele (foto abaixo), bem explicativo, que vai mostrando todas as paradas, além disso o motorista foi muito simpático. Assim que cheguei na parada Vaduz Post, dobrei na primeira rua a direita e já estava na Rua Principal Stadle.
Ônibus de Sargans a Vaduz
O site da SBB tem outras opções para chegar em Vaduz, mas são todas muito parecidas, só muda o horário e o nome/número do trem e ônibus. Entretanto, algumas conexões envolvem dois ônibus, etc… escolha a mais fácil e no melhor horário para você.
E o retorno de Zurique a Liechtenstein?
A fim de retornar a Zurique, consultei novamente o site da SBB e, no horário indicado, me dirigi a parada de ônibus em frente ao local onde desci, aguardei o ônibus indicado em direção a Sargans. Logo ao chegar lá, me dirigi à estação ferroviária e peguei meu trem para Zurique. Entretanto, não esqueça que tudo lá funciona no horário, então esteja atento aos horários, mas, caso perca o ônibus ou o trem programado, sem stress, vá novamente ao site da SBB e veja o horário do próximo.
Principais atrações turísticas de Liechtenstein
Rua Stadle
Chegando em Vaduz o primeiro passo é se dirigir ao Centro Turístico que fica localizado na Rua Stadle.
A Rua Stadle é uma rua exclusiva de pedestre. Antes de mais nada, vá ao Centro Turístico para pegar o mapa da cidade. Além disso, para quem gosta de registrar no passaporte a entrada no país, você pode fazer isso lá também. Ou seja, bater o carimbo/selo local no seu passaporte, registrando a sua passagem por lá. Entretanto, tem que pagar tá, não é de graça, kkkk, custa 3 CHF.
Centro de Turismo de Vaduz-Liechtenstein
A cidade é bem fácil de se locomover e dá para fazer todas as atrações turísticas andando. Inclusive, as principais atrações turísticas de Vaduz estão na Rua Stadle, veja abaixo.
Praça do Parlamento e Prédio do Governo
Catedral de Liechtenstein
Construída em 1873 no estilo neogótico. É uma igreja pequena mas muito bonita, sobretudo pelos vitrais coloridos e modernos.
Esculturas e selos na Rua Stadle
Ao longo de toda a Rua Stadle observa-se esculturas diversas e selos gravados no calçadão. Vale ressaltar, a tradição de Liechtenstein na emissão de selos.
Enfim, a Rua Stadle é um verdadeiro museu ao ar livre.
O Museu do Selo e dos correios
Principalmente, o Principado tem tradição filatélica. Assim os primeiros selos foram impressos em 1912. Tendo se consagrado com um dos primeiros do mundo nesse item.
Museu Nacional
A construção é de 1438, e tem 42 salas de exposições. Ao total são três edifícios com exposições sobre a história, cultura e a natureza de Liechtenstein.
Kunstmuseum – Museu de Arte Moderna
O Kunstmuseum Liechtenstein é o museu estadual de arte moderna e contemporânea em Vaduz, Liechtenstein. A construção é 2000, de autoria dos arquitetos suíços Meinrad Morger, Heinrich Degelo e Christian Kerez.
Vinícola Hofkellerei
A vinícola e casa de vinhos Hofkellerei pertence à família Real de Liechtenstein e é uma das casas de vinho mais importantes e antiga do país.
Castelo de Vaduz ou Schloss Vaduz em Liechtenstein
Ao final da rua Stadle, tem uma trilha que leva a principal atração da cidade, o Castelo de Vaduz.
Construção histórica que já foi uma fortaleza medieval que, em 1712, foi adquirido pelo Príncipe de Liechtenstein e, desde então, é a residência oficial do príncipe.
Para chegar ao Castelo de Vaduz seguimos a trilha no final da rua Stadle e caminhamos cerca de 30 minutos.
O Castelo fica no alto, por isso a trilha é sempre subindo, mas é uma trilha fácil, bem sinalizada, com placas contando a história do lugar pelo caminho. Além disso, tem diversos pontos onde se pode ver a vista da cidade e das montanhas alpinas que a cercam.
Enfim, o Castelo é muito bonito, mas por ser a residência oficial do príncipe, não é aberto a visitação, mas rende uma boa foto.
Curiosidades sobre Liechtenstein
– É governado por um príncipe.
– Liechtenstein se tornou um estado soberano em 1806 .
– Desde o século XV, o Principado de Liechtenstein tem o mesmo território e é comandado pela mesma família.
– O Principado de Liechtenstein não tem um exército para fazer sua defesa.
– Um dos países mais ricos do mundo.
– Conhecido como paraíso fiscal ou centro de lavagem de dinheiro.
– Sexto menor país do mundo e fica na fronteira com a Suíça e Áustria.
– O país é produtor de vinho. O príncipe é proprietário da Vinícola Hofkellerei.
– É possível conhecer Liechtenstein em um dia.
– Logo, dar para fazer bate e volta de várias cidades da Europa.
Sobretudo, leia também os posts abaixo sobre outros destinos na Suíça
St Moritz, Suíça – uma cidade de sonho
Lugano é um pedaço da Itália na Suíça
Adorei o post, as fotos estão maravilhosas e deu muita vontade de conhecer Liechtenstein. Realmente é um pequeno e lindo principado. Como estava lindo o dia quando você visitou! Já coloquei na minha lista e espero poder conhecer em breve! Abraços!
Estive lá no mês de outubro, no outono e peguei sol o tempo inteiro. Realmente vale à pena conhecer Liechtenstein, e como é muito pequeno é possível fazer isso em apenas um dia. Obrigada por seu comentário.
Qual o valor da passagem de onibus de Sargans para vaduz?
Maisa, eu não paguei nada pois estava portando o SWISS PASS que valia lá também. Mas estive pesquisando aqui e encontrei um valor em torno de R$ 120,00 a R$180.00. Lembre-se que naquela região, a moeda é bem cara para nós. Se estiver vindo de Zurique, você pode comprar o trem já com esse trecho de ônibus incluído, fica bem melhor.
Sempre quis conhecer Liechtenstein! De ser um lugar lindinho e, pelas suas fotos, eu ia adorar!
Valeu pelas informações!
sonia
É um lugar lindo sim, e com certeza vo vai adorar conhecer. Se tiver oportunidade, vá sim.