Igatu Ba, a Vila de Pedra da Chapada Diamantina, foi a nossa segunda parada da road trip pela região.
Assim, saindo de Lençóis a caminho de Mucugê, passamos por Igatu Ba. Todavia, eu até já estive na vila algumas vezes e, confesso, sou muito apaixonada pelo lugar.
Igatu está localizada a 112 km de Lençóis e 37 km de Mucugê na Bahia. Aliás, Igatu é, um distrito do município de Andaraí. Além disso, “Igatu”, em tupi, significa “rio bom”. No entanto, é mesmo conhecida como a
Cidade de Pedra por conta de seu casario histórico de pedra – herança do ciclo do diamante, no século XIX. Inclusive, a vila ganhou o apelido de Machu Picchu Baiana por conta de suas construções de pedras.
Ainda mais, a vila é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN – Instituto Histórico e Artístico Nacional e merece muito esse tombamento, pois protege o patrimônio e limita as intervenções de construção no local.
Hoje, restam muitas casas fechadas, ruínas e poucos moradores, já que muitos saíram de lá após o declínio do diamante.
Contudo, o encanto do lugar é ser um museu a céu aberto, com as casas construídas com as pedras locais, porém sem a adição de argamassa.
O distrito está incrustado na montanha e tem um único acesso para entrar e sair.
Vale ressaltar, que sempre que viajo de carro faço o aluguel com a Rentcars. Saiba mais no link.
E leia aqui, outros destinos incríveis na Chapada Diamantina:
Morro do Chapéu – Tesouro da Chapada Diamantina
Mucugê: atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Vale do Capão: Chapada Diamantina, um paraíso escondido
O que conhecer em Igatu – Ba
A vila é uma atração imperdível para quem vai à Chapada Diamantina. Principalmente para quem ama a natureza, história, e curte paz e sossego.
Acima de tudo, caminhar pela cidade e por seu casario colorido, já é encantador. Mas há muito o que fazer por lá e vamos listar abaixo as principais atrações.
Igreja de São Sebastião em Igatu Ba
Por incrível que pareça, não encontrei grandes informações sobre a História da Igreja de São Sebastião. No entanto, sabe-se que é da época do garimpo no século XIX, e que foi restaurada recentemente pelo IPHAN.
Acima de tudo, a igrejinha é linda, cercada de grandes árvores de de três cemitérios. Isso mesmo, vou contar sobre isso logo abaixo.
Principalmente essas atrações são conhecidos na cidade por conta da beleza e importância histórica.
Cemitério Bizantino
Na verdade são três cemitérios, um em cada lateral da Igreja de São Sebastião e outro na frente da Igreja (do outro lado da rua). Em um dos cemitérios é possível encontrar tumulo datado de 1800.
Galeria Arte e Memória em Igatu Ba
Sobretudo, trata-se de um museu a céu aberto que guarda memórias da época do garimpo e dos escravos.
Ademais, no acervo você encontrará: Utensílios, ruínas, além de exposições temporárias de artistas plásticos renomados e do artista plástico Marcos Zacariades, dono do lugar.
A fim de oferecer um melhor serviço, no local também funciona uma Creperia maravilhosa onde aproveitamos para almoçar.
Parque Histórico de Igatu
Fica localizado logo abaixo da Galeria Arte e Memória e é mais um museu à céu aberto da época do garimpo.
Acima de tudo, lá ainda se encontra as ruínas das casas dos garimpeiros, construídas de pedra e algumas placas com informações da vida dos garimpeiros na época.
Garimpo do Brejo
Acima de tudo, não perca a oportunidade de visitar o Garimpo do Brejo, ou Gruna do Brejo, antiga mina que foi reestruturada para a visitação turística. Principalmente, a visita ao interior da gruta, se constitui num passeio de descobertas,. Surpreendentemente, as galerias, antes utilizadas para a procura do diamante, formam um conjunto de esculturas feitas em argila pelos antigos garimpeiros que trabalharam na mina.
E além de tudo, tem ainda um poço, localizado logo na entrada da gruna, onde é possível tomar um delicioso banho, deixando o passeio ainda mais especial.
Rampa do Caim
Para conhecer a rampa do Caim é necessário encarar uma caminhada de 10 km de nível fácil, que termina em um mirante com uma vista incrível do Vales do Pati e do Paraguaçu.
Festivais de música e arte em Igatu
Igatú também é famoso pelo seus festivais de música e arte que acontecem o ano inteiro. Por isso, fique ligado no calendário de festa do local para não perder nada.
Destaque para a festa mais conhecida: A comemoração do São João, bastante procurada e bem famosa em vários municípios baianos.
As cachoeiras de Igatu Ba
Embora diversas cachoeiras sejam encontradas nas redondezas de Igatú, vale destacar algumas:
Cachoeira do Córrego do Meio, Cachoeira dos Pombos e Vitorino
As cachoeiras mais conhecidas da vila de Igatú por causa da proximidade com a vila. Ademais, o acesso é fácil a todos os visitantes e podem ser visitadas no mesmo dia.
Cachoeira da Califórnia
Ainda que a trilha dure em torno de 40 minutos (caminhada de dificuldade média), vale a pena encarar o desafio devido à beleza da cachoeira. Entretanto, indico aos viajantes procurar guias locais para acesso às cachoeira e atrações.
E, continue acompanhando nosso roteiro pela Chapada Diamantina.
Principalmente, compre tudo que você vai precisar para o seu roteiro de ECOTURISMO na AMAZON.COM
Onde se hospedar em Igatu Ba
Estive em Igatu em um bate e volta vindo de Mucugê Bahia, em Mucugê, nos hospedamos no Alpina Hotel, leia o artigo abaixo:
Alpina Hotel, uma excelente opção de hospedagem em Mucugê Ba
No entanto, sempre faço minhas reservas no Booking.com. Melhor opção para escolha de sua hospedagem.
Pesquise e reserve aqui sua hospedagem em Mucugê Ba.
Igualmente, pesquise e reserve aqui a sua hospedagem em Igatu Ba
Que tal conhecer Pousada Pedras do Igatu? Confira aqui.
Sobretudo, leia também sobre outras atrações da região
Atrações da linda cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina
Projeto Sempre Viva em Mucugê Ba
Roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba
0 comentários