O roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas é uma atração muito especial na Serra do Funil, na região de Mucugê.
Ao descobrir esse roteiro, fiz questão de conhecer, apesar de ter sido informada que se tratava de um trekking desafiante.
Sobretudo, o roteiro do Cânion das Sete Quedas, incluindo a Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira do Funil tem um cenário a natureza perfeita e exuberante da Chapada. Além disso, o passeio inclui pausas para banho nas águas geladas, das Sete Quedas e das cachoeiras. E ainda, conhecer ïn loco¨ mais da história do garimpo de diamantes, contando com um museu a céu aberto.
Acima de tudo, para fazer o Roteiro das Sete Quedas, é importante contratar um guia na ACVM – Associação dos Condutores de Visitante de Mucugê – Fone (75) 3338-2414. Já que o roteiro é longo e a trilha não tem nenhuma sinalização. Enfim, esse foi um cuidado necessário. Lembrando que a ACVM fica localizada na praça central de Mucugê.
Com certeza, vou falar um pouco mais sobre minha road trip pela Chapada Diamantina, na Bahia!
E para viajar de carro, a minha opção é sempre alugar um carro com a RENTCARS. Principalmente, porque é o melhor custo benefício para aluguel de veículos.
Além disso, nos hospedamos no Alpina Hotel, faça a sua reserva no Booking.com, e leia também o artigo abaixo sobre o Alpina Hotel:
Alpina Hotel, excelente hospedagem em Mucugê Bahia
E leia mais sobre Mucugê e região nos posts abaixo:
Mucugê, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Projeto Sempre Viva em Mucugê Bahia
Igatu Ba, a Vila de Pedra da Chapada Diamantina
Cachoeira da Matinha, atração de Mucugê Ba
Roteiro: Cachoeira das Andorinhas, Funil e Cânion das Sete Quedas
O primeiro passo então foi contratar o guia, que no nosso caso, contratamos o Talisson. Entretanto, confesso que nós não tínhamos a menor ideia do quanto o roteiro seria especial! Logo abaixo, vou contar a vocês como foi essa trilha, passo a passo.
Como chegar na Cachoeira das Andorinha, Funil e Sete Quedas
Em primeiro lugar, saindo de Mucugê, pega-se o contorno, sentido Ibicoara, e entra à esquerda no Condomínio Ecoville Mucugê. Em seguida, continua pela estrada de chão (por mais 2 km), ou ainda a pé, até o acesso da trilha. Entretanto, vale informar, que a estrada de acesso tem trechos com buracos, areia, assim tem que dirigir com muito cuidado.
Principalmente, tem um ponto da estrada onde tem uma placa sinalizando o início da trilha. Desta forma, ali é onde o carro deverá ficar estacionado e, desse ponto em diante, o roteiro continua por uma trilha subindo a Serra do Funil.
Sobretudo, aprecie a trilha do Roteiro das Sete Quedas
Começamos a trilha subindo a Serra do Funil, e imediatamente fomos reconhecendo os sinais do garimpo de extração de diamantes na região. Ainda hoje, há garimpeiros artesanais trabalhando por lá e encontramos abrigos construídos nas grutas de pedra. Portanto, foi nesse cenário que o nosso guia Talisson nos deu uma aula sobre o garimpo, as serras e rios da região.
Assim, tomamos conhecimento que ainda existem garimpos artesanais de extração de diamantes na região. Inclusive, ao longo do caminho, o guia nos mostrou um desses acampamentos dos garimpeiros.
Chamou atenção pela simplicidade do local, dentro de uma pequena gruta de pedra onde havia uma cama e fogão improvisado, assim como alguns utensílios domésticos.
Principalmente, a natureza surpreende, e no caminho a diversidade de flores e de vegetação encanta.
Ainda mais, no ano de 2020, ocorreu um grande incêndio nessa região e as marcas ainda estão lá. Todavia, a natureza está provando que pode se reconstruir, isso tudo me deixou impressionada.
E, um lugar imperdível na trilha é o Mirante do Vale do Rio Mucugê. Assim, dê uma parada lá, aprecie a beleza desse lugar e faça lindas fotos.
Principalmente, desse mirante conseguimos observar o rio a Cachoeira das Andorinhas, o Morro das Bandeiras e até mesmo o Hotel Alpina no alto de uma das montanhas. Fiquei muito impressionada com a vista daquele lugar.
Primeira cachoeira da trilha Sete Quedas e duas cachoeiras: Cachoeira das Andorinhas
Logo que deixamos a vista para trás, seguimos descendo por uma trilha íngreme entre as pedras até chegarmos ao leito do Rio Cumbucas.
Sem dúvida, esse trajeto nos exigiu muito cuidado! Mas, em seguida, continuamos pelo leito do Rio e nos deparamos com a visão da maravilhosa Cachoeira das Andorinhas. Seus 12 m de altura de queda e um poço maravilhoso para banho. Ademais, o lugar tem uma beleza exuberante.
Ficamos por lá uma meia hora e, assim, aproveitamos para tomar um banho de cachoeira, curtir a hidromassagem natural, nos refrescarmos, nadar no poço e contemplar a beleza da natureza.
Igualmente, as Sete Quedas são maravilhosas
Em seguida, continuamos nossa jornada sempre subindo o leito do Rio Cumbucas. Com toda a certeza, comecei o passeio contando as sete quedas. Mas chegou o momento em que achei que tinha muito mais que isso… kkk.
Realmente, me surpreendi com o percurso e, uma vez que o Rio não estava com muita água, conseguimos fazer todo o percurso por dentro da água mesmo, subindo pedra, escalando paredes, curtindo um visual incrível e aproveitando cada minuto daquela impressionante caminhada.
Vale ressaltar que a água do Rio Cumbucas e das Cachoeiras é de cor escura, por causa da infusão das folhas que desprendem das plantas. No período que fui, tinha muita espuma também, de sorte que o ambiente foi totalmente transformado, Parecia até que tinha neve no local!
Por mim, eu teria parado em cada uma das quedas d’água para tomar banho. No entanto, precisávamos continuar seguindo até a Cachoeira do Funil.
Cachoeira do Funil
Logo na chegada, ficamos encantados com a Cachoeira do Funil e seu grande lago natural.
Com toda certeza o banho na Cachoeira do Funil é incrível. E para chegar a cachoeira, tem que ir feito nadando. No entanto, quando a cachoeira tem pouca água, é possível chegar até ela andando no lado direito, bem junto as pedras (sendo necessário nadar em alguns trechos).
Vale alertar que, quando tem muita água, há uma correnteza fonte, vindo da força da cachoeira, e muitas pedras no local, então é necessário cuidado.
Principalmente, como já havíamos caminhado bastante, aproveitamos para fazer um lanche e, em seguida, nadamos, tomamos banho de cachoeira e curtimos bastante o lugar.
Enfim, depois que curtimos bastante nosso dia, retornamos ao estacionamento onde estava o carro por outra trilha, a mesma onde é possível visitar a Cachoeira do Funil sem necessariamente fazer o roteiro completo.
Amamos cada detalhe desse roteiro e indicamos a todos. E fique ligado nas dicas abaixo.
Informações Uteis para a trilha da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas
- Principalmente, foram 7 km de caminhada (ida e volta), com duração média de 5 a 6 horas de passeio, a partir do estacionamento. No entanto, no caso de ir andando a partir de Mucugê, deve ser acrescentado em torno de 2 km.
- Além disso, o roteiro também pode ser feito no percurso inverso, ou seja, da Cachoeira do Funil à Cachoeira das Andorinhas. Se informe com o seu guia a melhor opção.
- É fundamental levar água e lanche, pois o percurso é longo e cansativo.
- Protetor solar e boné são fundamentais.
- A trilha não é indicada para pessoas com dificuldade de locomoção, por ter trechos íngremes e acesso sobre o rio e pedras.
- Trilha de nível de dificuldade médio.
- Siga todo o caminho observando a natureza, pois a flora e fauna do local é muito rica. Sobretudo, se der sorte, você poderá observar beija-flores, orquídeas e bromélias.
- Fique atento porque, quando o rio está muito cheio, pode não ser possível fazer a trilha desta forma. Assim, esse é mais um motivo para ter um guia local no roteiro, pois o mesmo fará o percurso com mais segurança.
- As cachoeiras das Andorinhas e Funil também podem ser visitadas individualmente, sem necessariamente fazer todo o Roteiro das Sete Quedas e em trilhas diferentes.
- Caso tenha sapatos impermeáveis para andar na água, sugiro levar, uma vez que facilita bastante a subida das sete quedas. Todavia, caso não tenha, adquira o seu na AMAZOM.COM. Assim, comprei o da foto abaixo e gosto muito. E aproveite e compre também todos os produtos que precisa para a sua viagem.
Sobretudo, leia abaixo sobre outras atrações de Ecoturismo na Chapada Diamantina e no Brasil
Vale do Capão, Chapada Diamantina, um paraíso escondido
Lençóis Maranhenses, três dias no oásis nordestino
Cachoeiras do Jalapão: 8 cachoeira para conhecer e se encantar
Muito bom Norma!
Parabéns pelo post!
Minha esposa e eu viajaremos no próximo mês de julho.
Com certeza faremos esse roteiro.
Seu passeio foi em março/2020?
Oi Caio,
Já estive em Mucugê algumas vezes, mas a última foi em março sim.
Que bom que o post foi útil para você.
Estou à disposição para tirar outras dúvidas, se necessário.