O Projeto Sempre Viva está localizado no Parque Municipal de Mucugê, no Km 93 da BA152, e sua criação é primordialmente decorrente do desejo de proteger uma espécie dessa flor ameaçada de extinção.
História do Projeto Sempre Viva em Mucugê Ba
O Parque Municipal de Mucugê foi criado em 1999. A partir daí, os ecossistemas de domínio rupestre passaram a ser protegidos, bem como as espécies de sempre-viva.
Dessa forma, o Parque se tornou a principal atração do município de Mucugê. Além disso, a promoção da educação ambiental é um dos seus objetivos. Desta forma, escolas de todo o país visitam o local. Igualmente, existe uma parceria com universidades baianas para o desenvolvimento de pesquisas.
Sobretudo, o parque tem boa infraestrutura, tais como: Laboratório, centro de visitantes, estacionamento, alojamentos para pesquisadores e cachoeiras.
E sobre as sempre vivas? Pois é, logo na entrada do parque, há um museu com exposição das flores que atualmente estão protegidas, devido ao risco de extinção.
E você, quer conhecer mais sobre destino de flores no Brasil, leia o artigo abaixo:
Holambra, o que fazer na capital das flores
Museu Vivo do Garimpo no Projeto Sempre Viva
O Museu Vivo do Garimpo, trata-se de antigas moradias de garimpeiros e conta com exposição de objetos e réplica do maior diamante encontrado no mundo.
Aliás, toda a arquitetura do parque remete às antigas casas de garimpeiros, visando dar uma noção de como eram.
Em seguida, saindo da parte coberta, encontramos uma trilha que leva ao Museu Vivo do Garimpo, e as Cachoeiras que encontram-se dentro do Projeto Sempre-Viva.
Ademais, o parque funciona todos os dias, das 8h30 às 17h30. e paga-se uma taxa de visitação de R$ 20.
Então, vamos conhecer as cachoeiras que estão dentro do Projeto Sempre Viva.
E, compre na AMAZON tudo quE você precisa para sua viagem de ECOTURISMO.
Projeto Sempre Viva e suas cachoeiras
Cachoeira da Piabinha
Assim, a primeira cachoeira do parque é a Cachoeira da Piabinha. Principalmente, a Cachoeira da Piabinha é de fácil acesso e a caminhada dura somente 5 minutos. Embora a cachoeira seja pequena, o local é lindo e tem espaço para um banho delicioso.
Cachoeira do Tiburtino
Da mesma forma, a Cachoeira do Tiburtino também fica dentro da área do Projeto Sempre-Viva. Igualmente conta com uma trilha fácil e demarcada, que dura em torno de 20 minutos.
Além do mais, no percurso encontramos riachos e a rica flora da região.
Sobretudo, ao chegar no local fique encantada. Apesar da cachoeira ser pequena, tem um poço imenso para banho. Enfim, o conjunto é impressionante.
Principalmente porque o vale tem muitas pedras, água corrente formando pequenas corredeiras e um poço maravilhoso. Uma pequena amostra da beleza dos cânions da região.
Cachoeira das Andorinhas
A Cachoeira das Andorinhas é um lugar lindo! Acima de tudo, o paredão de pedra por onde a água cai impressiona.
Além do mais, essa cachoeira também faz parte do roteiro das Sete Quedas da Serra do Funil. Desta foram, leia sobre isso abaixo:
Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas, atrações de Mucugê Ba
E saiba mais sobre minha road trip pela Chapada Diamantina nos posts abaixo. Afinal de contas, ainda há muito para conhecer nessa linda região baiana!
Mucugê – Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Vila do Ventura, Morro do Chapéu – Conheça mais
Onde se hospedar para conhecer o Projeto Sempre Viva
A nossa opção de hospedagem foi o Alpina Hotel, faça sua reserva no Alpina Hotel no Booking.com.
Acima de tudo, saiba tudo sobre essa hospedagem, no artigo abaixo:
Alpina Hotel – excelente opção de hospedagem em Mucugê Ba
0 comentários