Festas em Salvador Ba: imperdível

}
Leia em: 13 min

15 dez, 2022

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.

Festas em Salvador e “verão” têm tudo a ver, concorda? E, por esse motivo, resolvi listar algumas das festas que você não pode perder na capital baiana. Em especial, vou me deter na estação mais quente do ano. Mas a verdade é que tem sempre algo acontecendo na cidade.

E depois de 2 anos sem programação, por conta da pandemia, 2022/2023 será de retomada dos eventos com muita alegria.

O fato é que, em geral, o mundo todo conhece o povo baiano por conta da sua alegria contagiante. E as festas populares têm um papel importante nesse reconhecimento. Além disso, os ensaios de carnaval também passaram a fazer parte do calendário soteropolitano.

Vamos falar sobre carnaval neste post? Com certeza! E a Bahia é só carnaval? Por certo que não! Então, como não dispenso uma boa festa, vou contar um pouco da minha experiência em cada uma delas.

Espero que isso ajude você!

Festas em Salvador

Em primeiro lugar, preciso dizer que vou seguir uma ordem cronológica aqui. De fato, é uma forma de organizar a informação que desejo disponibilizar.

Festas em Salvador: Festival da Virada Salvador (Réveillon) – 28/12 a 1/01

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.
Salvador: Festival da Virada

A festa que começou no bairro do Comércio cresceu de fato quando a Prefeitura a transferiu para a Boca do Rio. E, assim, entrou de vez no calendário de festas de verão da cidade. Para ter uma ideia, a cidade, que já tem fama por conta do carnaval, realiza 5 dias de evento com mais de 70 atrações.

Turistas do interior da Bahia, de outros estados brasileiros e até mesmo de países dos variados continentes vão para a orla soteropolitana para acompanhar os shows. Artistas como Ivete Sangalo, Anitta, Alok, Gusttavo Lima e outros já pisaram no palco da Arena Daniela Mercury.

O melhor é que você não apenas vê os grandes nomes nacionais no evento, como também não paga nada para entrar na arena! No entanto, também tem um espaço VIP com camarotes pagos, para quem gosta de curtir a folia com mais tranquilidade e glamour.

A estrutura montada próximo ao antigo aeroclube não fica para trás de outros grandes festivais de música. Além do grande palco armado especialmente para o evento, há roda gigante, tirolesa, food truck, espaço para artesanato e gastronômico, entre outros. Ou seja, tudo para oferecer um serviço de qualidade para quem curte a festa.

Além disso, há um grande show pirotécnico na virada do dia 31/12 para o dia 1º/01, com duração de bons minutos. E eu nem disse nada sobre a recepção calorosa dos baianos! kkkkk

Aliás, você consegue imaginar algo melhor do que começar o ano na Terra da Alegria? Se duvidar, você pode até esticar as férias para aproveitar o carnaval soteropolitano também!

Festas em Salvador: Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes – 31/12 e 1/01

A celebração que começou em 1750 se mantém forte em Salvador até hoje. A princípio, os capitães de navios aproveitavam o último dia de dezembro para agradecer pelo ano que terminava. Por outro lado, aproveitavam o 1º de janeiro para pedir proteção ao Bom Jesus dos Navegantes para o ano que começava.

A comemoração inicia no dia 31, na Igreja de Boa Viagem (Cidade Baixa). É quando a imagem do santo inicia o seu percurso rumo à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio). Seja por mar ou por terra, centenas de fiéis a acompanham.

Já no dia 1º, a imagem do santo faz a viagem de retorno à Igreja de Boa Viagem, com uma volta pela Baía de Todos os Santos. Mas, em realidade, os festejos se estendem de 27 de dezembro a 5 de janeiro, pois ainda há as missas que acontecem nesse período.

Destaco a participação da Galeota “Gratidão do Povo” na procissão, uma vez que foi construída com o trabalho voluntário e doação de populares. A iniciativa partiu do desejo de manutenção da tradição do cortejo marítimo, já que o governo proibiu a participação da embarcação oficial. Por isso, a “Gratidão do Povo” representa a fé e superação do povo baiano.

Sem dúvida, temos muito o que agradecer nesta terra. E não custa nada pedir por mais proteção!

Festas em Salvador: Lavagem do Bonfim – 3ª quinta-feira de janeiro

Festa em Salvador - Lavagem do Bonfim
Festa do Bonfim

Uma das festas de verão mais esperadas do ano, a Lavagem da Igreja do Bonfim só perde para o Carnaval no que diz respeito à participação popular.

Mistura de tradição e fé, com aquela pitada de profano que o baiano conhece bem, a lavagem remonta ao século XVIII. E, mais uma vez, tem sua origem atrelada à difícil travessia do Oceano Atlântico.

Eu conto mais sobre o evento e a minha experiência neste post abaixo:

Igreja do Bomfim, lugar de fé em Salvador

Agora, indo ou não para a Lavagem do Bonfim, não perca a oportunidade de fazer seu pedido ao santo amarrando uma fitinha na grade da igreja, viu?

E na passagem, conheça também o Memorial Irmã Dulce.

Festas em Salvador: Festa de Iemanjá no Rio Vermelho – 02/02

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.
Salvador/Ba – Festa de Iemanjá

Outra festa de verão muito popular em Salvador é a celebração do dia de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro. Aliás, tenho até a impressão de que é um evento anual que tem ganhado força, em especial por conta do local onde ocorre: o Rio Vermelho.

Este bairro tem fama por conta do seu espírito boêmio, concentrando alguns dos bares e restaurantes mais badalados da cidade. Das baladas mais ecléticas ao já tradicional Mercado do Peixe, ele reúne todos os tipos de público.

Embora seja tida como a maior manifestação religiosa pública do candomblé (aliás, a festa faz parte do patrimônio imaterial de Salvador), todos são bem-vindos. A Colônia de Pescadores recebe a todos na Casa de Iemanjá (Mercado do Peso) para que deixem seus presentes para a orixá.

Felizmente, a consciência ambiental ganha cada vez mais espaço. Dessa forma, as pessoas têm preferido comprar flores a espelhos, perfumes e outros presentes que poluíam a praia.

Sugiro que você chegue cedo, a tempo de ver o nascer do sol ao som dos tambores. Participar ou não do cortejo dos barcos para a entrega das oferendas fica a seu cargo – você pode contratar um barco ali mesmo. Porém, considere vestir branco ou azul, as cores de Iemanjá.

Já o chapéu é item indispensável para encarar o verão soteropolitano!

Por fim, o que não faltará é lugar para dar continuidade à festa. Basta escolher um dos bares ou restaurantes locais. Só procure escolher com antecedência, já que eles lotam facilmente e muitos reservam dias antes.

Festas em Salvador: Lavagem de Itapuã – Quinta-feira antes do Carnaval

Temos mais uma festa de verão com lavagem! Desta vez, no bairro de Itapuã, mais especificamente, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

No entanto, sua tradição é mais recente, datando do século XIX. Inclusive, no começo, a festa era realizada em homenagem a Nossa Senhora da Purificação, no dia 2 de fevereiro. Somente nos anos 30 do século XX é que os pescadores passaram a reverenciar Nossa Senhora da Conceição de Itapuã na quinta-feira que antecede ao Carnaval.

Além dos pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e moradores locais participam da comemoração. O café da manhã para a comunidade, antes servido por Dona Niçu, segue sendo servido em sua homenagem.

Missas e cortejos também fazem parte da programação, que começa ainda na madrugada com o Bando Anunciador convidando todos para a festa. As baianas fazem a lavagem das escadarias da igreja com água de cheiro e este é o ponto alto do dia.

Já a parte da tarde é dominada pelos blocos de chão e trios afro, como Malê de Balê e a Escola de Samba Unidos de Itapuã. Eles comandam a festa no mesmo trajeto do cortejo da manhã.

E, se você pensa que para por aí, engana-se! Na verdade, a festa se estende por mais três dias, indo até a segunda-feira. Atrações locais, práticas náuticas e oferenda a Iemanjá também fazem parte da celebração.

Festas em Salvador: Fuzuê e Furdunço – Pré-carnaval

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.
Furdunço

Sabe aqueles carnavais das antigas, com fanfarras, charangas, orquestras e grupos percussivos? Então, o Fuzuê é o resgate desses tempos, conquistando espaço desde 2015. Ou, se preferir, é uma versão mais light do carnaval atual que acontece no sábado antes do início oficial.

Capoeira, maculelê e grupos do interior de cangada, maracatu e outros ritmos dão o tom de diversidade ao dia. Bom mesmo é aproveitar para ver o desfile da variedade de influências que formam a nossa cultura.

Por volta das 16h, os bloquinhos começam a fazer o Circuito Tapajós (Ondina-Barra) – sim, o inverso do circuito oficial, Barra-Ondina. A hora de acabar, porém, não é tão previsível… é, em resumo, enquanto houver gente na rua!

Já o Furdunço, acontece no domingo antes do carnaval, a partir das 15h. Sua proposta é levar música em pequenos equipamentos, como os mini trios. E ele também percorre o contra fluxo do circuito tradicional (Barra-Ondina).

Ao contrário do primeiro dia, que é mesmo mais um resgate, esse segundo tem outros tipos de atrações. Armandinho e os Irmãos Macedo, Gerônimo e Baiana System, por exemplo, são alguns dos nomes a marcar presença.

Enfim, são festas que entram em nosso calendário como pré-carnaval – o que também pode ser chamado de “esquenta”!

Festas em Salvador: Carnaval

Muita gente acha que conhece o Carnaval de Salvador, mas a verdade é que a festa é muito maior que o que costuma ser mostrado nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande. Para começar, a festa começa seis dias antes da Quarta-feira de Cinzas, numa quinta-feira.

Além disso, espalha-se por sete circuitos e doze bairros soteropolitanos. Cajazeiras, Pau da Lima, Itapuã, Perirperi e Plataforma são alguns deles. Mas há que se levar em conta ainda o circuito Batatinha, no Centro Histórico, que atrai os foliões que curtem um carnaval mais light e tranquilo.

Em sua origem, o carnaval soteropolitano parece com o de tantos outros centros urbanos do Brasil no século XX. Só na década de 50, quando Dodô e Osmar saem pelas ruas tocando em um carro (aí nasceu o trio elétrico!), é que ele começa a se diferenciar dos demais.

Se quiser saber mais sobre a história do carnaval baiano, é só ler o texto abaixo:

Casa do Carnaval, o Museu da Folia baiana

Os grandes nomes da música baiana, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, podem fazer sucesso nos circuitos principais, bem como blocos tradicionais como Olodum e Filhos de Gandhy. No entanto, a verdade é que esta festa de verão é tão eclética que há espaço ainda para bailinhos, samba, música eletrônica e até mesmo palco de rock.

Em especial no carnaval, há blocos, grandes camarotes e muita festa na rua, para todos. Logo, para mim, esse é o maior segredo do Carnaval de Salvador: é uma festa para todos.

Naturalmente, eu, como boa festeira, vou a tudo que posso…kkk

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.
Circuito Barra Ondina – Carnaval de rua em Salvador

Festas em Salvador: Festa de Santa Barbara – 04/12

Esta celebração não é exatamente uma festa de verão, já que acontece ainda na primavera. Mas, pela sua tradição (é patrimônio imaterial da Bahia), merece estar nessa lista. Depois, o calor já é tamanho no início de dezembro que até parece verão por aqui!

Esta é mais uma comemoração que mistura as tradições católica e do candomblé (que dá à santa o nome de Iansã). É, portanto, mais um evento que marca o nosso sincretismo religioso. Se por um lado há missa e procissão, por outro, temos caruru e samba de roda.

A cor vermelho toma conta do Pelourinho, onde o festejo acontece. O cortejo começa na Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, mas passa ainda pela sede do Afoxé Filhos de Gandhy. Depois, sobe para a Catedral Basílica de Salvador e passa em frente ao Museu da Misericórdia.

Em seguida, há a parada no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Barroquinha, onde acontece o banho de mangueira para espantar o calor. Santa Bárbara é a padroeira do bombeiros, daí a sua participação na festa.

Venha com disposição para caminhar e encerre em grande estilo comendo caruru!

Outras festas em Salvador no verão

Talvez eu tenha deixado passar algumas festas de verão em Salvador… Mas, com certeza, eu mencionei as mais importantes!

Entretanto, antes de encerrar, não posso deixar de mencionar as seguintes que entraram no calendário de festas da cidade já há alguns anos:

Festival de Verão

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.

A primeira edição do evento musical aconteceu em 1999. Naquele ano, o festival homenageou os 450 de Salvador. Mas a festa deu tão certo que acabou se tornando anual.

No início, o Festival de Verão durava cinco dias. Já de 2007 a 2014, passou a durar quatro dias e, em 2015, apenas três dias. Mas foi em 2016 que a festa teve duas grandes mudanças:

  • Os dias de shows foram reduzidos para dois;
  • Deixou de acontecer no Parque de Exposições, mudando-se para a Arena Fonte Nova.

Aliás, devo dizer que o festival entrou de vez para o calendário de eventos musicais de verão do Brasil. Ainda que não tenha uma data fixa, acontece sempre antes do carnaval, no final de janeiro ou início de fevereiro.

E, sem dúvida, o que mais chama atenção sobre o evento é a diversidade das atrações que sobem ao palco no dias de shows. São gêneros e gerações bem diferentes para agradar as diferentes tribos!

Assim, não só Harmonia do Samba e Saulo Fernandes cantaram para o público, mas também Luan Santana, Marília Mendonça, Wesley Safadão, Skank, os Paralamas do Sucesso e Gilberto Gil.

Além deles, nomes internacionais como Gloria Gaynor, Fatboy Slim,  Alanis Morissette, Akon, Jason Mraz e Kesha igualmente marcaram presença no lineup do festival.

E é óbvio que grandes atrações da música baiana também marcam presença: Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Claúdia Leite, Margarete Menezes, Daniela Mercury e outros.

Ao longo dos anos, o Festival de Verão só deixou de ser realizado entre 2019 e 2022, neste caso, por conta da pandemia. Mas vem sendo palco de novas lembranças desde seu lançamento.

A melhor segunda-feira do mundo (Harmonia do Samba)

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.
A melhor segunda feira do mundo com Harmonia do Samba

Era 2002, quando o primeiro ensaio da banda Harmonia do Samba começou a acontecer. De lá para cá, a festa se tornou uma das mais famosas do verão de Salvador.

O cantor Xandy já declarou não ter uma fórmula para o sucesso do evento. A princípio, seria apenas um ensaio, uma forma de apresentar ao grande público a música do Harmonia para o carnaval do ano. No palco, o grupo recebe também convidados, como Ludmilla e Gilberto Gil.

E faz diferença se a festa acontece numa segunda-feira e algumas pessoas têm de trabalhar no dia seguinte? De forma alguma!! O importante mesmo é a alegria do povo ao som contagiante do Harmonia do Samba.

Baile da Santinha (Léo Santana)

Festas em Salvador Ba - A cidade mais festeira do Brasil tem festa o ano todo.
Baile da Santinha com Léo Santana

Realizado desde 2017, o Baile da Santinha fez tanto sucesso com os shows até o amanhecer que passou a ter edições anuais. Entre 20 e 25 mil pessoas costumam assistir à edição baiana – sem dúvida que o evento já chegou a outros estados! Aliás, já teve apresentações até mesmo na Europa, em países como Portugal, Suíça e Holanda.

Léo Santana não apenas canta os maiores sucessos de sua carreira, como recebe convidados para fazer o show durar noite adentro. Simone e Simária, Henrique e Juliano, Aviões do Forró e DJ KSVK já tocaram no palco montado no Wet’n Wild.

E o evento, concebido a partir do sucesso “Santinha”, do próprio Léo, cada vez mais ganha ares de festival. Também pudera, já que o idealizador do projeto (Léo Santana) quer agradar o grande público com os ritmos mais ouvidos – eletrônico, brega funk, funk, axé, sertanejo e outros.

Como acontece no Wet’n Wild, espaço para crescer o Baile da Santinha tem!

Ensaios do Olodum (Terça da Benção)

Fundado em 1979 no Pelourinho, o Olodum é mais que um bloco afro. Organização Não Governamental, surgiu com o propósito de propiciar lazer aos moradores locais, mas também engaja-se na luta dos afro-brasileiros.

E o melhor: faz isso com boa música, que se tornou conhecida em todo o mundo – de videoclipe com Michael Jackson a apresentação no Montreux Jazz Festival.

Portanto, há bons motivos para os seus ensaios terem se tornado uma tradição do verão de Salvador!

Grandes sucessos como “Faraó”, “Avisa Lá” e “Protesto Olodum” dividem espaço com convidados de gêneros variados – e quem sai ganhando é o público.

Os ensaios acontecem às terças, sempre no Pelourinho.

Enfim, Salvador é realmente uma cidade festeira

Eu comecei o texto o texto falando que “festas” e “verão” tinham tudo a ver com Salvador. Depois de ler este post, você concorda? kkkkk

E olha que eu apenas citei as principais! Pois a verdade é que gostamos de festa. E olha que ainda nem mencionei o São João!

Mas, de qualquer forma, não custa nada dar um lembrete muito importante. Estas festividades concentram muitas pessoas. Por isso, fique atento aos seus pertences e evite dar bobeira.

E, sem dúvida, beber água é muito importante no verão soteropolitano! Com certeza, o calor será intenso, mesmo que não haja sol, e sugiro ter sempre uma garrafa de água à mão.

Por último, se você vier à cidade em 2021, cheque se o calendário está mantido. Por causa da pandemia, os eventos do primeiro semestre já foram cancelados; algumas procissões nem puderam ser acompanhadas. Não sabemos o que acontecerá no segundo semestre, assim, evite surpresas antes de embarcar.

Mas me conte: qual a sua festa de verão favorita em Salvador? Deixe nos comentários!

Leia também os artigo sobre atrações imperdíveis em Salvador:

Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis

Farol da Barra e Museu Náutico em Salvador

Resorts para se hospedar em Salvador Ba

Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai em Salvador

Gosta de conhecer a cultura e festas dos locais onde você viaja?

Aproveite e leia aqui artigos, sobre festas, atrações e cultura pelo Brasil e Portugal:

1 – Descobrir Viajando – As artes, festas e tradições dos Açores

2- 6 Viajantes – Atrações Gratuitas no Natal Luz de Gramado

3 – Destinos Por Onde Andei – Centro Cultural Coreano no Brasil

Em seguida, baixe nossos e-books gratuitos:

Assim, aqui você encontra Dicas de como arrumar sua mala de viagem.

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem

Além disso, baixe o ¨Check list de viagem¨

E book check list de viagem

Acima de tudo, faça suas reservas com nossos parceiros:

Acesse nossa página de parceiros

  • Principalmente, encontre a sua HOSPEDAGEM na BOOKING.COM
  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO, ou fale comigo, que te ajudo a escolher a melhor opção.
  • Além disso, para alugar o seu carro, fale comigo.
  • Sobretudo, compre seus INGRESSOS SEM FILA, TRANFERS E ATRAÇÕES PELO MUNDO em parceiros de confiança como GET YOUR GUIDE e Easy Travel Shop.
  • Enfim, COMPRE tudo que vai precisar para a sua VIAGEM na AMAZON.COM.

E FINALMENTE:  DEIXE O SEU COMENTÁRIO E SE INSCREVA NA NEWSLETTER.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

4 Comentários

  1. GISELE PROSDOCIMI

    Amei a seleção de Festas em Salvador Ba, adoro este estado cheio de alegria e povo hospitaleiro, receita de sucesso para agradar todo visitante que se contagia logo de cara com toda a magia positiva baiana.

    Responder
    • Norma

      Bem isso Gisele. Obrigada.

      Responder
  2. Patrícia

    Percebi que Salvador é o local ideal para quem gosta de uma boa festa. Espero em breve conseguir viver in loco uma dessas festas imperdíveis.

    Responder
    • Norma

      É uma cidade muito festeira mesmo Patricia. Precisa conhecer.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *