Ourolândia Ba, a cidade do mármore Bege Bahia

}
Leia em: 7 min

29 out, 2022

Ourolândia, conhecida como a cidade do mármore Bege Bahia, está localizada no Piemonte da Chapada Diamantina Norte, no sertão da Bahia.

Ourolândia, conhecida como a cidade do mármore Bege Bahia, está localizada no Piemonte da Chapada Diamantina Norte, no interior da Bahia. Além disso, a distância até Jacobina é de 60 km e Salvador, (capital do estado) é de 411 km.

Já a população de Ourolândia é de 16.425 pessoas (censo de 2021), e a cidade tem pouca visibilidade no turismo.

Principalmente, Ourolândia é a cidade que nasci. Desta forma, escrevo esse artigo para contar para vocês das belezas daquele lugar.

Sobretudo, aproveite e assista o vídeo sobre a cidade no meu canal do YouTube.

YouTube video

Ademais, leia aqui sobre outras atrações da Chapada Diamantina, Ba.

Lençóis Bahia: destaque na Chapada Diamantina

Mucugê Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina

Vale do Capão Chapada Diamantina, um paraíso escondido

Morro do Chapéu: tesouro da Chapada Diamantina

E, bem pertinho de Ourolândia, você encontrará:

Cachoeira Véu de Noiva Itaitú jacobina Ba

Principais atrações de Ourolândia Ba

Todas as atrações da cidade estão relacionadas com a natureza. Vale ressaltar que a cidade está localizada numa região de sertão, com pouca chuva, e o único rio da cidade, o Rio Salitre, é temporário, pois depende da chuva.

No entanto, a maior atração da região é o Poço Verde, uma nascente espetacular e cheia de mistérios que vou contar abaixo:

Poço Verde

O Poço verde se localiza a 7 km da sede de Ourolândia, por estrada de chão.

Mas afinal o que é o Poço Verde?

Segundo registros geológicos, o Poço Verde é um manancial subterrâneo, em forma de dolina, onde se observa o lençol freático aflorante e várias estruturas decorrentes da circulação de água. Além disso, se constitui numa importante reserva hídrica com suas águas transparentes. Principalmente, é muito importante porque abastece toda a cidade com suas águas. Já que não existe outra fonte de água na região.

Surpreendentemente, outra curiosidade sobre o local é a sua profundidade. A saber, ninguém sabe ao certo a profundidade do local. Todavia, mergulhadores já estiveram por lá em serviço de pesquisa, chegaram a 100 metros de profundidade e não acharam o fundo.

Mas é mesmo a beleza do local que atrai visitantes. E, para entender entender melhor dessa beleza, assista ao vídeo acima.

Sobretudo, o lugar é lindo, misterioso e fascinante. O nome é Poço Verde, mas a água é azul e transparente. E ainda tem moradores, sim, tartarugas aquáticas costumam ser vistas no local.

E como é a visitação no lugar?

Antes de mais nada, quero ressaltar que a última vez que estive lá, gravando o vídeo acima, estava acompanhada de autoridades locais, e o acesso a visitação turística estava suspenso. Infelizmente, o período que estava aberto, os visitantes não estavam cuidando do local, deixando lixo acumulado e poluindo a água e o entorno.

Além disso, no local havia muitas colmeias de abelhas, o que expõe os visitantes ao risco constante de ataque.

Desta forma, fez-se necessário o fechamento por proteção ambiental, além do fato da água do local ser consumida por toda a população da cidade.

No momento, existe um projeto em andamento para dotar o local com infraestrutura turística de modo que a visitação seja feita com controle e proteção ambiental.

Assim, ficamos ansiosos para que isso aconteça logo.

Caverna Toca dos Ossos

Outra atração muito interessante e curiosa na região de Ourolândia é a Toca dos Ossos.

A Toca dos Ossos está distante apenas 5 km da sede da cidade, e também esta cercada de mistérios.

Sobretudo, hoje é uma área de RPPN, ou seja, Reserva Particular de Patrimônio Natural, devido a sua

importância como sítio paleontológico.

A saber, no local foram encontradas ossadas de mamíferos extintos como de preguiças gigantes. Sendo que a maior e principal delas, encontrada em 2009, do gênero Eremotherium, foi levada para o Museu Nacional no Rio de Janeiro. Infelizmente foi consumida pelo fogo no incêndio que ocorreu em 2018 no referido Museu.

Além disso, um estudo da fauna atual localizou 84 espécies de invertebrados e duas espécies de vertebrados ainda residentes no interior da caverna, algumas só existentes no local. Igualmente, o local possui riquíssimos sítios de pinturas rupestres.

Quando ao tamanho da caverna, não existe um estudo que defina exatamente essa distância, Mas, em 2014 foi realizada uma expedição no local com cerca de 20 espeleólogos do Grupo Bambuí com o objetivo de mapear a caverna, após a conclusão da expedição, a nova topografia apresenta mais de 16km de galerias exploradas, colocando a Toca dos Ossos entre as maiores cavernas do Brasil. Vale ressaltar, que o grupo não conseguiu explorar toda a caverna, estima-se que ela seja bem maior.

E como é a visitação no lugar?

Atualmente, a visitação só pode ser realizada com acompanhamento de um guia local, por conta da preservação e também pelo risco das pessoas se perderem nas suas inúmeras galerias.

Enfim, um local lindo, diferente, misterioso e que merece a sua visita.

Pinturas Rupestres

Além das pinturas rupestres que se encontram na Toca dos Ossos, Ourolândia também dois outros sítios cadastrados: os sítios de pinturas rupestres Grota do Veinho e Toca da Jia. 

Marmóre Bege Bahia

A principal atividade econômica de Ourolândia é a extração de mármore Bege Bahia. Principalmente, na região, são mais de 60 empresas de extração e beneficiamento do mármore.

Mas como começou a exploração de mármore em Ourolândia?

Então, relatos dão conta que a extração de mármore Bege Bahia na cidade de Ourolândia teve inicio na década de 1970 com a descoberta da primeira jazida.

Para entender mais sobre esse processo, assista ao vídeo do YouTube no início do texto que fala tudo sobre isso.

Sobretudo, estivemos visitando a empresa Rocha Mármore, que extrai a pedra e corta as rochas, transformando em bloco.

E, em seguida, visitamos a empresa Eco Mármore (do mesmo grupo) que fica em Jacobina Ba, para entender o processo de beneficiamentos das rochas. E tudo isso você assiste no vídeo no início do texto.

Enfim, agora você conhece um pouco da cidade onde nasci, espero que tenha gostado. Aproveita para comentar e divulgar o texto e o vídeo.

E em breve, estarei com texto novo sobre as cidade vizinha a Ourolândia: Jacobina, a qual Ourolândia era vinculada antes de se torna um município. Acompanhe.

Onde se hospedar para conhecer Ourolândia?

Considerando que Ourolândia ainda não tem grande infraestrutura turística, sugestão é ser hospedar em Jacobina (60 km), alugar um carro e fazer um bate e volta a Ourolândia.

Clique aqui e escolha a sua hospedagem no Booking.com.

E lembre-se, posso providencia sua hospedagem e aluguel seu veículo, mantenha contato abaixo:

Outras imagens do nosso sertão

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *