Lugano é um pedaço da Itália na Suíça

Leia em: 9 min

26 jul, 2019

viaje-com-norma-lugano

Lugano é um pedaço da Itália na Suíça e foi o terceiro destino do meu roteiro. Para chegar lá fui de trem a partir de St. Moritz, passando por Tirano na Itália.

Quando pesquisei que existia uma cidade 99% italiana na Suíça, claro que coloquei no meu roteiro. Afinal, por estar localizada na fronteira com a Itália, Lugano é considerada a cidade mais italiana da Suíça. Enfim, língua italiana, comida italiana, mas ao “modo” suíço de ser.

Sempre pesquiso bastante para fazer minha hospedagem e dou prioridade a ficar em locais estratégicos, próximos das atrações de interesse.

Especialmente na Suíça,  escolhi ficar próximo a uma estação ferroviária, já que lá fiz todo meu roteiro viajando de trem.

Como sempre faço, minha primeira providência ao chegar em uma cidade, após me instalar no Hotel, saio para caminhar pela redondeza e me localizar.

Da mesma forma, em Lugano, fiquei hospedada no Hotel Victoria au Lac, bem em frente ao Lago.

Fizemos todo nosso roteiro pela Suíça de trem, leia também os demais artigos sobre nossa viagem:

Suíça, um país apaixonante

Lucerna, uma vila medieval na Suíça

Zurique, a maior cidade da Suíça

City tour em Lugano

Em princípio, a caminhada de reconhecimento, como chamo, de certa forma faz parte do meu city tour. Desta forma, em Lugano nosso city tour começou no Lago de Lugano

Caminhada a beira do lago de Lugano

Nesse sentido, em Lugano, a caminhada a beira do lago já deu uma ideia da beleza do local, cidade arborizada, muitas palmeiras, flores, fonte e belas esculturas.

Além disso, a caminhada até o centro é um passeio lindo e agradável feito no calçadão à beira do lago. Enfim, uma caminhada em torno de 2 km, de uma ponta a outra, curtindo um lindo visual.

Caminhada a beira do Lago de Lugano

Logo, em torno de 20min, já estávamos no centro da cidade. Afinal é lá onde se concentra o maior movimento de turistas, restaurantes, hotéis, lojas, bares, mercados e pontos turísticos. E foi lá também que encontrei o centro de  turismo.

Ademais, no centro de turismo, tomei as seguintes providências:

Peguei o mapa, tirei dúvidas sobre transporte público, me informei sobre o passeio de barco, atrações locais, onde fazer cambio do euro para Francos Suíços.

Ou seja, descobri que tudo se concentrava nas redondezas e que dava para fazer tudo em Lugano andando.

Além disso, descobri que também poderia usar o transporte público livremente, assim como alguns roteiros do passeio de barco, que estavam incluídos no SWISS PASS.

O que conhecer em Lugano?

Compre aqui o seu city tour a pé guiado em LUGANO incluindo o passeio de barco: GET YOUR GUIDE

No dia seguinte de manhã, partimos para explorar a cidade, começando nosso city tour.

Assim descobri, que em três horas de tour a pé, dá para ver as atrações que estão na beira do lago e no centrinho.

Antes de tudo, começando pela Riva Paradiso, o primeiro ponto turístico é uma fonte ou  jato d’agua que fica no lago. A saber, olha que legal, ele estava bem em frente ao nosso hotel. Ainda mais, a noite, a fonte era iluminada e mudava de cores e dava para ver tudo da janela do nosso quarto.

Fonte de Lugano

Andando do Riva Paradiso em direção ao centro, logo encontramos o primeiro ponto de saída dos barcos. Então descobrimos que haviam dois piers, e que o segundo era bem no centro da cidade. Desta forma, deixamos o passeio de barco para o fim do dia, para aproveitar o pôr do sol. Em seguida, continuamos em direção ao centro e fomos visitar as atrações de interesse.

LAC: Lugano Arte e Cultura

O Centro Cultural de Lugano é muito bonito, com uma arquitetura moderna, o complexo reúne salas de exibição, salas de concerto. Entretanto, não cheguei a visitar, mas tirei fotos e fiquei na vontade de conhecer por dentro.

Lugano Arte e Cultura

Igreja de Santa Maria Degli Angioli (Igreja de Santa Maria dos Anjos)

A igreja é simples por fora e não revela a beleza interna. Sem dúvida, fiquei extasiada com ao pinturas: Paixão e Crucificação, A Última Ceia e Virgem Maria com o Menino Jesus, todos elas pintados por Bernardino Luini.

Piazza Della Riforma

Essa é a praça principal de Lugano, e é lá também que está o centro de turismo. Bem como, é nessa praça que estão a prefeitura da cidade, com seu bonito relógio, diversos barzinhos e restaurantes.

Centro de Lugano

Igreja de San Rocco

Igreja bem pequena, tem pinturas muito bonitas contando a história de São Rocco.

Cattedrale di San Lorenzo

A Catedral da cidade vale à pena ser visitada, está localizada próximo à estação ferroviária, tem bonita arquitetura e um lindo relógio na sua torre.

Por estar numa região mais alta, tem uma linda vista do centro e dá para fazer belas fotos da cidade.

Interior da Cattedrale di San Lorenzo

Estação Ferroviária de Lugano

Fica na parte alta da cidade e de lá dá para se ter bela vista da cidade.

A Estação Ferroviária é ligada ao centro de Lugano através de funicular que faz o trajeto estação/centro e vice-versa em poucos minutos.

Funicular que liga o centro de Lugano a Estação Ferroviária

Cassino de Lugano

É muito comum cassinos nas cidades da Suíça.  Mas, o jogo em si não me atrai. Entretanto, gosto de conhecer os cassinos porque costumam ser prédios bonitos e com uma estrutura interna luxuosa. No entanto, não cheguei a entrar no de Cassino de Lugano,  fica a dica para quem curte jogar, se divertir e gastar….kkkk

Após fazer city tour no centro nos dirigimos ao Monte Bré. Leia abaixo, tudo sobre essa montanha.

Ao descer do Monte Bré e, afim de continuar o passeio, aproveitamos para conhecer as atrações desse lado da cidade, listadas abaixo:

Parque Cívico

É um lindo e florido parque, com inúmeras esculturas e obras de arte incríveis, dispostas à céu aberto.

Parque Cívico de Lugano

No Parque Cívico conhecemos a praia do lago, de água bem gelada, cujo atrativo são os patos, peixes e pessoas se arriscando no banho gelado.  Ainda mais, na praia tem disponível  pedalinhos e caiaques, para aluguel, para aqueles que desejarem fazer passeios pelo lago.  Ou então, você pode escolher um banco para sentar, curti, observar e relaxar.

Praia do Lago de Lugano

O retorno ao centro pode ser feito de ônibus ou caminhando na margem do lago. Logo, optamos por voltar caminhando, aproveitando para curti a vista do lago, das montanhas.

Em seguida seguimos para fazer o passeio de barco no lago. Dessa forma, pegamos o barco no píer que tem em frente à Praça da Prefeitura, e na volta, desembarcamos no Píer Paradiso, em frente ao nosso hotel.

Passeio de barco

Como toda cidade Suíça, claro que Lugano também tem um lindo lago no qual é possível passear de barco.

Então, como já disse antes, existem duas estações onde se pode pegar o passeio de barco, uma em frente a Piazza dela Reforma (onde fica a prefeitura), e outra na Riva Paradiso. Desta forma, existem várias possibilidades de roteiro com duração diversas, o preço também varia de acordo com o roteiro.

Clique aqui para se informar e faça o passeio que tenha haver com o seu interesse.

Por fim, todos os passeios tem desconto para portadores do Swiss Pass, de até 100 por cento.

Mapa de Lugano

Escolhi fazer o passeio a Gandria, com duração de 02 horas, obtive 100 por cento de desconto Swiss Pass, com diversas paradas. Bem como, em todos as paradas você pode descer e pegar o barco seguinte.

Passeio de Barco no Lago de Lugano

Gandria

É uma vila pequenina no sopé do Monte Brè, na encosta do lago Lugano.

A princípio, em Gandria, o melhor é percorrer os corredores apertados e subir as escadarias em busca de vistas maravilhosas da região. E ainda, para quem tem disposição, a dica é ir de barco e voltar a pé. A caminhada de volta dura cerca de 40 minutos e é muito gostosa.

Entretanto, vale ressaltar, que fomos até Gandria de barco, mas, como havíamos pegado o ultimo barco do dia, não pudemos descer para explorar a vila. O motivo é que não teria outro barco para voltar,  e não dava para voltar andando, pois estava muito tarde.

Então, se ligue nos horários do barco, e evite deixar para fazer o passeio no último horário.

Gandria de Barco a partir de Lugano
Gandria de Barco

Mas, ainda assim , o passeio foi lindo. Deu para apreciar as montanhas que cercam o lago, os vilarejos que ficam pendurados na beira das montanhas, além de maravilhosas casas com pier particular.

Ao final do passeio optamos por desembarcar na Riva Paradiso, pois o píer estava quase em frente ao nosso hotel.

Nesse dia,  jantamos no restaurante do hotel, e depois tomar o vinho no quarto, apreciando a vista do lago e da fonte.

Lago de Lugano de barco

No dia seguinte, logo cedo, fomos conhecer o Monte Salvatore, cuja funicular estava a 5 min do nosso hotel, andando.

Atrações de Montanha em Lugano

Monte Bré

Vista Panorâmica do Monte Brè

Leia tudo sobre essa maravilhosa montanha no artigo abaixo:

Monte Bre em Lugano Suíça

CLIQUE AQUI E adquira já os seus ingressos com para o Monte Brè no: GET YOUR GUIDE.

Monte San Salvatore

Vista da escada da Igreja do Monte San Salvatore

Saiba como chegar, e todas as informações sobre essa montanha abaixo:

Monte San Salvatore em Lugano Suíça

CLIQUE AQUI E adquira já os seus ingressos com para o Monte San Salvatore no: GET YOUR GUIDE.

O que fazer se só tiver tempo para conhecer uma montanha em Lugano?

Eu não tinha ouvido falar sobre o Monte San Salvatore até chegar lá, estava revendo minhas pesquisas e, de repente, li alguma coisa sobre essa montanha, fui analisar o mapa da cidade e vi que estava, por uma feliz coincidência, bem próximo do nosso hotel, então para mim foi uma grata surpresa.

Para mim, se só tivesse tempo para uma montanha e tivesse que escolher visitar o Monte Brè ou o Monte San Salvatore, eu escolheria o Monte San Salvatore.

Felizmente tive tempo para fazer os dois e foi maravilhoso.

Enfim, Lugano é uma cidade linda que merece pelo menos três dias para conhecer as suas atrações.

Aproveite e conheça o roteiro de Elizabeth Werneck de 16 dias pela Itália:

Roteiro pela Itália com San Marino

Vai viajar, planeje sua viagem com os parceiros abaixo:

Faça o seu seguro viagem, Seguros Promo é a melhor opção.

Em seguida, reserva de Hospedagem é com a Booking.com.

Para se manter conectado com a família, cote aqui o seu CHIP INTERNACIONAL:

VIAJE CONECTADO

EASYSIM

Compre aqui sua mala e acessórios para toda viagem na: AMAZON.COM

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!