Como planejar uma viajem?

Dicas como planejar uma viagem

Como planejar uma viagem? Planejar a viagem é fundamental para evitar imprevistos, minimizar riscos, ganhar tempo e fazer com que sua única preocupação na viagem seja com a diversão.

E se a viagem for internacional, o planejamento torna-se imprescindível.

Aeroporto de Zurique

Aeroporto de Zurique

Confira dez dicas importantes para planejar sua viagem internacional e torná-la inesquecível:

1- Definir o destino e o período da viagem

– Alguns lugares têm mudanças radicais de temperatura, furacões, monções.

– Além disso, pesquise se no período da sua visita estarão ocorrendo eventos de grande porte, por exemplo:  Datas comemorativas, congressos ou situações que dificultem sua estadia no local.

2- Destino e período definido, vamos à compra das passagens aéreas

-Pesquise bastante antes de comprar, para isso, tenha paciência, aguarde as promoções. Nesse sentido, as promoções costumam acontecer nos finais de semana e na madrugada. Normalmente, voos saindo às quartas feira costumam ser mais baratos.

-Pesquise também nos seus programas de fidelidade (você pode economizar bastante na passagem aérea).

-Existem sites de busca, tais como decolar.com, skyscanner.com, melhoresdestinos.com , maxmilhas, passagenspromo e outros,  que centralizam a pesquisa em diversas companhias.

– Mas compare também com o preço da companhia aérea. Entretanto, caso opte por comprar através de um site de busca, pesquise a credibilidade do site antes de fechar a compra.

-E, não se esqueça de conferir a política de bagagem da companhia aérea antes de efetivar a compra da passagem. Para evitar surpresas e gastos desnecessários com excesso de bagagem.

3- Monte o roteiro interno

–  Defina quantos países/cidades você vai visitar. Logo depois, analise o mapa, localização e distâncias entre os destinos, com o objetivo de fechar o roteiro.

– Em seguida, defina o tempo que ficará em cada local, de acordo com as atrações que quer conhecer e com seu perfil de viajante. Portanto, escolha se quer explorar o lugar com calma, ou se quer conhecer um maior número de lugares?

4- Planeje seu deslocamento entre as cidades. 

Trem, ônibus, avião, carro alugado?

– Defina o deslocamento entre as cidades de acordo com o transporte disponível versus preço, horário, política de bagagem, e sua conveniência.

– De preferência, procure chegar à cidade de destino durante o dia, isso facilita sua localização no lugar.

– Ainda assim, se necessário, faça alterações no roteiro interno.

5- Reservas de hospedagem

– A hospedagem deverá ser feita de acordo com o seu estilo de viagem e orçamento. A saber,  a oferta de hospedagem é grande, desde um quarto em casa de família, aluguel de apartamento, hostel, hotéis diversos.

– Além disso, existem diversos sites de busca, costumo usar o airbnb.com, booking.com, decolar.com, smiles.com. Mas, lembre-se de checar se o site é confiável.

– Acima de tudo, verifique na hora de escolher se a sua hospedagem  tem fácil acesso à transporte público, além de proximidade com as principais atrações do seu interesse.

– Por fim, considere a opinião de outros viajantes.

6- Pesquise as atrações de cada local, analise o mapa, monte seu roteiro dia a dia

– Blogs de viagem ajudam muito, aproveite a experiência de outros viajantes.

– Sobretudo, verifique se as principais atrações do seu interesse estarão abertas e se precisa de reserva ou compra de ingresso com antecedência. Bem como, isso vale para passeios também.

– Caso caiba no seu orçamento, considere a opção de contratar um guia de viagem local, isso torna a viagem muito confortável.

– Algumas cidades pelo mundo tem guias/livros muito bons e que ajudam muito, analise o seu perfil.

7- Pesquise o transporte público do local

– Descubra se tem metrô, ônibus, possibilidade de compra de passe. E, em primeiro lugar, veja como chegar do aeroporto/estação de trem à sua hospedagem.

– Baixe aplicativos que ajudem na locomoção como Google maps por ex, que lhe leva onde você quiser, basta colocar o endereço, ou o nome da atração.

– Baixe aplicativos de transporte local –  alguns lugares do mundo, como no Canadá e Suíça por ex, você sabe tudo do transporte público, on line, por aplicativo.

– Verifique se o local tem transporte por aplicativo, como UBER, por exemplo.

8- Outras providências importantes e indispensáveis

– Verifique qual a moeda do destino e providencie a compra.

– Pesquise se tem necessidade de vistos para entrada no país.

– Vacinas exigidas – em alguns países é necessário apresentar cartão de vacinação na entrada, principalmente vacina de febre amarela.

Seguro Saúde – muito importante, a maioria dos países exige um seguro saúde para acesso ao pais.

Cartões de crédito internacionais costumar oferecer o Seguro Viagem que cobre também despesas com saúde. Para ter esse benefício é necessário efetuar a compra da passagem, ou pagamento da taxa de embarque, com o referido cartão. Verifique a política do seu cartão de crédito.

– Validade do seu passaporte (alguns países exigem validade do passaporte com mais seis meses além do período da viagem).

Verifique a temperatura no destino.

– Muito importante comprar um chip internacional para acesso à internet, isso pode ser feito no Brasil ou no aeroporto da chegada. Leia o artigo completo sobre chip internacional para tirar dúvidas.

9- Para os últimos preparativos e para não esquecer nada, utilize um check list de viagem

– Bastante útil e tem informações adicionais necessárias para finalizar sua organização de viagem.

– Preparei um especialmente para você. Basta clicar aqui.

10- Arrume suas malas lembrando que será você que vai carregá-las

Seja prático na hora de escolher as peças. Nessa hora, o menos é mais!

Se jogue e Boa Viagem!

Veja minhas visitas a museus pelo mundo:

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

25 de novembro de 2018

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.