Lausanne, na Suíça: o que conhecer em 1 dia

}
Leia em: 5 min

11 jun, 2020

Lausanne - Suiça, o que conhecer em 1 dia nessa linda cidade às margens do Lago de Genebra oLago Léman

Lausanne foi um dos meus últimos destinos durante a realização do sonho de viajar pela Suíça. Embora o roteiro tenha sido de dezessete dias, passei poucas horas na cidade, já que fiz um bate e volta a partir de Montreux.

Capital do cantão de Vaud, Lausanne encontra-se na parte francófona da Suíça, às margens do Lago Léman (também conhecido como Lago de Genebra). A cidade é dinâmica, unindo interesses diversos como comércio, universidade, esporte e cultura. Aliás, um dos grandes atrativos locais é o Museu Olímpico e o Comitê Olímpico Internacional (COI) fica lá também.

A paisagem de Lausanne é incrível e não é para menos, pois ela foi construída em cima de três montanhas! Assim, tem um relevo único que se destaca na paisagem do Lago Léman. E a gente ganha cenários incríveis para as fotos!

Além disso, Lausanne está pertinho de várias cidades incríveis da Suíça, tais como Genebra, Montreux, Berna e outras.

 

Um pouco mais sobre Lausanne

 

Um pouco mais sobre Lausanne cuja história remonta ao século romano.

Lausanne – Avenida às margens do Lago Leman

 

A história de Lausanne remonta ao Império Romano, pois um acampamento militar foi montado na região. Depois que os romanos perderam o poder, a cidade foi transferida para a colina atual para que sua defesa fosse facilitada. Já entre os séculos XVI e XVIII, pertenceu a Berna.

Sua proximidade com a França fez com que a cidade servisse de refúgio para os protestantes huguenotes que fugiam da perseguição em seu país. Ao fim, os protestantes franceses fundaram em Lausanne um seminário até que fosse seguro retornar suas atividades em solo francês.

Desde 1964, após a realização da Exposição Nacional Suíça, Lausanne vem se especializando em receber grandes eventos internacionais. Até mesmo chegou a sediar encontro do G8. Foi também a partir de meados do século XX que recebeu uma onda de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses que incrementaram a dieta local.

Por fim, a cidade não só se encontra em uma região com muitas vinícolas, como possui importantes escolas e universidades.

O aeroporto internacional mais próximo é o de Genebra, distante 60 km da cidade. Porém, é possível chegar a ela também de carro ou trem. Eu sugiro o trem, porque, para mim, é a melhor forma de percorrer a Suíça. O trajeto entre Lausanne e Montreux, por exemplo, dura apenas meia hora. Para obter mais informações, visite o site da empresa que controla os trens suíços, a SBB Company.

 

O que conhecer em Lausanne

O bom de Lausanne é que ela é uma cidade compacta e com bom transporte. Dessa forma, é possível conhecer as principais atrações em um único dia. Ainda assim, se você tiver mais tempo, aproveite porque eu tenho certeza que você vai se apaixonar! Só preste atenção ao desnível da cidade para ter certeza de que o deslocamento não vai ser uma contramão, pois não é à toa que ladeiras e escadas marcam a paisagem.

Como eu fui de trem, a minha sugestão é que você visite o Centro Turístico ao lado da estação para pegar um mapa da cidade. E encontre tempo para caminhar pela Promenade, o calçadão em frente ao lago. É para onde os moradores vão para descansar, se exercitar ou simplesmente dar uma caminhada.

Outro lugar interessante de se conhecer é o parque Bois de Sauvabelin. Ideal para relaxar, o bosque de ar fresco tem um lago, animais e uma torre de madeira e há até pontos para piquenique por lá.

 

Catedral de Lausanne

É, simplesmente, a catedral com mais elementos góticos na Suíça, por isso, você não pode deixar de conhecer. Já que foi construída em diversas etapas ao longo do tempo, entre construção e reformas, tem diferentes influências, sendo o gótico o mais marcante.

A Virgem do Ouro, imagem da Virgem Maria, levou muitos peregrinos à catedral durante a Idade Média. Porém, após a Reforma Protestante no século XVI, a imagem foi derretida para fazer moedas. Igualmente, muitos elementos católicos perderam espaço quando o culto calvinista ganhou espaço.

Por sinal, foi nessa época de transição que a catedral passou por sua primeira grande reforma, com direito a uma nova área litúrgica fora da área da nave. Os séculos XVII e XIX também foram de reforma, bem como a segunda década deste século XXI. E o resultado de tanta obra valeu a pena, pois a construção é belíssima!

Não é preciso pagar nada para entrar na catedral, porém paga-se para subir na torre de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade – só compensa se o dia estiver bonito. Mas o órgão de mais de 40 toneladas e com 7 mil tubos é uma atração, por isso, procure assistir a uma apresentação.

Ali por perto, você encontra ainda dois pontos turísticos:

  • O Château St. Maire, sede do governo do cantão de Vaud e antigo castelo construído no século XV para servir de moradia aos bispos de Lausanne;
  • A Ancienne Académie, primeira escola protestante da região.

Além disso, caminhe pelas ruelas para sentir o ritmo de vida local – aproveite que os carros não circulam por lá.

 

Museu Olímpico de Lausanne

 

Museu Olímpico de Lausanne -Uma emoçao conhecer a História dos Jogos Olímpicos

Museu Olímpico de Lausanne

 

Pense em duas pessoas apaixonadas por viagem e por esporte: eu e meu marido! Quando descobrimos que havia um Museu Olímpico em Lausanne, não pensamos duas vezes e corremos lá para visitar um dos maiores museus esportivos do mundo. Ele encontra-se na Promenade, em frente ao lago, então, não tem como errar.
Foi emocionante conhecer a história dos Jogos Olímpicos desde a Antiguidade até os dias atuais, bem como sentir a garra dos atletas e vivenciar o espírito olímpico. Ademais, o museu é o maior centro de informações do mundo dedicado aos Jogos Olímpicos. Lá tem réplica das tochas (de verão e inverno), mascotes, maquetes, medalhas e muito mais!

Antes mesmo de entrar no prédio, ainda no jardim do museu, sentimos o clima esportivo crescer. Por lá, há diversos painéis, esculturas e referências ao maior evento esportivo do mundo. No mínimo, você terá várias fotos incríveis!

Para uma amante do esporte como eu, em especial do voleibol, a experiência foi única. Só tinha vivido algo parecido quando fomos para o Rio de Janeiro para acompanhar as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa. Eu fui e super indico!

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e é preciso pagar uma taxa para entrar.

Leia tudo sobre a minha experiência no Museu Olímpico no post abaixo:

Museu Olímpico de Lausanne

 

Já pode pedir para voltar?

Como eu disse, meu tempo em Lausanne foi curto, pois fiz um bate volta de Montreux. Assim, não pude dar um pulo no moderninho Le Flon. O bairro, que até uns anos atrás estava abandonado, foi revitalizado. Hoje, abriga um animado centro cultural, comercial e de entretenimento de dia e, à noite, abriga bares e restaurantes badalados.

Em compensação, eu ainda tenho outros destinos para falar sobre por aqui. Aliás, você já leu sobre as outras cidades suíças que eu visitei?

 

Saiba mais  roteiro completo na Suíça no artigo abaixo

Suíça, um pais apaixonante

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *