Lagoa do Japonês: Atração surpreendente do Jalapão

Lagoa do Japonês, atração surpreendente no Jalapão

A Lagoa do Japonês é um complexo natural com uma lagoa de água transparente, de cor verde esmeralda, e uma gruta de águas azuis. Logo, um dos lugares mais incríveis e emocionantes que já́ conheci.

E tudo que é bom acaba, pois conhecemos a Lagoa do Japonês no nosso último dia (dia 6) da Expedição Jalapão, que fizemos com a Empresa Jalapão Selvagem.

Embora achasse que o Jalapão não poderia me surpreender no meu sexto dia de roteiro, confesso que me enganei. E nossa última, grande, surpreendente e incrível atração foi a Lagoa do Japonês.

Para ser sincera, eu nunca tinha ouvido falar desse lugar. Enfim, a Lagoa do Japonês é uma atração realmente digna de fechar a viagem ao Jalapão. Assim, o encerramento foi com ¨chave de ouro¨.

Em primeiro lugar, leia tudo sobre a nossa Expedição Jalapão no artigo abaixo:

Jalapão: Roteiro incrível de 6 dias

 

O que é a Lagoa do Japonês no Jalapão – Tocantins

 

Pier da Lagoa do Japonês no Jalapão

Píer da Lagoa do Japonês no Jalapão

 

Na prática, é uma lagoa de águas esverdeadas e rasas que dá acesso a uma gruta de águas azuis. Lá se pode tomar banho, entrar na gruta nadando, explorar a área interna e curtir bastante o local.

Ademais, a gruta é formada de rochas esculpidas pelo tempo, se transformando em uma verdadeira obra de arte da natureza. Além disso, o complexo de grutas está integrado à água e à vegetação.

 

 

Todavia, vale ressaltar que o acesso à gruta para conhecer por dentro só pode ocorrer acompanhado de um guia contratado no local. Quanto à profundidade da água: na lagoa, a maior parte é rasa, ao passo que, na gruta, chega até 3 metros de profundidade.

Por fim, o acesso da Lagoa até a gruta é feito ou andando/nadando pela água ou, ainda, com o auxílio de um barquinho que faz parte da estrutura do local.

 

Gruta da Lagoa do Japonês

Gruta da Lagoa do Japonês

 

Além disso, há também dois decks na lagoa que dão acesso à água. Inclusive, em um deles, sempre tem um barco para acesso à gruta. Entretanto, o acesso através do barco é exclusivo para turistas que chegam ao local com guia ou que contratam um guia local.

 

Onde fica a Lagoa do Japonês

A Lagoa do Japonês está localizada em uma propriedade particular, no município de Pindorama do Tocantins, distante 35 km da sede da cidade. O local conta com uma boa estrutura com estacionamento, um pequeno restaurante numa palhoça com mesas e cadeiras, área para piquenique e sanitários.

 

Como chegar na Lagoa do Japonês

A partir de Palmas, são 260 km; já de Ponte Altas do Tocantins são 92 Km. Uma parte do acesso é feita por estrada de terra (32 Km). Portanto, o ideal é que esse trecho seja feito em carro de tração 4×4.

 

Onde comer no dia da visita à Lagoa do Japonês

 

Onde comer quando for a Lagoa do Japonês no Jalapão: Restaurante da Dona Minervina

Onde comer quando for à Lagoa do Japonês: Restaurante da Dona Minervina

 

Há uma pequena estrutura com um restaurante/lanchonete na Lagoa do Japonês. Lá você tem opção para um lanche ou beber alguma coisa. Entretanto, indico almoçar no Restaurante Dona Minervina, que fica a 10 minutos do local.

No nosso caso, passamos para reservar o almoço na ida e almoçamos na volta. No entanto, vale ressaltar que estávamos em uma expedição de 6 dias de roteiro com a Jalapão Selvagem, cujas refeições já estavam incluídas.

O Restaurante de  Dona Minervina é um local simples, cheio de mangueiras e animais soltos no quintal. A comida é caseira e deliciosa, feita por Dona Minervina em um fogão a lenha. Em resumo, uma experiência gastronômica muito especial.

 

 

Acima de tudo, o atendimento e o acolhimento do local fazem toda a diferença. Logo, eu considero como imperdível essa parada para almoço e recomendo.

 

 

Onde se hospedar para conhecer a Lagoa do Japonês

A cidade mais perto da Lagoa do Japonês é Pindorama do Tocantins. No entanto, ficamos hospedados em Ponte Alta do Tocantins. Independente de sua escolha, faça a sua reserva pelo Booking.com.

 

Informações úteis sobre a Lagoa do Japonês

O que você precisa saber antes de conhecer essa atração:

  • O banho é imperdível.
  • Tem muitos peixinhos no local e eles são vorazes, praticamente carnívoros…kkk
  • Para os mais aventureiros, há uma tirolesa. Entretanto, o valor é pago à parte.
  • Para proteger a natureza, não se permite o uso de repelente e protetor solar no local.
  • O lugar tem pedras perfuro cortantes, logo, toda atenção é pouca. Para proteção, vá calçado em sapatilha/tênis para uso na água.

Compre o seu aqui:

Leve óculos de mergulho/snorkel. Clique na imagem abaixo e adquira o seu.

Entretanto, caso não tenha o material acima, você também poderá alugar no local.

Enfim, eu sugiro que você leve o seu material. E não esqueça, compre todo o seu material antes de viajar na loja da AMAZON.com.

 

Visitação a Lagoa do Japonês

Antes de encerrar este texto, aviso que você irá desembolsar R$ 25,00 por pessoa para passar o dia na lagoa. Demais, paga-se R$ 40 por pessoa para ter a emoção na tirolesa.

Por fim, você pode ainda ter despesas com o aluguel, no local, de snorkel, boias e sapatilhas para água, além do custo adicional com guia.

 

Minha experiência na Lagoa do Japonês

 

A beleza da Lagoa do Japonês no Jalapão

A beleza da Lagoa do Japonês, no Jalapão

 

Como relatei anteriormente, não conhecia e nunca tinha ouvido falar sobre a Lagoa do Japonês. Portanto, não tinha nenhuma expectativa e já vinha de uma experiência incrível no Jalapão.

Daí, fui impactada positivamente pela beleza extraordinária do local. Com efeito, a atração, para mim, foi algo totalmente diferente de tudo que já conheci pelo mundo afora.

Enfim, ao chegar ao local com o nosso guia, sentamos para tomar um suco e, em seguida fomos para a Lagoa. Já achei bem bonito sua cor esverdeada e me encantei.

No entanto, o melhor estava por vir. Pegamos o barco e navegamos por 10 minutos na Lagoa (nosso guia Mante conduziu o barco).

 

 

No momento em que chegamos à área da gruta, onde a água muda de cor, ficando azul, nos deparamos com um cenário absolutamente deslumbrante.

Como não poderia deixar de ser, fiquei encantada. Ainda mais que, no local, tem uma plataforma na qual você pode ficar dentro da água, contemplando a beleza do local.

No tempo em que ficamos por lá, nadamos até a gruta, tiramos foto com a GOPRO embaixo d’água, (a água é transparente), quase fomos devorados pelos peixinhos e ainda escorreguei e me machuquei nas pedras (todo cuidado é pouco por lá).

 

A transparência da água na gruta na Lagoa do Japonês

Gruta da Lagoa do Japonês – água transparente

A beleza da água na Lagoa do Japonês no Jalapãp

Água transparente e peixinhos carnívoros na Lagoa do Japonês

 

Em seguida, retornamos no barquinho até o píer da Lagoa. Em resumo, o lugar é perfeito e imperdível. Todavia, ficou faltando a experiência da tirolesa, pois ela não estava funcionando no período. Aliás, um bom motivo para voltar lá!

 

Conclusão: A visita à lagoa do Japonês é imperdível

 

A Lagoa do Japonês no Jalapão é imperdível

A Lagoa do Japonês no Jalapão é imperdível

 

Pois é: depois de um roteiro de 6 dias conhecendo todo o Jalapão, passando pelos impressionantes fervedouros, cachoeiras, serras e pedra furada, finalizamos o nosso roteiro em um local tão incrível quanto os demais.

Assim, afirmo, com toda segurança, que a viagem ao Jalapão é perfeita e que a visita à Lagoa do Japonês é imperdível.

Vale ressaltar que a melhor opção para conhecer o Jalapão é com uma expedição com empresa local. E nós escolhemos a Jalapão Selvagem. Mas, caso opte por fazer sozinho, não esqueça de usar os serviços dos nossos parceiros abaixo no seu planejamento de viagem.

 

Leia mais sobre o a nossa Expedição Jalapão:

Cachoeiras do Jalapão: 8 cachoeiras para conhecer e se encantar

Fervedouros do Jalapão: quais são os melhores e onde ficam

Dunas do Jalapão no Tocantins: é imperdível

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

19 de outubro de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

28 Comentários

  1. FATIMA QUEIROZ

    Adorei. Breve iremos conhecer. Parabéns pelo trabalho.

    Responder
    • Norma

      Via sim Fatima. Vocês irão adorar.

      Responder
  2. Cintia Grininger

    O Jalapão parece mesmo um lugar incrível!!! Amo locais como a Lagoa do Japonês, embora seja bem medrosa… mas nada supera a emoção de se superar e conhecer um lugar desses. Ótimas dicas!

    Responder
    • Norma

      Tem que buscar superar o medo mesmo Cintia. Senão pode perder atrações incrível. Obrigada a você pelo retorno

      Responder
  3. Andrea

    Achei a Lagoa do Japonês muito bonita, os peixinhos me lembraram aqueles tratamentos para os pés, mas no teu caso foi o corpo inteiro. Vou deixar anotado este passeio quando for para o Jalapão.

    Responder
    • Norma

      Não deixe de conhecer. Vale muito à pena. Vai gostar muito

      Responder
  4. Ma

    Olha que otimas infos sobre a Lagoa do japones, nao sabia que ficava em uma propriedade particular, afinal nunca havia pesquisado sobre este destino. obrigada pelos infos, post facil de entender para quem esta indo 😉

    Responder
    • Norma

      Que ótimo. O objetivo é esse mesmo. Facilitar a vida do viajante. Que bom que gostou.

      Responder
  5. Deyse

    Norma, amei a Lagoa do Japonês, sem dúvida uma maravilhosa atração do Jalapão que não pode passar batido! A cor da água é linda, sem dúvida uma atração imperdível!

    Responder
    • Norma

      Com certeza Deyse. Lugar que precisa ser visitado.

      Responder
  6. Sylvia Leite

    Que cor linda e que transparência dessa água da Lagoa do Japonês, no Jalapão. Adorei a postagem.

    Responder
    • Norma

      A Lagoa do japonês é bem diferente e especial mesmo. Obrigada.

      Responder
  7. Letícia

    Super completo seu post sobre a Lagoa do Japonês. Me deu ainda mais vontade de conhecer o Jalapão, apesar de não ser o meu estilo de viagem de primeira escolha! Gostei das fotos e principalmente das dicas dos acessórios que são necessários ter! Adorei!

    Responder
    • Norma

      Oi Leticia, é um lugar bem especial mesmo, vale a pena conhecer.

      Responder
  8. Hebe C

    Norma , perfeito suas dicas para conhecer essa atração surpreendente do Jalapão, que coisa mais linda essa lagoa do Japonês, Esse destino sairá em 2021 se Deus quiser!!

    Responder
  9. Diego

    Com certeza um lugar imperdivel e que nao pode ficar fora do roteiro em uma viagem ao Jalapão! Entrou pra minha lista! Boa dica!

    Responder
    • Norma

      Muito obrigada Diego. Um lugar bem especial mesmo.

      Responder
  10. Fabíola Moura

    Fechou mesmo com chave de ouro essa expedição. Que coisa mais linda a Lagoa do Japonês, essa água azul transparentes e essas formações rochosas únicas deixam o lugar ainda mais perfeito.

    Responder
    • Norma

      É isso mesmo Fabíola, foi uma visita bem especial.

      Responder
  11. Angela Martins

    Que espetáculo esse Lago Japonês. Amei a dica. Meu sonho é conhecer o Jalapão.

    Responder
    • Norma

      O jalapão é muito especial mesmo. Tem que conhecer.

      Responder
  12. Cintia Vaz

    Esses dias eu assisti um video no Youtube sobre essa lagoa do Japônes, e realmente fiquei impressionada com a cor dessa água, a paisagem.
    Nossa quanto peixinho naquela foto embaixo da água. Jalapão realmente é um dos destinos mais lindos do Brasil!

    Responder
    • Norma

      Que legal. A Lagoa do Japonês é muito impressionante mesmo.

      Responder
  13. Van

    Sou doida para conhecer o Jalapão e nunca tinha ouvido falar na lagoa do Japonês! Que lugar maravilhoso!! Adorei saber mais e já quero conhecer.

    Responder
    • Norma

      Eu também não sabia nada sobre a Lagoa do Japonês e foi uma imensa surpresa.

      Responder
  14. Aline

    Surpreendente mesmo! Adorei tudo, muito se fala sobre os fervedouros né? Mas sobre essa lagoa nunca tinha visto nada. Quero mais dicas sobre o Jalapão, como funciona esse pacote com refeição inclusa? Qual a melhor época para ir?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.