Campo Grande MS: 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul

Campo Grande MS - 7 atrações para conhecer na capital do MS

Campo Grande MS (Mato Grosso do Sul) é destino de muitos turistas, mas eles não costumam ficar por muito tempo. É que a capital é considerada a porta de entrada para o Pantanal Sul. Assim, os turistas que chegam ao seu aeroporto internacional, na verdade, querem ir para outras cidades do estado, como Bonito.

No entanto, quando você for ao Pantanal, eu recomendo que você separe ao menos um dia de sua viagem para conhecer Campo Grande MS. Cidade de ruas largas e arborizadas, penso que vale a pena conhecê-la.

Aliás, essa é uma das capitais mais verdes do Brasil! Só a prefeitura mantém oito parques públicos. E há ainda os parques estaduais, como o Parque das Nações Indígenas (cartão postal do estado) e o Parque Matas do Segredo (unidade de conservação que funciona como laboratório natural).

Leia também outros artigos sobres capitais do Brasil:

Palmas: O que conhecer na capital do Tocantins

Belo Horizonte em três dias: O que conhecer

 

Campo Grande MS: A Cidade Morena

Campo Grande recebeu este apelido, Cidade Morena, por causa da cor de sua terra – roxa ou vermelha. Fundada em junho de 1872 por José Antônio Pereira, o que atraiu seus primeiros moradores (com destaque para os mineiros) foi justamente a qualidade do seu solo fértil.

A saber, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos ajudaram a compor a população local. E também os indígenas. Por sinal, mais recentemente, brasileiros de diferentes estados, particularmente do sul e sudeste, têm elegido Campo Grande como morada. Logo, essa migração se deve à boa infraestrutura da cidade, bem como à qualidade de vida que oferece – afinal, ela ainda tem ares de cidade do interior.

Uma curiosidade: Campo Grande está localizada bem ao centro do Mato Grosso do Sul, estando à mesma distância dos extremos norte, sul, leste e oeste. Desta forma, esse fator facilitou a construção das primeiras estradas da região e, logo, a cidade se tornou importante ponto de entroncamento.

Embora não tenha grandes rios, o município é cortado por córregos, ribeirões e rios de pequeno porte. Além disso, é detentor da maior porcentagem do Aquífero Guarani dentro do território brasileiro.

Só fique esperto: em relação ao fuso horário de Brasília, o relógio em Campo Grande deve ser atrasado uma hora.

 

Locomoção em Campo Grande

O aeroporto está a cerca de 6 km do centro de Campo Grande MS e há sempre a opção de pegar um táxi ou acionar um motorista de aplicativo. Outra opção é alugar um carro com a Rentcars para ter mais liberdade nos seus passeios.

Entretanto, o que os próprios campo-grandenses não recomendam é optar pelo transporte público. É que é preciso comprar um cartão de passe antes do embarque no ônibus e não há ponto de venda dentro do aeroporto. É preciso, então, atravessar a Avenida Duque de Caxias para encontrar um ponto de venda próximo.

Por outro lado, é fácil circular pela cidade, uma vez que ela foi planejada. E é também muito agradável andar pelas ruas com árvores e jardins! As dicas abaixo, por sinal, estão, em sua maioria, localizadas no centro da cidade. Por isso, você não deverá ter dificuldade alguma para conhecer os principais pontos turísticos. Vamos lá?

 

7 atrações para conhecer em Campo Grande MS

1. Praça Ary Coelho

 

Praça Ari Coelho em Campo Grande MS

Praça Ari Coelho em Campo Grande MS

 

Eu indico que você comece pela Praça Ary Coelho por causa de sua localização central em relação às outras atrações. Antes um cemitério, o local virou uma praça ainda em 1909. O interessante é que ela foi mudando de nome conforme o tempo passou:

  • Jardim ou Praça Municipal em 1915;
  • Praça da Independência na década de 20;
  • Praça da Liberdade no início dos anos 30;
  • Finalmente, Praça Ary Coelho, em 1952, em homenagem ao Prefeito de Campo Grande assassinado nesse ano em Cuiabá.

Ademais, não deixe de passar por essa praça à noite para ver a sua iluminação!

 

2. Casa do Artesão

Casa do artesão em Campo Grande MS

Casa do artesão em Campo Grande MS

 

Essa é a dica para quem não perde a oportunidade de fazer compras em suas viagens ou quer apenas levar algumas lembrancinhas – de Campo Grande ou do Pantanal. Sobretudo, é nesse espaço que artesões locais se reúnem para vender peças dos mais variados tipos e valores.

 

Casa do artesão em Campo Grande MS

Casa do artesão em Campo Grande MS

Destaque ainda para o prédio em que a Casa do Artesão está localizada, datado de 1923. O espaço abre de segunda a sábado, das 8h às 18h.

 

3. Morada dos Baís

 

Casa dos Baís em Campo Grande MS

Campo Grande MS – Casa dos Baís

 

Este casarão histórico, construído entre 1913 e 1918, serviu como residência da família de Bernardo Franco Baís – importante comerciante local. Atualmente, o prédio é Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande e proporciona aos visitantes conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia sul mato-grossenses.

Administrado pelo SESC/MS, o casarão abriga programação variada. Exposições de arte, cinema, oficinas e happy hour com música ao vivo e pratos regionais são algumas das suas atrações.

Os shows acontecem de quarta a sábado, das 20h às 22h (o serviço de bar começa às 18h30), e as exposições ficam disponíveis ao público de terça a sábado, das 14h às 20h. E o melhor: a entrada é gratuita.

 

4. Mercadão Municipal de Campo Grande MS

 

Cultura, Gastronomia e artesanato no Mercadão Municipal de Campo Grande MS

Imperdível a visita ao Mercadão Municipal

 

Quer conhecer os sabores de Campo Grande MS? Pois você não pode deixar de ir ao Mercado Municipal – ou Mercadão! Bem organizado e com muitas opções de artesanato, há diferentes opções de comidas locais.

Eu recomendo que você aproveite para conhecer a chipa, tradicional iguaria paraguaia que se tornou queridinha entre os sul mato-grossenses. Ela lembra o nosso pão de queijo, porém, a consistência é diferente e ela tem formato de ferradura. O tereré (mate gelado) pode ser uma boa pedida em dias de calor.

O bom do Mercadão é que tudo lá reflete a cultura do estado. O lugar funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 18h30, e das 6h às 12h nos domingos e feriados.

 

Cultura, Gastronomia e artesanato no Mercadão Municipal de Campo Grande MS

Visite o Mercadão Municipal em Campo Grande MS – Cultura, Gastronomia e artesanato local

 

E, já que você está por ali, não deixe de conhecer a Feira Indígena na praça Oshiro Takimori, ao lado do Mercadão. Ela é bem simples, mas você poderá ver de perto produtos agrícolas como raízes medicinais, sementes e frutas nativas, bem como artesanato indígena. A feira funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h.

 

5. Parque Horto Florestal

Se sentir que precisa recuperar as forças antes de dar seguimento ao passeio, considere uma parada estratégica no Parque Horto Florestal. A área verde encontra-se bem no centro de Campo Grande MS e tem bancos convidativos para quem procura uma sombra para descansar.

A área preservada e arborizada tem mais de seis hectares e conta com Centro de Convivência do Idoso, pista de caminhada e diversos banquinhos. O parque está todos os dias, das 5h às 20h.

 

6. Praça das Araras

 

Praça das Araras em Campo Grande - MS

Praça das Araras em Campo Grande – MS

Essa praça fica um pouco mais distante do centro e talvez seja melhor ir de carro até lá – ela está mais perto do aeroporto. Na verdade, o seu atrativo são as três esculturas de araras gigantes, obras do artista plástico Clair Ávila, inauguradas em 1964.

A arara é uma das aves típicas do Pantanal. O objetivo das esculturas é exatamente estimular a preservação desse animal. E, de quebra, você ainda pode conseguir boas fotos!

 

7. Parque das Nações Indígenas

Se você tiver pouco tempo em Campo Grande e precisar escolher apenas uma atração para visitar, o Parque das Nações Indígenas é A Opção. Afinal, ir à capital sul mato-grossense e não conhecer esse que é o cartão postal da cidade é quase como se você não tivesse de fato ido!

O parque fica no final da Avenida Afonso Pena, a principal do município, e um grande número de pessoas passa por ele todos os dias. Ademais, este é um dos maiores parques urbanos do mundo.

O mais legal é que há diversas espécies de animais nele. Assim, é possível avistar capivaras, tatus, quatis, tucanos e araras durante seu passeio.

Caminhada, corrida, canoagem, futebol, basquete, vôlei, tênis de areia, skate, patins e ciclismo são algumas das práticas esportivas que podem ser feitas no parque de 119 hectares. Inaugurado em 1993, ele tem ainda parques infantis, concha acústica para shows e uma área destinada a shows e eventos maiores.

O lago formado pelo córrego Prosa é um dos pontos mais fotografados de Campo Grande. Para mim, a visita a este parque é obrigatória. Seu funcionamento é diário, das 6h às 21h30h.

 

Parque das Nações Indígenas - Lago em Campo Grande MS

Parque das Nações Indígenas – Lago em Campo Grande MS

Museu das Culturas Dom Bosco

 

 

O Parque das Nações Indígenas abriga dois dos principais museus de Campo Grande. O primeiro deles é o Museu das Culturas Dom Bosco, ligado à Universidade Católica Dom Bosco. Para mim, visitá-lo foi um dos pontos altos do passeio. Ele tem coleções tanto voltadas para grupos indígenas nativos, como espécies de animais e alguns minerais.

Tive a oportunidade de ver a exposição temporária “Sobre a natureza das coisas“, assim como a exposição permanente “Povos do Mato Grosso do Sul”. Achei o lugar lindo, bem cuidado e com um acervo muito rico sobre os povos indígenas. Aliás, o design do seu interior já é algo que impressiona!

Garanta sua ida ao museu: ele funciona de terça a sábado, das 8h às 16h30. Paga-se uma taxa para entrar.

Já o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) é estadual e tem entrada franca. Cerca de 1.600 obras estão distribuídas em cinco salas, sendo que boa parte delas é de artistas regionais. O museu funciona de terça a sexta, das 7h30 às 17h30h, das 14h às 18h nos sábados, domingos e feriados.

 

8. Lago do Amor

Lago muito bonito, onde as pessoas costumam ir para namorar, pescar, andar de bote e assistir ao por do sol. Além disso, o local é uma reserva natural onde se pode observar garças, capivaras, jacarés e outros animais.

No entanto, quando fomos à região do lago, estava um pouco abandonada e necessitando de maiores cuidados e limpeza.

 

Atrações de Campo Grande MS - Lago do Amor

Campo Grande MS – Lago do Amor

 

9. Feira Central de Campo Grande

 

Feira Central - Campo Grande - MS

Feira Central – Campo Grande – MS

 

A Feira Central de Campo Grande é, literalmente, muito frequentada por turistas em  Campo Grande MS. A saber, no local, vende-se de tudo um pouco: roupas, comidas típicas, eletrônicos, artesanato e o quê mais você imaginar… kkk

Por lá, você encontra diversos restaurantes de culinária local, sendo os grandes destaques o tradicional espetinho com a mandioca amarela da terra e o sobá.

Além disso, tem muitos restaurantes de comida chinesa também.

 

10. Culinária local

Se vai para o Centro-Oeste do país, precisa provar a culinária local, que é bem diferente e tem sabores muito próprios. Sugiro provar pelo menos um dos pratos típicos abaixo:

Sobá – eleito como o prato típico de Campo Grande MS, é um prato de origem japonesa que mistura macarrão, omelete desfiada, caldo de peixe e cheiro-verde. Eu achei um pouco parecido com sopa e com miojo.

Chipa –  tradicional comida paraguaia que se tornou queridinha entre os sul mato-grossenses. Ela lembra o nosso pão de queijo, porém a consistência é diferente e ela tem formato de ferradura.

Tereré – na verdade, é o mate gelado que pode ser uma boa pedida em dias de calor.

Carne Moída com pequi – pequi é uma fruta típica daquela região, muito utilizada na culinária local.

Peixes locais – o pintado é um dos peixes mais consumidos naquela região e é uma delícia acompanhado com legumes. Outra opção é o pacu assado recheado com farofa.

Vale ressaltar que você encontra todos esses pratos nos restaurantes da Feira Central de Campo Grande.

 

Enfim, vamos a Campo Grande

Eu realmente espero ter convencido você de que vale a pena programar uma parada em Campo Grande para conhecer a cidade quando você for ao Pantanal ou a Bonito MS! Enfim, eu sou mesmo uma grande entusiasta da ideia de que devemos conhecer o nosso país!

O ponto forte de Campo Grande MS é essa mescla de belezas naturais, cultura rica e culinária.

Sobretudo, estando em Campo Grande, se puder, alugue um carro e já comece o seu passeio curtindo as estradas até o pantanal e Bonito. Passeando por elas, você terá boas oportunidades de ver animais diversos, assim como sua rica vegetação.

 

Com o intuito de acrescentar mais experiências de viagens em outras capitais no Brasil e no mundo, selecionei abaixo alguns artigos de blogs que admiro:

O blog, Enquanto Elas Crescem destacou:  São Paulo com crianças – 4 atrações imperdíveis

Já, Viajando com a Cintia nos conta:  O que fazer em São Paulo

Do Abc dos viajantes leia o artigo: Conhecendo a romântica capital da República Tcheca.

Já do blog, Dica das twins, selecionei: Algumas das capitais mais atraentes do mundo.

E Mystras  nos fala sobre: Waikiki, o centro turístico de Honolulu 

Lugares de Memória escreveu sobre: Willemstad: a colorida e miscigenada capital de Curaçao

E, para finalizar, o blog Flor na Cabeça da dicas sobre:  O que fazer em Berlim em 2 dias

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.
Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*
  • Enfim, COMPRE tudo que vai precisar para a sua VIAGEM na AMAZON.COM.

15 de outubro de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

El Quarto

Seguros Promo

Passagens Promo

Ofertas

ADS

Seguros Promo

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 60 EUROPA AC 60 EUROPA Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 24/dia*

Amazon.com

ADS

Ofertas

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

26 Comentários

  1. Alessandra

    Adorei as atrações na Capital Campo Grande, não conheço mas fiquei com vontade de conhecer!!!!

    Responder
    • Norma

      Que legal Alessandra. Vai conhecer Campo Grande qdo puder sim.

      Responder
  2. Nathalia

    Fiquei super interessada nas atrações na capital Campo Grande, não conheço o local, mas sou louca para provar comidas diferentes e amei a culinárias local! Excelente postagem

    Responder
    • Norma

      Muito obrigada Nathalia. Muito legal conhecer outras culturas mesmo.

      Responder
  3. Letícia

    Adorei o post Norma! 🙂 Fiquei apaixonada pelas áreas verdes de Campo Grande! Com certeza vale a pena tirar um dia para vistar a cidade!! Obrigada! 🙂

    Responder
    • Norma

      Vale mesmo Leticia. Faz isso se for por lá.

      Responder
  4. Deyse

    Estou louca pra conhecer o Mato Grosso do Sul, e começar pela capital Campo Grande seria maravilhosa! Amei as suas 10 dicas de atrações nessa capital, sem dúvida me ajudarão a montar meu roteiro! Obrigada!

    Responder
    • Norma

      Muito Obrigada Deyse. Vai conhecer o MS sim, aproveita e conhece Bonito também.

      Responder
  5. Tamara Cerqueira

    São muitas as atrações mostradas no blog, vale a pena conhecer Campo Grande/MS! E o conjunto de fotos, amei!!

    Responder
    • Norma

      Obrigada Tamara. Que bom que gostou.

      Responder
  6. Andrea

    Olá, sim você me convenceu a incluir Campo Grande, estou planejando conhecer Bonito, e pelas atrações mostradas no post vale a pena dedicar um tempo a capital do MS também.

    Responder
    • Norma

      Tudo é muito simples por lá Andrea, mas Campo Grande é uma cidade planejada, com uma cultura e gastronomia própria e muitos parques, então acho que vale a pena conhecer.

      Responder
  7. Daniela

    Adorei as dicas das 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul! Sou louca para fazer esse destino e seu post me ajudou muito!

    Responder
    • Norma

      Que ótimo, combina com o Pantanal e Bonito e vai ficar perfeito.

      Responder
  8. Fabíola Moura

    Não sabia muito sobre Campo Grande, a cidade morena, mas esse roteiro deixa a gente com vontade de conhecer. Quanta cultura no Mato Grosso do sul e a culinária então, fiquei com vontade de provar a Chipa.

    Responder
    • Norma

      Sempre bom conhecer outros lugares e novas culturas, Campo Grande é um lugar simples, mas rico na sua natureza cultura e gastronomia.

      Responder
  9. Sil Mendes

    Norma, morei 7 anos em Campo Grande, inclusive meu filho nasceu lá. Fiz grandes amizades lá e concordo com você que vale a pena programar uma viagem para em Campo Grande e explorar essas suas dicas de atrações na capital do Mato Grosso do Sul.

    Responder
    • Norma

      Que maravilha Sil. Que feedback perfeito. Eu, pessoalmente, sempre acredito que vale á pena explorar novos lugares e culturas e gostei de conhecer Campo Grande.

      Responder
  10. Angela Martins

    Que delícia ler esse post! morei 1 ano em Campo Grande. Adorei relembrar essas atrações da capital do MS. Saudade do sobá!

    Responder
    • Norma

      Se já morou lá, tem autoridade para falar. Obrigada

      Responder
  11. Hebe C

    Norma, adorei seu post e suas dicas das 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul! Sou louca para fazer esse destino e seu post vai me ajudar com toda a certeza.

    Responder
    • Norma

      Obrigada Hebe, acredito que sempre vale a pena conferir e ter seu próprio olhar.

      Responder
  12. Luciana

    Nosso Brasil tem tanto para descobrirmos!! Lendo esse post com dicas das 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul fiquei ainda com mais vontade de conhecer Campo Grande!!!

    Responder
    • Norma

      Pais muito extenso e com múltiplas belezas mesmo. Com certeza vale a pena conhecer Campo Grande.

      Responder
  13. vanessa

    Olá! Devo passar por Campo Grande também, não tinha intenção de conhecer a cidade mas gostei das atrações que você demonstrou. Adorei as dicas

    Responder
    • Norma

      Oi Vanessa, vale a pena dar uma volta por lá sim. Faz isso.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.