Campo Grande MS (Mato Grosso do Sul) é destino de muitos turistas, mas eles não costumam ficar por muito tempo. É que a capital é considerada a porta de entrada para o Pantanal Sul. Assim, os turistas que chegam ao seu aeroporto internacional, na verdade, querem ir para outras cidades do estado, como Bonito.
Bonito MS: Como planejar a sua viagem
No entanto, quando você for ao Pantanal, eu recomendo que você separe ao menos um dia de sua viagem para conhecer Campo Grande MS. Cidade de ruas largas e arborizadas, penso que vale a pena conhecê-la.
Aliás, essa é uma das capitais mais verdes do Brasil! Só a prefeitura mantém oito parques públicos. E há ainda os parques estaduais, como o Parque das Nações Indígenas (cartão postal do estado) e o Parque Matas do Segredo (unidade de conservação que funciona como laboratório natural).
Leia também outros artigos sobres capitais do Brasil:
Palmas: O que conhecer na capital do Tocantins
Belo Horizonte em três dias: O que conhecer
Campo Grande MS: A Cidade Morena
Campo Grande recebeu este apelido, Cidade Morena, por causa da cor de sua terra – roxa ou vermelha. Fundada em junho de 1872 por José Antônio Pereira, o que atraiu seus primeiros moradores (com destaque para os mineiros) foi justamente a qualidade do seu solo fértil.
A saber, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos ajudaram a compor a população local. E também os indígenas. Por sinal, mais recentemente, brasileiros de diferentes estados, particularmente do sul e sudeste, têm elegido Campo Grande como morada. Logo, essa migração se deve à boa infraestrutura da cidade, bem como à qualidade de vida que oferece – afinal, ela ainda tem ares de cidade do interior.
Uma curiosidade: Campo Grande está localizada bem ao centro do Mato Grosso do Sul, estando à mesma distância dos extremos norte, sul, leste e oeste. Desta forma, esse fator facilitou a construção das primeiras estradas da região e, logo, a cidade se tornou importante ponto de entroncamento.
Embora não tenha grandes rios, o município é cortado por córregos, ribeirões e rios de pequeno porte. Além disso, é detentor da maior porcentagem do Aquífero Guarani dentro do território brasileiro.
Só fique esperto: em relação ao fuso horário de Brasília, o relógio em Campo Grande deve ser atrasado uma hora.
Locomoção em Campo Grande
O aeroporto está a cerca de 6 km do centro de Campo Grande MS e há sempre a opção de pegar um táxi ou acionar um motorista de aplicativo. Outra opção é alugar um carro com a Rentcars para ter mais liberdade nos seus passeios.
Entretanto, o que os próprios campo-grandenses não recomendam é optar pelo transporte público. É que é preciso comprar um cartão de passe antes do embarque no ônibus e não há ponto de venda dentro do aeroporto. É preciso, então, atravessar a Avenida Duque de Caxias para encontrar um ponto de venda próximo.
Por outro lado, é fácil circular pela cidade, uma vez que ela foi planejada. E é também muito agradável andar pelas ruas com árvores e jardins! As dicas abaixo, por sinal, estão, em sua maioria, localizadas no centro da cidade. Por isso, você não deverá ter dificuldade alguma para conhecer os principais pontos turísticos. Vamos lá?
7 atrações para conhecer em Campo Grande MS
1. Praça Ary Coelho

Praça Ari Coelho em Campo Grande MS
Eu indico que você comece pela Praça Ary Coelho por causa de sua localização central em relação às outras atrações. Antes um cemitério, o local virou uma praça ainda em 1909. O interessante é que ela foi mudando de nome conforme o tempo passou:
- Jardim ou Praça Municipal em 1915;
- Praça da Independência na década de 20;
- Praça da Liberdade no início dos anos 30;
- Finalmente, Praça Ary Coelho, em 1952, em homenagem ao Prefeito de Campo Grande assassinado nesse ano em Cuiabá.
Ademais, não deixe de passar por essa praça à noite para ver a sua iluminação!
2. Casa do Artesão

Casa do artesão em Campo Grande MS
Essa é a dica para quem não perde a oportunidade de fazer compras em suas viagens ou quer apenas levar algumas lembrancinhas – de Campo Grande ou do Pantanal. Sobretudo, é nesse espaço que artesões locais se reúnem para vender peças dos mais variados tipos e valores.

Casa do artesão em Campo Grande MS
Destaque ainda para o prédio em que a Casa do Artesão está localizada, datado de 1923. O espaço abre de segunda a sábado, das 8h às 18h.
3. Morada dos Baís

Campo Grande MS – Casa dos Baís
Este casarão histórico, construído entre 1913 e 1918, serviu como residência da família de Bernardo Franco Baís – importante comerciante local. Atualmente, o prédio é Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande e proporciona aos visitantes conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia sul mato-grossenses.
Administrado pelo SESC/MS, o casarão abriga programação variada. Exposições de arte, cinema, oficinas e happy hour com música ao vivo e pratos regionais são algumas das suas atrações.
Os shows acontecem de quarta a sábado, das 20h às 22h (o serviço de bar começa às 18h30), e as exposições ficam disponíveis ao público de terça a sábado, das 14h às 20h. E o melhor: a entrada é gratuita.
4. Mercadão Municipal de Campo Grande MS

Imperdível a visita ao Mercadão Municipal
Quer conhecer os sabores de Campo Grande MS? Pois você não pode deixar de ir ao Mercado Municipal – ou Mercadão! Bem organizado e com muitas opções de artesanato, há diferentes opções de comidas locais.
Eu recomendo que você aproveite para conhecer a chipa, tradicional iguaria paraguaia que se tornou queridinha entre os sul mato-grossenses. Ela lembra o nosso pão de queijo, porém, a consistência é diferente e ela tem formato de ferradura. O tereré (mate gelado) pode ser uma boa pedida em dias de calor.
O bom do Mercadão é que tudo lá reflete a cultura do estado. O lugar funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 18h30, e das 6h às 12h nos domingos e feriados.

Visite o Mercadão Municipal em Campo Grande MS – Cultura, Gastronomia e artesanato local
E, já que você está por ali, não deixe de conhecer a Feira Indígena na praça Oshiro Takimori, ao lado do Mercadão. Ela é bem simples, mas você poderá ver de perto produtos agrícolas como raízes medicinais, sementes e frutas nativas, bem como artesanato indígena. A feira funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h.
5. Parque Horto Florestal
Se sentir que precisa recuperar as forças antes de dar seguimento ao passeio, considere uma parada estratégica no Parque Horto Florestal. A área verde encontra-se bem no centro de Campo Grande MS e tem bancos convidativos para quem procura uma sombra para descansar.
A área preservada e arborizada tem mais de seis hectares e conta com Centro de Convivência do Idoso, pista de caminhada e diversos banquinhos. O parque está todos os dias, das 5h às 20h.
6. Praça das Araras

Praça das Araras em Campo Grande – MS
Essa praça fica um pouco mais distante do centro e talvez seja melhor ir de carro até lá – ela está mais perto do aeroporto. Na verdade, o seu atrativo são as três esculturas de araras gigantes, obras do artista plástico Clair Ávila, inauguradas em 1964.
A arara é uma das aves típicas do Pantanal. O objetivo das esculturas é exatamente estimular a preservação desse animal. E, de quebra, você ainda pode conseguir boas fotos!
7. Parque das Nações Indígenas
Se você tiver pouco tempo em Campo Grande e precisar escolher apenas uma atração para visitar, o Parque das Nações Indígenas é A Opção. Afinal, ir à capital sul mato-grossense e não conhecer esse que é o cartão postal da cidade é quase como se você não tivesse de fato ido!
O parque fica no final da Avenida Afonso Pena, a principal do município, e um grande número de pessoas passa por ele todos os dias. Ademais, este é um dos maiores parques urbanos do mundo.
O mais legal é que há diversas espécies de animais nele. Assim, é possível avistar capivaras, tatus, quatis, tucanos e araras durante seu passeio.
Caminhada, corrida, canoagem, futebol, basquete, vôlei, tênis de areia, skate, patins e ciclismo são algumas das práticas esportivas que podem ser feitas no parque de 119 hectares. Inaugurado em 1993, ele tem ainda parques infantis, concha acústica para shows e uma área destinada a shows e eventos maiores.
O lago formado pelo córrego Prosa é um dos pontos mais fotografados de Campo Grande. Para mim, a visita a este parque é obrigatória. Seu funcionamento é diário, das 6h às 21h30h.

Parque das Nações Indígenas – Lago em Campo Grande MS
Museu das Culturas Dom Bosco
O Parque das Nações Indígenas abriga dois dos principais museus de Campo Grande. O primeiro deles é o Museu das Culturas Dom Bosco, ligado à Universidade Católica Dom Bosco. Para mim, visitá-lo foi um dos pontos altos do passeio. Ele tem coleções tanto voltadas para grupos indígenas nativos, como espécies de animais e alguns minerais.
Tive a oportunidade de ver a exposição temporária “Sobre a natureza das coisas“, assim como a exposição permanente “Povos do Mato Grosso do Sul”. Achei o lugar lindo, bem cuidado e com um acervo muito rico sobre os povos indígenas. Aliás, o design do seu interior já é algo que impressiona!
Garanta sua ida ao museu: ele funciona de terça a sábado, das 8h às 16h30. Paga-se uma taxa para entrar.
Já o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) é estadual e tem entrada franca. Cerca de 1.600 obras estão distribuídas em cinco salas, sendo que boa parte delas é de artistas regionais. O museu funciona de terça a sexta, das 7h30 às 17h30h, das 14h às 18h nos sábados, domingos e feriados.
8. Lago do Amor
Lago muito bonito, onde as pessoas costumam ir para namorar, pescar, andar de bote e assistir ao por do sol. Além disso, o local é uma reserva natural onde se pode observar garças, capivaras, jacarés e outros animais.
No entanto, quando fomos à região do lago, estava um pouco abandonada e necessitando de maiores cuidados e limpeza.

Campo Grande MS – Lago do Amor
9. Feira Central de Campo Grande

Feira Central – Campo Grande – MS
A Feira Central de Campo Grande é, literalmente, muito frequentada por turistas em Campo Grande MS. A saber, no local, vende-se de tudo um pouco: roupas, comidas típicas, eletrônicos, artesanato e o quê mais você imaginar… kkk
Por lá, você encontra diversos restaurantes de culinária local, sendo os grandes destaques o tradicional espetinho com a mandioca amarela da terra e o sobá.
Além disso, tem muitos restaurantes de comida chinesa também.
10. Culinária local
Se vai para o Centro-Oeste do país, precisa provar a culinária local, que é bem diferente e tem sabores muito próprios. Sugiro provar pelo menos um dos pratos típicos abaixo:
Sobá – eleito como o prato típico de Campo Grande MS, é um prato de origem japonesa que mistura macarrão, omelete desfiada, caldo de peixe e cheiro-verde. Eu achei um pouco parecido com sopa e com miojo.
Chipa – tradicional comida paraguaia que se tornou queridinha entre os sul mato-grossenses. Ela lembra o nosso pão de queijo, porém a consistência é diferente e ela tem formato de ferradura.
Tereré – na verdade, é o mate gelado que pode ser uma boa pedida em dias de calor.
Carne Moída com pequi – pequi é uma fruta típica daquela região, muito utilizada na culinária local.
Peixes locais – o pintado é um dos peixes mais consumidos naquela região e é uma delícia acompanhado com legumes. Outra opção é o pacu assado recheado com farofa.
Vale ressaltar que você encontra todos esses pratos nos restaurantes da Feira Central de Campo Grande.
Enfim, vamos a Campo Grande
Eu realmente espero ter convencido você de que vale a pena programar uma parada em Campo Grande para conhecer a cidade quando você for ao Pantanal ou a Bonito MS! Enfim, eu sou mesmo uma grande entusiasta da ideia de que devemos conhecer o nosso país!
O ponto forte de Campo Grande MS é essa mescla de belezas naturais, cultura rica e culinária.
Sobretudo, estando em Campo Grande, se puder, alugue um carro e já comece o seu passeio curtindo as estradas até o pantanal e Bonito. Passeando por elas, você terá boas oportunidades de ver animais diversos, assim como sua rica vegetação.
Com o intuito de acrescentar mais experiências de viagens em outras capitais no Brasil e no mundo, selecionei abaixo alguns artigos de blogs que admiro:
O blog, Enquanto Elas Crescem destacou: São Paulo com crianças – 4 atrações imperdíveis
Já, Viajando com a Cintia nos conta: O que fazer em São Paulo
Do Abc dos viajantes leia o artigo: Conhecendo a romântica capital da República Tcheca.
Já do blog, Dica das twins, selecionei: Algumas das capitais mais atraentes do mundo.
E Mystras nos fala sobre: Waikiki, o centro turístico de Honolulu
Lugares de Memória escreveu sobre: Willemstad: a colorida e miscigenada capital de Curaçao
E, para finalizar, o blog Flor na Cabeça da dicas sobre: O que fazer em Berlim em 2 dias
Muito bom. Parabéns.
Obrigada a você Moacyr.
Olá! Devo passar por Campo Grande também, não tinha intenção de conhecer a cidade mas gostei das atrações que você demonstrou. Adorei as dicas
Oi Vanessa, vale a pena dar uma volta por lá sim. Faz isso.
Nosso Brasil tem tanto para descobrirmos!! Lendo esse post com dicas das 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul fiquei ainda com mais vontade de conhecer Campo Grande!!!
Pais muito extenso e com múltiplas belezas mesmo. Com certeza vale a pena conhecer Campo Grande.
Norma, adorei seu post e suas dicas das 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul! Sou louca para fazer esse destino e seu post vai me ajudar com toda a certeza.
Obrigada Hebe, acredito que sempre vale a pena conferir e ter seu próprio olhar.
Que delícia ler esse post! morei 1 ano em Campo Grande. Adorei relembrar essas atrações da capital do MS. Saudade do sobá!
Se já morou lá, tem autoridade para falar. Obrigada
Norma, morei 7 anos em Campo Grande, inclusive meu filho nasceu lá. Fiz grandes amizades lá e concordo com você que vale a pena programar uma viagem para em Campo Grande e explorar essas suas dicas de atrações na capital do Mato Grosso do Sul.
Que maravilha Sil. Que feedback perfeito. Eu, pessoalmente, sempre acredito que vale á pena explorar novos lugares e culturas e gostei de conhecer Campo Grande.
Não sabia muito sobre Campo Grande, a cidade morena, mas esse roteiro deixa a gente com vontade de conhecer. Quanta cultura no Mato Grosso do sul e a culinária então, fiquei com vontade de provar a Chipa.
Sempre bom conhecer outros lugares e novas culturas, Campo Grande é um lugar simples, mas rico na sua natureza cultura e gastronomia.
Adorei as dicas das 10 atrações na capital do Mato Grosso do Sul! Sou louca para fazer esse destino e seu post me ajudou muito!
Que ótimo, combina com o Pantanal e Bonito e vai ficar perfeito.
Olá, sim você me convenceu a incluir Campo Grande, estou planejando conhecer Bonito, e pelas atrações mostradas no post vale a pena dedicar um tempo a capital do MS também.
Tudo é muito simples por lá Andrea, mas Campo Grande é uma cidade planejada, com uma cultura e gastronomia própria e muitos parques, então acho que vale a pena conhecer.
São muitas as atrações mostradas no blog, vale a pena conhecer Campo Grande/MS! E o conjunto de fotos, amei!!
Obrigada Tamara. Que bom que gostou.
Estou louca pra conhecer o Mato Grosso do Sul, e começar pela capital Campo Grande seria maravilhosa! Amei as suas 10 dicas de atrações nessa capital, sem dúvida me ajudarão a montar meu roteiro! Obrigada!
Muito Obrigada Deyse. Vai conhecer o MS sim, aproveita e conhece Bonito também.
Adorei o post Norma! 🙂 Fiquei apaixonada pelas áreas verdes de Campo Grande! Com certeza vale a pena tirar um dia para vistar a cidade!! Obrigada! 🙂
Vale mesmo Leticia. Faz isso se for por lá.
Fiquei super interessada nas atrações na capital Campo Grande, não conheço o local, mas sou louca para provar comidas diferentes e amei a culinárias local! Excelente postagem
Muito obrigada Nathalia. Muito legal conhecer outras culturas mesmo.
Adorei as atrações na Capital Campo Grande, não conheço mas fiquei com vontade de conhecer!!!!
Que legal Alessandra. Vai conhecer Campo Grande qdo puder sim.