Fazenda Vaccaro produtora de Cachaça em Rio de Contas

Fazenda Vaccaro, produção da famosa Cachaça Serra das Almas

A Fazenda Vaccaro é conhecida pela produção da primeira cachaça orgânica do Brasil, a Cachaça Serra das Almas. No entanto, no local também são produzidos: Cafés gourmet orgânicos de primeira qualidade, licores, doces, geleias, sucos, além de outros produtos típicos de fazenda.

A Fazenda Vaccaro fez parte da nossa Road trip pela Chapada Diamantina. Já em Rio de Contas ficamos 2 dias e conhecemos muitas atrações daquela região. Assim, leia tudo sobre esse roteiro:

Rio de Contas, um paraíso na Chapada Diamantina

Nesses dois dias, fomos acompanhados pelo guia Samuel Ferreira, que nos guiou com muita excelência.

Principalmente, a visita à Fazenda Vaccaro aconteceu no dia do Roteiro. Assim, foi uma surpresa bem agradável conhecer toda a estrutura do lugar.

Sobretudo, bom lembrar que fizemos uma road trip e, por isso, contamos com a RENTCARS  para o aluguel do veículo. Sem dúvida, RENTCARS é um jeito fácil e simples de viajar e ter a garantia de que o seu carro está pronto para a viagem. Além disso, em Rio de Contas contamos com a BOOKING.COM para fazer a nossa reserva de hospedagem. Na Booking você encontrará uma variedade de opções de hospedagem e preço.

 

Instalações da Fazenda Vaccaro

A Fazenda Vaccaro está localizada a  9 km de Rio de Contas. Inclusive, fica na mesma direção da atração Ponte do Coronel.

A visita a Fazenda Vaccaro é Ideal para quem quer curtir a natureza com conforto. Além disso, o visitante conta com amplo espaço de lazer e loja com os produtos produzidos na fazenda.

Acima de tudo, é possível se hospedar por lá (nos fins de semana e feriadões) ou usar o sistema de day use. Ademais, a Fazenda oferece uma excelente oportunidade de se hospedar numa casa na árvore. Inclusive, as diárias incluem café da manhã, rede wifi e estacionamento.

 

Fazenda Vaccaro - Hospedagem em casa na árvore

Principalmente a Fazenda Vaccaro oferece hospedagem em casa na árvore

 

A fazenda conta com salão de jogos, toboágua, tirolesa, balanço radical e parede de escalada. Há também uma trilha que leva a piscinas naturais, assim como três mirantes que proporcionam uma linda vista da área da fazenda e montanhas da região. Além disso a fazenda conta também com um passeio guiado pela agrofloresta local.

 

Vista do mirante da Fazenda Vaccaro

Supreendentemente, o mirante da Fazenda Vaccaro oferece um vista imperdível

 

Por fim, a fazenda dispõe também de restaurante. Inclusive, foi onde aproveitamos para almoçar pratos da cozinha regional com produtos produzidos na fazenda e, igualmente, consumir sucos feitos com frutas cultivadas no pomar local.

 

O pomar da Fazenda Vaccaro

Fiquei apaixonada pelo pomar da Fazenda Vaccaro! Só para ilustrar, mais de 20 espécies de frutas orgânicas são cultivadas por lá, tais como: Acerola, amora, carambola, laranja, tanjerina, limão, morango e outras. Ainda por cima, é possível colher frutas na hora e degustar.

Bem como, as frutas também são cultivadas com a finalidade de atender a produção local. Dessa maneira, lá se produz licores, geleias, doces e sucos orgânicos. Sobretudo, todos os produtos estão à venda no restaurante e lojinha da fazenda.

Por outro lado, a fazenda ganhou o prêmio de melhor projeto ambiental da Bahia, com o projeto de pesquisa em fruticultura orgânica.

 

Pomar orgânico da Fazenda Vacarro

Pomar orgânico da Fazenda Vacarro

Fazenda Vaccaro e o seu Pomar orgânico

 

Fábrica artesanal de Cachaça e outros produtos

 

Produção de cachaça na Fazenda Vaccaro

Além disso, a Fazenda produz cana de açúcar para produção das cachaças

 

Acima de tudo, visite a Fábrica Artesanal de Cachaça que funciona dentro da Fazenda Vaccaro. Afinal, é onde produz a famosa Cachaça Serra das Almas. Inclusive o percurso até o alambique é uma diversão à parte, uma vez que é feito pelo pomar.

 

Produção de cachaça na Fazenda Vaccaro

Igualmente, conheça o processo da produção

 

Em seguida, aprecie o processo da produção da cachaça. A visita passa pela plantação de cana de açúcar e mostra todo o processo de moagem, fermentação, destilação, armazenamento e engarrafamento. Por fim, a demonstração do controle de qualidade e comercialização dos produtos.

 

Armazenamento da cachaça na Fazenda Vaccaro

Fazenda Vaccaro e o processo de armazenamento

Cachaçaria da Fazenda Vaccaro - Destilaria

Destilaria da Fazenda Vaccaro

Também estivemos no local do engarrafamento e verificamos que existem diversas linhas de produção. Dentre os produtos finais, encontramos licores diversos, cachaças para venda no mercado interno e, igualmente, cachaças feitas especialmente para serem exportadas para o mercado externo. Assim, aproveitei a oportunidade para colocar rótulos em algumas garrafas, já que o processo é feito de forma totalmente artesanal.

 

Fazenda Vaccaro, produção da famosa Cachaça Serra das Almas

Eu, colocando o rótulo nas cachaças

 

As cachaças da Fazenda Vaccaro

 

Cachaçaria da Fazenda Vaccaro produz a cachaça Serra das Almas

Cachaça Serra das Almas

 

Os principais e mais premiados produtos produzidos na Fazenda Vaccaro são a Cachaça Serra das Almas Prata, a Cachaça Serra das Almas Ouro e a Cachaça Abelha. Aliás, a Cachaça Serra das Almas é considerada a primeira cachaça orgânica produzida no Brasil.

Ao final da visita, aproveitamos para comprar alguns produtos na lojinha da fazenda com o fim de levarmos de presente – e, sem dúvida, para consumo próprio também! Inclusive, a lojinha dispõe de cachaças, doces, geleias, café gourmet, ou seja, toda produção artesanal da própria fazenda.

 

Loja de produtos orgânicos da Fazenda Vaccaro

Produtos da Fazenda Vaccaro

 

Depois dessa visita deliciosa à Fazenda Vaccaro, seguimos com o nosso roteiro. Em seguida, fomos conhecer Comunidades Quilombola da região. Não deixe de ler todo o nosso roteiro de 2 dias por Rio de Contas e Região.

 

Horários de Funcionamento da Fazenda Vaccaro

Restaurante e Day Use: entrada permitida das 9h às 16h. O restaurante funciona até às 16h.

Hospedagem Camponesaapenas nos fins de semana (de sexta a domingo) ou em feriados prolongados. Assim, recomendo fazer sua consulta online.

 

Enfim, vale a pena a visita a Fazenda Vaccaro?

Sem dúvida, é uma experiência bem especial e agrada a todos, adultos e crianças. Enfim, vale a pena fazer a visita e aproveitar tudo que a fazenda oferece. Inclusive, o tour que inclui a visita ao pomar e cachaçaria é imperdível. Igualmente, o passeio pela fazenda, mirantes, piscinas, etc.

E por fim, umas comprinhas de produtos artesanais orgânicos, vale demais a pena. Se puder, vá visitar.

Nesse sentido, no nosso segundo dia de Roteiro em Rio de Contas, visitamos o Pico das Almas, mais uma atração imperdível. Leia mais sobre essa atração no post abaixo:

Pico das Almas, Chapada Diamantina

 

Sobretudo, conheça também outros destinos da Chapada Diamantina

Atrações de Mucugê na Chapada Diamantina

Os maiores picos do Nordeste: Pico do Barbado, Itobira e das Almas

Vila do Ventura, em Morro do Chapéu

 

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

29 de abril de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.