Pico do Barbado, Itobira e Das Almas: Os maiores picos do Nordeste

Tempo de leitura: 4 minutos
Contemplando a maravilha da natureza no Pico das Almas

Agora também somos Agência de Viagens!

As melhores ofertas, destinos e o suporte que só quem tem vivência no turismo pode te oferecer.

Clique na imagem e e conheça nossa página de vendas.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Pico do Barbado, Itobira e Pico das Almas: os 3 maiores picos do Nordeste Brasileiro estão localizados na região de Rio de Contas, na Chapada Diamantina – Bahia.

Distante 607 km de Salvador, Rio de Contas foi o último destino da road trip que fizemos pela Chapada Diamantina. Aliás, uma região da Bahia que é um destino incrível, com pontos turísticos ainda pouco conhecidos pela maioria das pessoas.

Enfim, Rio de Contas além de ser é uma cidade histórica linda, tranquila e bem cuidada, tem também muitas atrações naturais ao seu redor. Inclusive, suas atrações são de natureza exuberante e ainda bem preservadas! Desta forma, um lugar perfeito para relaxar, descansar e ainda viver aventuras de trekking incríveis.

Embora eu sempre mencione, não custa lembrar: alugamos um veículo na RENTCARS para fazer essa road trip. RENTCARS é um jeito fácil de alugar um carro e viajar com a garantia que o seu carro está pronto para a viagem. Além disso, conte sempre com a BOOKING.COM para fazer reservas de hospedagem em todas as cidades que visitar.

Pico do Barbado, Itobira e Das Almas: Atrações de Rio de Contas

Dentre as atrações que se destacam na região de Rio de Contas, encontramos os três maiores picos do Nordeste Brasileiro: Pico do Barbado (1º lugar), Pico do Itobira (2º lugar) e Pico das Almas (3º lugar). Essas atrações são extremamente especiais não só para os amantes de trekking, montanhismo, escaladas e aventuras em geral, mas também para quem curte o contato com a natureza.

Leia aqui sobre as atrações de Rio de Contas.

Rio de Contas, um paraíso na Chapada Diamantina

Em primeiro lugar, vou falar sobre o Pico das Almas, uma vez que tivemos oportunidade de o conhecer no nosso segundo dia de roteiro por Rio de Contas.

Fizemos o nosso roteiro acompanhados do guia local Samuel Ferreira e orientamos que todos os roteiros abaixo sejam feitos com guia, pois é melhor estar acompanhado por alguém que conheça bem a região.

Pico das Almas

Pico das Almas - Rio de Contas - Chapada Diamantina

Pico das Almas, Rio de Contas, Chapada Diamantina

Com 1.958 metros de altura, o Pico das Almas é o ponto mais alto da Serra das Almas – conjunto de montanhas encontrado entre as cidades de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O acesso ao Pico das Almas está situado a 18 km de Rio de Contas e 128 de Mucugê, ambos municípios situados na Chapada Diamantina Ba.

Leia tudo sobre o Pico das Almas no artigo abaixo:

Pico das Almas, Chapada Diamantina Ba

Pico do Itobira

O Pico do Itobira é o segundo ponto mais elevado do Nordeste, com 1.970 metros de altitude. É, portanto, considerado um dos passeios mais bonitos da região e é bem procurado pelo amantes do ecoturismo. Assim, a caminhada inicia-se com o nível médio, mas a dificuldade vai aumentando a medida em que o pico se aproxima. Ao todo, a caminhada (ida e volta) dura 6 horas.

Aqui a diversidade também é grande. Por conseguinte, é possível ver vários tipos de orquídeas, bromélias, velósias, sempre-vivas e plantas carnívoras pelo caminho.

A vista do alto é sempre a maior recompensa, pois, do Pico do Itobira, pode-se avistar o Pico das Almas, a Serra do Barbado, a Serra do Sincorá, a Barragem do Rio Brumado e parte da Cidade de Rio de Contas. Pelo caminho, há uma pequena cachoeira e poços pequenos em que é possível tomar banho e descansar um pouco.

De Rio de Contas até a entrada da trilha, são 27 quilômetros. Já do início da trilha até o topo, são em torno de 4 quilômetros, ou seja, em média de 5 horas de percurso (ida e volta). É muito importante a presença de um guia, pois a trilha pode ficar confusa em alguns pontos.

Sobretudo, Pico do Barbado é o mais alto do Nordeste

Sobretudo, o Pico do Barbado é o pico mais alto do Nordeste brasileiro e da Bahia. Com cerca de 2.033 metros, está localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra, na Bahia. É uma formação geológica de rara beleza e se encontra em uma área de proteção ambiental devido à sua exuberante riqueza botânica.

O local é bem procurado por pesquisadores, botânicos e amantes do ecoturismo. No entanto, o que chama atenção mesmo é a vista lá do alto de 360 graus da Chapada, sendo possível avistar o Pico das Almas, o Pico do Itobira, a Serra da Tromba, o Morro do Pai Inácio, o Morrão, o Morro do Castelo e outros.

Existem três acessos para subir o Pico do Barbado, sendo dois por Rio de Contas – exatamente os que são considerados os mais bonitos. Todos os acesso são de grau de dificuldade alta.

De Rio de Contas até a entrada da trilha mais utilizada, são 51 km, ou seja, uma média de duas horas de viagem. Chegando à região de Érico Cardoso, começa a trilha com duração de 5 horas (ida e volta) e grau de dificuldade difícil.

Afinal, o que devo levar para as trilhas?

Principalmente, fique atento a lista abaixo, para fazer a sua trilha com mais segurança e tranquilidade.

– Muita água

– Protetor solar

– Lanches saudáveis

– Repelente

– Boné ou Chapéu

– Sapato confortável

– Meias adequadas a trilha

– Capa para celular para casos de chuva ou fotos na água

– Roupa confortável para caminhadas – sugerimos blusa UV de manga comprida (para proteção contra o sol) e, de preferência calça comprida – para proteger da vegetação baixa e cortante

– Roupa de banho

– Saco para recolher seu lixo e levar de volta.

A natureza agradece.

Sobretudo, compre tudo que você precisa para sua viagem na AMAZON.COM

Além da região de Rio de Contas, conheça também outros destinos da Chapada Diamantina:

Vale do Capão, um paraíso escondido

Atrações de Mucugê, Chapada Diamantina

E leia também sobre esse lugar incrível em Minas Gerais:

Alto do Caparaó: Um destino lindo para se apaixonar

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

29 de abril de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.