Pico do Barbado, Itobira e Pico das Almas: os 3 maiores picos do Nordeste Brasileiro estão localizados na região de Rio de Contas, na Chapada Diamantina – Bahia.
Distante 607 km de Salvador, Rio de Contas foi o último destino da road trip que fizemos pela Chapada Diamantina. Aliás, uma região da Bahia que é um destino incrível, com pontos turísticos ainda pouco conhecidos pela maioria das pessoas.
Enfim, Rio de Contas além de ser é uma cidade histórica linda, tranquila e bem cuidada, tem também muitas atrações naturais ao seu redor. Inclusive, suas atrações são de natureza exuberante e ainda bem preservadas! Desta forma, um lugar perfeito para relaxar, descansar e ainda viver aventuras de trekking incríveis.
Embora eu sempre mencione, não custa lembrar: alugamos um veículo na RENTCARS para fazer essa road trip. RENTCARS é um jeito fácil de alugar um carro e viajar com a garantia que o seu carro está pronto para a viagem. Além disso, conte sempre com a BOOKING.COM para fazer reservas de hospedagem em todas as cidades que visitar.
Pico do Barbado, Itobira e Das Almas: Atrações de Rio de Contas
Dentre as atrações que se destacam na região de Rio de Contas, encontramos os três maiores picos do Nordeste Brasileiro: Pico do Barbado (1º lugar), Pico do Itobira (2º lugar) e Pico das Almas (3º lugar). Essas atrações são extremamente especiais não só para os amantes de trekking, montanhismo, escaladas e aventuras em geral, mas também para quem curte o contato com a natureza.
Leia aqui sobre as atrações de Rio de Contas.
Rio de Contas, um paraíso na Chapada Diamantina
Em primeiro lugar, vou falar sobre o Pico das Almas, uma vez que tivemos oportunidade de o conhecer no nosso segundo dia de roteiro por Rio de Contas.
Fizemos o nosso roteiro acompanhados do guia local Samuel Ferreira e orientamos que todos os roteiros abaixo sejam feitos com guia, pois é melhor estar acompanhado por alguém que conheça bem a região.
Pico das Almas
Com 1.958 metros de altura, o Pico das Almas é o ponto mais alto da Serra das Almas – conjunto de montanhas encontrado entre as cidades de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O acesso ao Pico das Almas está situado a 18 km de Rio de Contas e 128 de Mucugê, ambos municípios situados na Chapada Diamantina Ba.
Leia tudo sobre o Pico das Almas no artigo abaixo:
Pico das Almas, Chapada Diamantina Ba
Pico do Itobira
O Pico do Itobira é o segundo ponto mais elevado do Nordeste, com 1.970 metros de altitude. É, portanto, considerado um dos passeios mais bonitos da região e é bem procurado pelo amantes do ecoturismo. Assim, a caminhada inicia-se com o nível médio, mas a dificuldade vai aumentando a medida em que o pico se aproxima. Ao todo, a caminhada (ida e volta) dura 6 horas.
Aqui a diversidade também é grande. Por conseguinte, é possível ver vários tipos de orquídeas, bromélias, velósias, sempre-vivas e plantas carnívoras pelo caminho.
A vista do alto é sempre a maior recompensa, pois, do Pico do Itobira, pode-se avistar o Pico das Almas, a Serra do Barbado, a Serra do Sincorá, a Barragem do Rio Brumado e parte da Cidade de Rio de Contas. Pelo caminho, há uma pequena cachoeira e poços pequenos em que é possível tomar banho e descansar um pouco.
De Rio de Contas até a entrada da trilha, são 27 quilômetros. Já do início da trilha até o topo, são em torno de 4 quilômetros, ou seja, em média de 5 horas de percurso (ida e volta). É muito importante a presença de um guia, pois a trilha pode ficar confusa em alguns pontos.
Sobretudo, Pico do Barbado é o mais alto do Nordeste
Sobretudo, o Pico do Barbado é o pico mais alto do Nordeste brasileiro e da Bahia. Com cerca de 2.033 metros, está localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra, na Bahia. É uma formação geológica de rara beleza e se encontra em uma área de proteção ambiental devido à sua exuberante riqueza botânica.
O local é bem procurado por pesquisadores, botânicos e amantes do ecoturismo. No entanto, o que chama atenção mesmo é a vista lá do alto de 360 graus da Chapada, sendo possível avistar o Pico das Almas, o Pico do Itobira, a Serra da Tromba, o Morro do Pai Inácio, o Morrão, o Morro do Castelo e outros.
Existem três acessos para subir o Pico do Barbado, sendo dois por Rio de Contas – exatamente os que são considerados os mais bonitos. Todos os acesso são de grau de dificuldade alta.
De Rio de Contas até a entrada da trilha mais utilizada, são 51 km, ou seja, uma média de duas horas de viagem. Chegando à região de Érico Cardoso, começa a trilha com duração de 5 horas (ida e volta) e grau de dificuldade difícil.
Afinal, o que devo levar para as trilhas?
Principalmente, fique atento a lista abaixo, para fazer a sua trilha com mais segurança e tranquilidade.
– Muita água
– Protetor solar
– Lanches saudáveis
– Repelente
– Boné ou Chapéu
– Sapato confortável
– Meias adequadas a trilha
– Capa para celular para casos de chuva ou fotos na água
– Roupa confortável para caminhadas – sugerimos blusa UV de manga comprida (para proteção contra o sol) e, de preferência calça comprida – para proteger da vegetação baixa e cortante
– Roupa de banho
– Saco para recolher seu lixo e levar de volta.
A natureza agradece.
Sobretudo, compre tudo que você precisa para sua viagem na AMAZON.COM
Além da região de Rio de Contas, conheça também outros destinos da Chapada Diamantina:
Vale do Capão, um paraíso escondido
Atrações de Mucugê, Chapada Diamantina
E leia também sobre esse lugar incrível em Minas Gerais:
0 comentários