Praia Grande a cidade dos Canyons

}
Leia em: 6 min

4 ago, 2020

viajecomnorma-com-praia-grande-sc-

Praia Grande SC, a cidade dos Canyons: conheça um pedaço o paraíso. E não é exagero. Sou apaixonada por natureza e amo esse meu Brasil e toda sua beleza natural. Então, já posso adiantar que fiquei tão encantada com esse destino que não vejo a hora de voltar.

Na última vez em que estive em Gramado (RS), há três anos, uma amiga me deu a dica de conhecer os canyons entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas eu só pude fazer um rápido bate-volta a Cambará/RS e Canyon Itaimbezinho/SC. Portanto, quando comecei o roteiro catarinense, decidi que o destino estaria no roteiro.

Como aluguei carro com a Rentcars, estava livre para escolher onde ficar e o que conhecer. E, já que eu estava vindo da Serra Catarinense descendo pelo litoral, Praia Grande SC, pareceu ser o melhor lugar para ir. Afinal, como resistir ao município conhecido como a Cidade dos Canyons?

Praia Grande SC está a 285 km ao sul de Florianópolis, estando, portanto, mais próxima de Gramado e Porto Alegre – 136 km e 220 km, respectivamente. Estas, aliás, costumam ser as portas de entrada para a região dos cânions.

Com pouco mais de 7 mil habitantes, sua população descende de açorianos, portugueses e italianos. Ademais, os esportes de aventura, como rapel e trekking, são muito populares, graças aos grandes paredões dos cânions esculpidos pela natureza. Inclusive, alguns penhascos chegam a ter mil metros de altura.

Principais atrações de Praia Grande SC?

Eu fiquei encantada com a natureza exuberante da região e com os lindos cânions. Felizmente, diferentemente da estadia na Serra Catarinense, em que a paisagem esteve encoberta pela nevoa, os dias em Praia Grande SC foram de muito sol e visibilidade total. Com o fim de oferecer o que há de melhor na região, listei abaixo as atrações mais importantes dos Canyons.

Adquira tudo que você precisa para o seu destino de ECOTURISMO, na AMAZON.COM.

Parque Nacional Aparados da Serra. Como chegar ao Parque?

A saber, o parque é uma unidade de conservação criada em 1959 e seu território se estende entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há duas maneiras de chegar ao parque:

  • A primeira, vindo de Santa Catarina pela BR 101, entrada do acesso para São João do Sul – Praia Grande (21 km pela SC290, antiga SC450, até Praia Grande) e 23 km de estrada de terra até a entrada do Parque, subindo pela Serra do Faxinal (SC290, depois RS 427). Praia Grande fica a cerca de 300 km da capital Florianópolis e a 210 km da capital Porto Alegre, pela BR 101;
  • A segunda, vindo pelo Rio Grande do Sul, acesse o trevo para Cambará do Sul (na Rota do Sol ou RS-020). Em Cambará, dobre à direita na Estrada do Itaimbezinho (RS427) e, então, são 18km de estrada de terra até a entrada do Parque. Cambará do Sul fica a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre.

Atrações do Parque Nacional Aparados da Serra – Praia Grande SC

Na entrada do Parque, há um Centro de Atendimento ao Turista onde são passadas todas as informações sobre ele e as trilhas do Canyon Itaimbezinho. Com certeza, vale passar no centro para saber mais sobre os locais.

Canyon Itaimbezinho

O grande destaque é o Canyon Itaimbezinho (lindo demais!), que pode ser visitado pelas trilhas do Vértice e do Cotovelo (parte superior) e pela Trilha do Rio do Boi (parte inferior).

Trilha do Cotovelo

Trilha de acesso ao Canyon dos Índios Colorados em Praia Grande - SC

Trilha de acesso ao Canyon dos Índios Colorados

Fiz a Trilha do Cotovelo e achei a caminhada de 6 km de ida e volta fácil, pois o caminho é tranquilo, todo feito em uma estrada aberta e bem sinalizada – não há necessidade de contratar guia.

Além disso, há mais de um mirante e é possível ver o Rio do Boi e a Cachoeira Véu de Noiva em ao menos um deles. A perfeição da natureza, os paredões de pedra impressionantes e a mata de araucária: por certo não tem como não se calar diante de tanta beleza!

O Canyon Itaimbezinho (“pedra afiada” em tupi-guarani) é o maior do parque: tem 5,8 km de extensão, 2.000 metros de largura máxima e os paredões têm até 720 metros.

Trilha do Vértice

A Trilha do Vértice é a mais fácil do parque, com apenas 1,4 km de caminhada leve (ida e volta). Ainda por cima, é possível ver a Cascata das Andorinhas do Mirante do Vértice – ela tem esse nome porque a água vira névoa ao longo dos 700 metros de queda d’água.

Trilha do Rio do Boi

Já a Trilha do Rio do Boi, que percorre o cânion pelo seu interior, é a mais longa: são 8 km de caminhada (ida e volta) e um guia é necessário. Por outro lado, pode-se fazer paradas para banho em locais como a Cachoeira Grande.

O parque é aberto de terça a domingo, assim como feriados, das 9h às 17h. Além disso, é possível acessá-lo tanto por Praia Grande/SC (10 km), como por Cambará do Sul/RS (12 km).

viajecomnorma-com-praia-grande-sc-canyons

Canyon Itaimbezinho – Mirante

Parque Nacional Serra Geral – Praia Grande – SC

Criado em 1992, abriga canyons  famosos como Churriado, Fortaleza, Índios Coroados e Malacara – todos com trilhas regulamentadas e de diferentes níveis de dificuldade.

Canyon Churriado

O Canyon Churriado, por exemplo, está a 12 km de Praia Grande e tem uma trilha de 10 km de alta dificuldade – são cerca de 7 a 9 horas de caminhada. Muito cuidado com o seixo rolado (pedra de formato arredondado e superfície lisa) e nas travessias do rio!

Canyon Fortaleza

Já o Canyon Fortaleza tem duas trilhas e ambas são mais tranquilas. A do Mirante tem 3,5 km e a da Cachoeira do Tigre Preto tem 2km. O único porém é estar a 55 km de Praia Grande. Por isso, é melhor sair de Cambará do Sul (RS) para ir conhecê-lo.

Canyon dos Índios Coroados

viajecomnorma-indios-coroados-vista

Canyon dos Índios Coroados – VistaFiz a trilha do Canyon dos Índios Coroados, localizado a 14 km de Praia Grande/SC e a 22 km de Cambará do Sul/RS – o canyon é uma divisão natural dos estados sulistas. Os mirantes permitem admirar os paredões de basalto que têm 700 metros de altura e 1,5 km de extensão, assim como as Cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados.

Cachoeiras Gêmeas dos Índios Colorados em Praia Grande - SC

Cachoeiras Gêmeas dos Índios Colorados

O acesso é gratuito e feito por uma trilha de curta caminhada; é também muito fácil localizar, pois ele está bem no início da descida da Serra do Faxinal.

Trilha de acesso ao Canyon dos Índios Colorados em Praia Grande - SC

Trilha de acesso ao Canyon dos Índios Colorados

Trilha de acesso ao Canyon dos Índios Colorados

Trilha de acesso ao Canyon dos Índios Colorados

Canyon Malacara

Este último tem 3,5 km de extensão e paredões que chegam a até mil metros de altura. Mas atenção: o nível da caminhada é intermediário. Embora a trilha tenha cerca de 3,5 km, o percurso parece maior por causa do zigue-zague. Ainda assim, a beleza do lugar faz valer a pena. Dá ainda para fazer a Trilha do Poço do Malacara: 7 km de caminhada (ida e volta) curtindo as piscinas naturais entre os paredões.

O Canyon dos Índios Coroados, assim como o Canyon Malacara, ainda não é muito visitado por turistas.

Por fim, vale informar que o parque abre diariamente de 8h às 17h.

Onde se hospedar em Praia Grande SC

Encontre a sua hospedagem no Booking.com. O Booking tem ofertas diversas e com excelente preço.

Depois de uma boa pesquisa, encontrei a Pousada Água dos Canyons e não poderia ter feito uma escolha melhor. Primeiro porque o lugar é encantador. Mas, acima de tudo, pelo atendimento impecável que recebi lá.

E aí, você também se encantou com a região? Eu não tenho dúvida: ainda vou voltar para explorar melhor o Caminho dos Canyons!

Saiba mais sobre o nosso roteiro em Santa Catarina nos posts abaixo:

Serra Catarinense, o que conhecer

Florianópolis, conheça a Ilha da Magia de Norte a Sul

Dez atrações imperdíveis em Balneário Camboriú

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

19 Comentários

  1. Kelly

    Bom dia! gostaria de saber se as atrações na cidade como passeio de cavalo pelos Canyons, quadriciclo, etc, funcionam sete dias na semana. obrigada!

    Responder
  2. Angela Martins

    Adorei essa dica. Eu não conhecia essa cidade! Achei lindo os canyons de Praia Grande. Fiquei com vontade de conhecer. Ótimo post!

    Responder
    • Norma

      Que bom que curtiu e que pude te apresentar um destino novo. Realmente é um lugar lindo e que vale á pena conhecer. Te agradeço pelo feed back.

      Responder
  3. Hebe

    Norma, estou louca para conhecer esses Canyons de Praia Grande, adorei suas dicas, muito obrigada. Vou usar seu post quando for minha vez.

    Responder
    • Norma

      Que bom Hebe que eu post serviu para te incentivar a conhecer os Canyons de Praia Grande e que curtiu as dicas. Muito obrigada a você pelo retorno.

      Responder
  4. Diego

    Nossa não sabia que tinha tantos canyons no Brasil assim, ainda mais tantos em uma única cidade. Esse é um destino imperdível para quem gosta de turismo de aventura eim. Adorei as dicas sobre Praia Grande

    Responder
    • Norma

      Com certeza Diego. Lugares incríveis e ainda pouco divulgar dos e conhecidos. Praia Grande é um lugar delicioso e cheio de atrações. Obrigada a você pelo retorno.

      Responder
  5. GISELE PROSDOCIMI

    Que destino maravilhoso é Praia Grande, a cidade dos Canyons, Norma, nem sabia da existência deste local encantador. Isto nos mostra o quanto nosso país é grande e repleto de belezas que precisamos conhecer. Amei suas dicas, obrigada.

    Responder
    • Norma

      Realmente Gisele, nosso país é mesmo maravilhoso e temos muito ainda para descobrir. Também fui surpreendida quando descobrir a existência dos canyons nessa região, por isso fiz tanta questão de conhecer e divulgar. Obrigada a você.

      Responder
  6. Noelia

    Que lindo seu post! Amei as fotos, não chegamos a conhecer essa cidade chamada Praia Grande em Santa Catarina, amei saber dos canyons deu muita vontade de voltar a SC.

    Responder
    • Norma

      Eu quero muito voltar também. Foram muitas surpresas boas em Santa Catarina. Praia Grande em especial tem um natureza linda e perfeita. Uma delicia de lugar e que vale muito à pena conhecer. Obrigada pelo seu feed back.

      Responder
  7. Fabíola Moura

    Pra mim Praia Grande foi uma ótima surpresa. Desconhecia totalmente essa região de canyons em Santa Catarina até ler seu post e fiquei encantada com o lugar. Uma maravilhosa viagem para contemplar a natureza do nosso país.

    Responder
    • Norma

      Nosso país é tão grande e diverso né, temos tantas belezas que não temos nem conhecimento. Adoro descobrir atrações novas e diferentes e Praia Grande com seus maravilhosos canyons me surpreendeu muito. Amei conhecer. Muito grata.

      Responder
  8. Deyse Marinho

    Que delícia de passeio você fez por Santa Catarina e excelentes dicas! Infelizmente, quando estivemos em Santa Catarina, não conseguimos ir até a Praia Grande, a cidade dos cânions. Já é um sonho meu e está na lista de desejos! Adorei ler as suas dicas e serão bem aproveitadas em meu retorno pra lá! Obrigada!

    Responder
    • Norma

      Que bom Deyse, se tiver oportunidade, não deixe de conhecer. É muito lindo mesmo e quero muito voltar lá para aproveitar mais. Eu que agradeço a você pelo feed back.

      Responder
  9. Lucio Costa Junior

    Ainda não conheço Santa Catarina. Adorei saber que Praia Grande é a cidade dos canyons. Quanta beleza natural. Fiquei maravilhado e morrendo de vontade de conhecer! Dicas mais que anotadas.

    Responder
    • Norma

      Pois é Lucio. Santa Catarina tem lugares incríveis e os canyons são incríveis. Tem que conhecer mesmo. Obrigada pelo retorno.

      Responder
  10. Mairim Serafini

    Esses Canyons estão na minha lista de lugares para conhecer. Tanto os de Praia Grande quanto os de Cambará. Que lugar mais lindo e não acredito que até hoje eu ainda não conheci. Adorei seu post, vou seguir tuas dicas 🙂

    Responder
    • Norma

      Oi Mairim, o bom que você pode escolher se hospedar em Praia Grande ou Cambará e terá oportunidade de ver todas as atrações. Já estive nos dois destinos e gostei mais de Praia Grande. Obrigada pelo retorno.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *