Águas Claras é uma pequena cachoeira de águas cristalinas, com três poços para banho que fica numa área lindíssima com vistas para o Morrão.
Além disso, a Cachoeira de Águas Clara fica no meio da trilha que começa no Vale do Capão e vai até o Morro do Pai Inácio.
Inclusive, é lá na Cachoeira de Águas Claras, que os mais aventureiros acampam, na Toca das Águas Claras, quando fazem a trilha completa. Pois há um ótimo espaço para barracas ao lado do segundo poço.

Leia também sobre outras cachoeira do Vale do Capão:
Cachoeira da Fumaça no Vale do Capão
Cachoeira da Purificação e Poço Angélica
Vale do Capão Cachoeira do Riachinho
Cachoeira do Rio Preto e Cachoeira de Rodas no Vale do Capão
Vale do Capão Cachoeira do Meio e Poço das Cobras
Cachoeira de Águas Claras e o Morrão
O Morrão é considerado por muitos, o morro mais bonito da Chapada Diamantina. Está localizado em meio dos Gerais do Morrão.
Também é possível fazer a trilha para Águas Claras acrescentando a subida ao Morrão. Logo, se informe com o seu guia.

Mas como chegar a Cachoeira de Águas Claras?
Para chegar até a entrada da trilha da Cachoeira de Águas Claras e Morrão, fizemos um percurso de 7 km (em torno de 15 minutos de carro), da Vila do Capão até o início da trilha.

Em seguida, ao chegar na entrada da trilha, deixamos o carro estacionado. Logo, aproveitamos para encomendar o nosso almoço no Bistrô do Gatão, que fica bem em frente ao estacionamento.

A trilha para Águas Claras é uma trilha clássica e uma das mais bonitas do Vale do Capão. Enfim, a trilha completa chega até o Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, num percurso de 18 km, no total. Inclusive essa trilha segue pelo caminho usado por tropeiros no século 19.
Optamos por fazer o trecho que sai do Capão e vai até as piscinas de Águas Claras, passando pelo Morrão. O percurso que fizemos dá um total de 14 km ida e volta. E, ao todo, 4 horas de caminhada.
A trilha é longa e um pouco cansativa, mas é feita toda em terreno plano, por esse motivo é considerada leve ou moderada. Além disso o visual do caminho é deslumbrante, com vista para o Morrão e para o Vale.

A vegetação é baixa, não tem muita sombra, mas tem muitas flores, e eventualmente você pode se deparar com cobras. Assim, esteja atento e leve muita água para o percurso, você vai precisar se hidratar.
Para mim é difícil descrever a emoção de fazer esse percurso. Principalmente, porque achei incrível a vista durante a caminhada. Para cada ângulo que eu olhava, via um visual diferente das montanhas que formam os vales, um espetáculo incrível da natureza.

Enfim, a chegada
No percurso, passarmos ao pé do Morrão e seguimos até a Cachoeira de Águas Claras, com águas cristalinas.
Logo após passar ao pé do Morrão, já nos deparamos com o primeiro dos poços para banho. Mas, seguimos em frente para chegar a atração principal. O acesso é feito através de pedras, mas nada que assuste.

No local encontra-se uma pequena Cachoeira, com uma sequência de poços para banhos, as águas são cristalinas, um lugar lindo.
Enfim, garantia de banho refrescante e delicioso para restaurar as energias.

Ficamos por lá em torno de uma hora, aproveitando a magia do local, relaxando e curtindo a vista do Morrão. Em seguida, começamos nossa caminhada de retorno.
Por fim, claro que ainda fizemos uma paradinha para banho e fotos, naquele primeiro poço…

Na volta, paramos no Restaurante Bistrô do Gatão, cuja comida já estava encomendada e matamos a fome que estava nos matando.
A comida estava deliciosa e finalizamos com chave de ouro um dia lindo de trilha.
Principalmente, contrate um guia
Sim, mais uma vez fizemos a trilha com Guia. O nosso guia foi Tuza e foi maravilhoso. (Telefone de Tuza: 74.99145-8793)
Enfim, nessa trilha é indispensável a presença de um guia, pois torna o passeio mais seguro e tranquilo.
As dicas sobre o que levar para a trilha, como contratar um guia, como chegar e onde se hospedar no Vale do Capão estão no post abaixo:
Vale do Capão – Chapada Diamantina, um paraíso escondido
Além disso, conheça outros destinos da Chapada Diamantina:
Mucugê – Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Rio de Contas: um paraíso desconhecido na Chapada Diamantina
Morro do Chapéu: tesouro da Chapada Diamantina
Sobretudo, se vai viajar use os serviços dos parceiros abaixo:
Alugue o seu carro com a Rentcars
Faça a sua reserva de hospedagem no Booking.com
Compre tudo que for precisar para sua viagem na AMAZON.COM
0 comentários