Cachoeira da Purificação e Poço Angélica, estão entre as atrações mais visitadas do Vale do Capão. Principalmente por ser de fácil acesso, trilha pelo vale exuberante, banho gelado e relaxante e de beleza especial.
A entrada da trilha que leva as atrações fica no povoado de Bombas, a 8 Km da Vila do Capão. Logo, o trajeto precisa ser feito de carro. Sendo assim, para que não está de carro, restam as opções de moto táxi, táxi ou carona.
Como chegar na Cachoeira da Purificação e Poço Angélica
A viagem de carro até a entrada da trilha é feita dentro do Vale, e parte dela, percorrendo às margens do rio que forma o Poço Angélica e Cachoeira da Purificação. Entretanto, a estrada é esburacada, então dirija com cuidado e aproveite para apreciar a natureza.
Logo na chegada, o carro pode ser estacionado ao longo da estrada. Mas, caso não ache vaga, tem estacionamento pago no local.
No entanto, a grande surpresa na chegada, é a beleza do Morro Branco, que dá para apreciar bem de perto nesse local. Fiquei encantada.
Além disso, na entrada da trilha tem uma lanchonete com banquinhos embaixo de uma jaqueira.
No local servem agua de coco, sucos, caldo de cana, pastel de jaca, açaí e outros lanchinhos. Mas, peraí, tem uma cervejinha para aqueles que gostam também.
E precisa de Guia para essa trilha?
Algumas pessoas se arriscam a fazer essa trilha sem guia, eu não aconselho, principalmente se for a primeira vez, pois na trilha tem algumas bifurcações. Além do mais, tem passagens sobre pedras, travessia de rio e ribanceiras. Dessa forma, é mais seguro contratar um Guia local.
No meu caso, já estive lá algumas vezes, com guia e sem guia.
Nessa viagem da foto, estávamos em um grupo grande e bem diverso, contratei o Guia Tuza e foi excelente a experiência. Enfim, o guia nos deu segurança e auxiliou a todos pela trilha.
Por exemplo: no nosso passeio tivemos um imprevisto, minha filha escorregou e torceu o pé, o nosso guia deu todo suporte, conseguiu uma faixa para imobilizar o pé, fez um cajado para apoio e ainda conseguiu com o guia de outro grupo uma tornozeleira. Desta forma, depois do susto, pudemos continuar o passeio sem maiores problemas.
Para saber mais sobre o Vale do Capão, como contratar um guia, o que levar para as trilhas, leia o artigo abaixo:
Vale do Capão Chapada Diamantina, um paraíso escondido
A trilha que leva ao Cachoeira da Purificação e Poço Angélica
A trilha que leva a Cachoeira da Purificação dura em média 50 minutos (depende do ritmo do grupo) e é considerada fácil.
O trajeto é feito dentro de um cânion, sempre pela margem do rio. Mas vale informar que no caminho tem muitas ribanceiras. Além disso, parte da trilha é feita sobre as pedras do rio, e outras são feitas dentro da mata entre samambaias e bambuzais.
Não dá para assustar, mas é preciso ter um mínimo de mobilidade para chegar até o final da trilha com tranquilidade e segurança.
No nosso grupo tivemos uma desistência, pois o casal não se sentiu o suficiente preparado para seguir e optaram por ficar no Poço da Angélica. Ótima opção, pois o local é lindo, mais perto e fácil de chegar.
Assim sendo, o Poço Angélica fica logo no início da trilha, em torno de 15 min andando. Além disso, é um lugar delicioso para banho e com uma pequena cascata escondida nas pedras que surpreende!! Normalmente os grupos passam direto pelo Poço Angélica na ida, para seguir para o objetivo principal que é a Cachoeira da Purificação. No entanto, na volta aproveitam para dar uma parada e descansar no Poço Angélica.
Também fizemos desta forma, o guia levou o casal até o Poço Angélica e, em seguida, seguimos a trilha em direção a Cachoeira da Purificação.
Cachoeira da Purificação
A Cachoeira da Purificação é o principal atrativo da trilha, e por lá se diz que é a água mais fria da região. Ou seja, o banho é para os fortes…. e purifica mesmooo!!
Dá para nadar ou ir andando (depende do nível da água) até a cachoeira e tomar um banho delicioso, que, apesar de frio, vale demais à pena.
Ainda por cima, justifica o nome da cachoeira ser Cachoeira da Purificação.
Enfim, um desafio muito gostoso de encarar e depois vem aquela sensação de “alma lavada”. Tudo de bom.
Eu sou apaixonada por natureza e por trilhas, então para mim a trilha foi bem tranquila. Acima de tudo, todo o percurso contemplando a natureza, foi maravilhoso.
Poço Angélica
Na volta paramos para o delicioso banho no Poço da Angélica.
O Poço Angélica, que tem uma pequena cachoeira escondida entre as pedras que vale muito a pena. Nesse poço dá para nadar e ainda relaxar na cachoeira.
Em seguida, retornamos para o início da trilha onde estavam estacionados os carros. Lá aproveitamos para provar o pastel de jaca, tomar um suco ou água e em seguida retornamos à Vila do Capão.
Sobretudo, para saber mais sobre as cachoeiras do Vale do Capão, leia os artigos abaixo:
Cachoeira do Riachinho Vale do Capão
Rio Preto e Cachoeira de Rodas no Vale do Capão
Cachoeira do Meio e Poço das Cobras Vale do Capão
Cachoeira da Fumaça Vale do Capão
Como organizar a sua viagem
E compre tudo que vai precisar para a sua viagem (tais como malas, nécessaire, mochila, tênis, sapatilha para água, boné, chapéu, camisa com proteção UV) no site da AMAZON.COM.
Hospedagem é com a Booking.com ou com a El quarto Promo
Aluguel de Veículos é o a RENTCARS
0 comentários