Imprevistos e micos de viagem. Como evitar?

Desbravando o desconhecido Islândia

Imprevistos e micos de viagem. Como evitar?

Não. Nem sempre é possível evitar. Então como podemos minimizar isso, ou lidar com o problema?

Pois é, depois de anos de experiência de viagem, tivemos alguns imprevistos e micos. Alguns engraçados, outros nem tanto, alguns desagradáveis, mas todos eles serviram de experiência e história para contar.

Relacionei os imprevistos e micos de viagem que mais me marcaram. Fica aqui para vocês se divertirem e aproveitarem a minha experiência para não caírem na mesma armadilha.

1 – Na minha primeira viagem internacional, as amigas que viajaram conosco, levaram para a viagem duas malas, cada uma.  Ora, logo na chegada ficaram impedidas de se locomoverem. Não conseguiam carregar as malas, subir escadas rolantes, acessar as estações de trem. Resultado, stress total. No dia seguinte a chegada na Holanda elas pagaram uma fortuna para despachar as malas excedentes de volta ao Brasil. Além disso, pagaram outra fortuna na volta, para retirar as malas retidas pela Receita Federal.

Como evitar esse tipo de problema?

Leve apenas o que você pode carregar.

Não importa se a companhia aérea permite dois volumes, nem o peso permitido, pense apenas se você vai conseguir carregar. Porque, lá fora não vai ter ninguém para lhe ajudar.

Além disso, não espere que seu amigo carregue para você.  Não é justo né?

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Leve a mala que pode carregar

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Leve a mala que pode carregar

2- O amigo desavisado saiu do trem Eurostar, em Londres,  e prontamente colocou um cigarro na boca.  O que veio em seguida foi cena de filme… kkk. Tomou um tapa na cara de um gentil policial londrino (só que não).  “Don’t smoke”, ele disse, e tirou o cigarro da boca da criatura no tapa, literalmente.

Como evitar esse tipo de problema?

Então, se você é fumante, fique atento aos lugares onde é permitido fumar.  Lembre-se que em alguns lugares do mundo você pode tomar um tapa…kkk mas em outros você pode até ser preso. Se ligue.

3- Os amigos saíram do hotel pela manhã com um casaco leve de frio. Acreditaram no sol. Não faltaram avisos das mulheres. Acontece que, passamos o dia todo andando e ficamos na rua até a noite, e a temperatura foi mudando. Resultado da brincadeira: Os amigos quase morreram congelados. No dia seguinte, febre, garganta inflamada e ainda por cima estragaram a viagem alheia né.

Como evitar esse tipo de problema?

Nunca acredite no sol em lugares de temperatura fria, consulte os sites e aplicativos de previsão de tempo e se previna. Procure sempre levar um casaco mais pesado para a noite. 

Fique atento que, em lugares frios, a  temperatura sempre pode mudar, tendendo a ficar mais fria a noite.

4- Viajamos de carro com um grupo de amigos pelo sul da França. Para nos localizarmos alugamos um GPS, no entanto sempre tem aquele que baixa um mapa off line. Resultado, na hora de decidir, duas pessoas resolvem opinar. Deu errado, briga no carro, stress e depois reunião de lavagem de roupa suja.

Como evitar esse tipo de problema?

Quanto a navegação em viagem de carro, hoje está bem mais fácil né. Primeiro, tenha um chip intencional pra ficar on line, não tem necessidade de GPS. Escolha um aplicativo, eleja um navegador para auxiliar o motorista e confie. Eventualmente pode dar errado, mas leve na esportiva, corrija a rota e seja feliz.

Viagem de carro pelo Sul da França

Viagem de carro pelo Sul da França

5- Em Portugal, mesmo na era dos aplicativos on line, seguimos para o endereço cadastrado no Waze e chegamos. Chegamos onde mesmo? No endereço, só que em outra cidade, a 100 km distante do destino correto… muito stress né. Corrige a rota e começa de novo.

Como evitar esse tipo de problema?

Tenha um chip internacional para ficar on line e usar os aplicativos de localização.

Além disso, muita atenção na hora de inserir o endereço do destino no aplicativo, confira com o máximo de cuidado, ninguém merece, na era da Internet, perder duas horas na estrada porque inseriu o endereço errado.

Portanto, fica a dica, confere, confere, confere….

Guimarães Portugal

Guimarães Portugal

6- Viajando pela Suíça nos incríveis trens de lá, no percurso tinha uma troca de trem para ser feita em 5 minutos. Mas já tínhamos checado a plataforma e seria tranquilo. No entanto, dormimos, e só acordamos na hora que o trem parou. No susto saímos recolhendo malas, casacos, bolsas. Somente depois percebemos que nossa sacolinha de lanche tinha ficado para trás, no trem. Perdemos tudo… nosso lanche, almoço, água, vinho, tudo ficou para trás kkkk.  Bom, além do stress, lá tudo é muito carooo.

Como evitar esse tipo de problema?

Em viagens de trem com conexão, programe seu celular para despertar 10 min antes da chegada no destino da conexão. Mas, por que? Para ter tempo hábil de arrumar as bagagens, pegar malas, casacos, e descer do trem com tranquilidade na hora que ele parar, sem correr o risco de perder a conexão, esquecer alguma coisa no trem ou passar direto porque estava dormindo.

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Cuide de seus pertences -Bernina Express

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Cuide de seus pertences -Bernina Express

7- Jantando no restaurante do hotel na Suíça, o cardápio era em alemão, e ao colocar no tradutor, entendi que havia uma sopa na entrada, olhei no buffet e vi umas vasilhas redondas com cara de sopa e prontamente me servi, percebi que o garçom olhava para mim e ria. Quando cheguei na mesa com a “sopa” dei a primeira colherada e só então descobri que não era sopa, e sim molho para salada…kkkk, horrível.. logo depois o garçom apareceu com a sopa da entrada e eu ainda fiquei tentando me explicar para ele, que não me entendia….kkkk deixa pra lá, ne!

Como evitar esse tipo de problema?

Tente entender o cardápio, traduzir. Na dúvida, tente perguntar, se nada disso der certo, tenha paciência, aguarde e observe a mesa do lado…Se mesmo assim não consegui, teste, pegue o molho errado, e descubra sozinho hahaha.

8- Ainda na Suíça, em St. Moritz, pegamos um ônibus para ir até uma atração de montanha, me desliguei, curtindo a paisagem, e, quando percebi, estava no ponto final do ônibus. Depois de muita confusão, pois não conseguia entender as informações, já que por lá se fala alemão, entendi que teria que pegar um ônibus que estaria voltando em meia hora e que o ponto que eu teria que descer era no meio do percurso. No final deu tudo certo, e errar na Suíça permite você ver mais paisagens incríveis rsrs.

Como evitar esse tipo de problema?

Procure se informar ao máximo, preste atenção na orientação dada, ligue o aplicativo de localização. E se ainda assim errar,  volte tudo de novo e curta a paisagem.

9- Na Islândia, país inóspito, alugamos um carro para fazer a volta a ilha. Uma das atrações que fomos visitar no percurso foi uma geleira, chegando no local percebemos que havia um estacionamento logo no início e outro mas próximo da geleira. Achei que o acesso era possível e entrei com o carro. Resultado, o carro bateu embaixo no gelo, quebrou uma peça importante, tivemos que ligar para locadora, efetuar a troca o carro, perdemos 2 dias de viagem e tivemos muito stress, além de um prejuízo financeiro imenso… duro né, mas a viagem ainda assim compensou e foi linda.

Como evitar esse tipo de problema?

Siga ao pé da letras as instruções da locadora do veículo. Caso tenha alguma dúvida quanto a risco, evite, vá á pé. Dirija com a máxima segurança possível.

Além disso, para evitar prejuízos, contrate um bom seguro para o veículo locado, contratei o melhor e ainda assim deu problema. Importante: Alugue o carro com cartão de crédito internacional que dê cobertura em caso de acidentes. Nesse caso, foi o que nos salvou. A locadora não cobriu o prejuízo e nos obrigou a pagar á vista. Quando retornamos ao Brasil acionamos a VISA INFINITE BENEFÍCIOS, e o VISA cobriu toda a despesa com o conserto do veículo.

Se ligue: Junte toda a documentação da ocorrência, para poder acionar o cartão na volta ao Brasil.

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Seja cuidadoso ao dirigir - Viagem de carro Islândia -

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Seja cuidadoso ao dirigir – Viagem de carro Islândia –

10- Ainda na Islândia, comprei o acesso a Blue Lagoon pela Internet e recebi os ingressos com código de barras. Logo que chegamos na Blue Lagoon, apresentei o código de barras na entrada com o meu tablet, tudo certo, no entanto, no dia seguinte de manhã, indo para o aeroporto, descobri que havia deixado o tablet na entrada da Blue Lagoon, mandei e-mail para eles que confirmaram que estava lá (muito honesto) e que iriam encaminhar para meu endereço no Brasil, o que fizeram imediatamente. No entanto, o que eu não sabia e não esperava é que o tablet ficaria retido em Campinas SP pela Receita Federal e que eu acabaria pagando mais que o valor de um tablet novo para recuperá-lo. Stress, custo e muita burocracia!!

Como evitar esse tipo de problema?

Fique atento aos seus pertences por onde passa. Evite colocar tablet, celulares, bolsa, passaportes em cima de balcões, para não esquecer e ter problemas futuros.

 

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Cuide de seus pertences -Lagoa Azul

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Cuide de seus pertences -Lagoa Azul

11- Gosto muito de ler em viagens, mas carregar os livros acaba sendo um transtorno, então ganhei um Kindle do meu marido de presente, para facilitar minha vida. No entanto, acabei esquecendo o Kindle em um avião da Lufthansa. Apesar de várias tentativas não consegui recuperar o e-book, e eles afirmaram que não estava na aeronave, apesar de eu ter certeza quanto a isso, pois percebi logo que sai do avião. Sofri, chorei…mas foi…perdeu.

Como evitar esse tipo de problema?

Cuidado com aquele bolsinho que fica na poltrona da frente, evite colocar pertences seu por lá e, caso coloque, fique atento e confira tudo antes de sair da aeronave.

12- Minha especialidade é esquecer carregador de celular e adaptador , ligados na tomada do quarto, já foram vários, e ai em seguida tem stress até  comprar outro e ainda perda de tempo, pagar caro, etc…

Como evitar esse tipo de problema?

Antes de sair do quarto sempre verifique tudo, veja banheiro, tomadas, armários, mesinha de cabeceira, olhe embaixo das camas, confira tudo com muito cuidado para evitar perdas e esquecimentos.

13- Ao sair da Tailândia em direção a Myanmar, depois de passar por vários acessos em um aeroporto imenso, ao chegar na imigração entreguei o meu passaporte junto com o cartão de embarque, no entanto o atendente afirmou que o cartão de embarque não estava lá. Não houve jeito, tive que voltar ao guichê da companhia aérea, correndo muito pois o aeroporto era imenso e com muitas filas, consegui novo cartão de embarque mas ai o tempo já estava curto e as filas imensas. Saí pedindo a todos os seguranças para entrar sem fila e finalmente consegui chegar, super suada e exausta, na entrada da aeronave, faltando alguns minutos para finalizar o embarque, deixei todos aflitos, foi extremamente estressante e sofrido.

Como evitar esse tipo de problema?

Tenha cuidado com os seus documentos, principalmente passaporte e cartão de embarque, evite caminhar pelo aeroporto com eles na mão, guarde na bolsa e tenha todo cuidado do mundo, isso pode te custar muitos problemas.

14- Em Myanmar, um país com o número muito limitado de voos, por pouco não perdemos o avião porque ficamos conversando, sentados em frente ao portão de embarque. Só não perdemos o voo porque nos chamaram pelo auto falante do aeroporto.

Como evitar esse tipo de problema?

Quanto estiver no aeroporto evite ficar conversando, ou navegando nas redes sociais e esquecer onde está e o que está fazendo. Fique atento o tempo todo ao portão de embarque e aos avisos, muitas vezes o portão de embarque muda e você pode perder o voo porque estava desligado. Já passamos sufoco duas vezes, então agora fico super ligada.

Myanmar

Myanmar

15- Um imprevisto que pode virar um imenso transtorno é o extravio de malas. Comigo aconteceu recente numa viagem a Portugal, estávamos viajando em família, 04 pessoas e as quatro malas foram extraviadas.  No primeiro momento ainda tínhamos a esperança de que a mala chegasse no próximo voo, pois o extravio ocorreu no trecho entre Lisboa e Porto, em Portugal, e nesse trecho havia um voo a cada hora, mas infelizmente isso não ocorreu. De qualquer forma, recebemos as malas no dia seguinte as 10:00 da manhã, mas já havíamos perdido o dia anterior, ficamos sem roupa para trocar e com a tensão da expectativa das malas serem localizadas.

Como evitar esse tipo de problema?

Bom, nesse caso nada podemos fazer para evitar o extravio, mas algumas precauções ajudam a minimizar o problema, caso venha a ocorrer, tais como:

A mala está devidamente identificada, e com alguma coisa de destaque, ajuda a localização da mala. Se tiver uma foto da mala despachada é ótimo.

– No momento que você constatar o extravio da mala, não saia da zona de desembarque, procure imediatamente um balcão da companhia aérea e faça o registro da ocorrência.

– Registre todos os dados da mala, se tem identificação, alguma coisa de destaque como uma fita colorida, etc

– Ter um seguro de viagens que cubra extravio de malas é fundamental.

– No nosso caso, mais uma vez quem nos salvou foi o seguro viagem do nosso Cartão de Crédito Internacional, Visa Infinite, que cobriu todas as despesas das compras urgentes. Leia mais sobre isso no site do Visa Infinite.

– Verifique se o seu cartão de crédito também tem esses benefícios.

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Identifique sua mala

IMPREVISTOS E MICOS DE VIAGEM. COMO EVITAR? Identifique sua mala

16- Uma grande preocupação de viagem é com a saúde, principalmente em viagens internacionais, onde os custos com atendimento médico e odontológico são muitos caros. Já tivemos esses imprevistos com saúde algumas vezes, inclusive com minhas filhas, e vou listar abaixo medidas que são fundamentais para minimizar os problemas quando alguém necessita de cuidados médicos.

Como evitar esse tipo de problema?

Tem coisas que não conseguimos evitar, como adoecer por exemplo, mas prevenir sempre é possível.

Se cuidar, cuidar da alimentação, estar com os exames médicos em dia, é sempre bom.

Antes de uma viagem é bom preparar um check list dos remédios de uso diário, para não esquecer de levar nada. Além disso, solicite ao seu médico receitas para compras de medicações de uso em situações mais simples, tais como: Alergia, gripes, resfriados, viroses, intolerância alimentar e dor de garganta. Essas situações são muito comuns quando da mudança de temperatura e mudança de alimentação.

Em viagens é bom estar atento a alimentação, estar bem agasalhado, comer e beber com moderação.

Mas, ainda assim, sempre existe a possibilidade de uma emergência que necessita de atendimento médico ou odontológico, nesse caso, é fundamental ter seguro saúde. Além disso, alguns países exigem a comprovação e apólice do seguro saúde para entrada no pais.

Mais uma vez, verifique com o seu cartão de credito se você tem a cobertura para emergências médicas e odontológicas quanto adquire a passagem aérea com o cartão  de crédito. Além disso,  quais os procedimentos necessários para garantir a cobertura.

Eu sempre viajei com o Seguro Viagem do Visa Infinite,  e/ou contratei um Seguro Saúde e afirmo, por experiência, que esse é um item onde não devemos economizar e é fundamental para manter a viagem tranquila e sem stress.

 

 

 

 

 

 

 

Veja minhas visitas a museus pelo mundo:

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

11 de março de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

El Quarto

Seguros Promo

Passagens Promo

Ofertas

ADS

Seguros Promo

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 60 EUROPA AC 60 EUROPA Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 23/dia*

Amazon.com

ADS

Ofertas

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.