Cachoeira Véu de Noiva em Itaitú fica localizada no Município de Jacobina Ba.
Principalmente, toda essa região faz parte da Chapada Diamantina. Inclusive, na parte conhecida como o Piemonte da Chapada. Mas falarei mais disso quando publicar em breve o post sobre Jacobina.
Por enquanto, assiste aqui tudo sobre Jacobina, a Vila de Itaitú e todas as belezas daquela região.
E claro que, vou contar a vocês sobre a Vila de Itaitú, com mais detalhes.
Por enquanto, vou mostrar a cachoeira Véu de Noiva, que é destaque na região, por ser a maior, mais visitada e de fácil acesso. Vale ressaltar que na região tem mais de 42 cachoeiras.
Aproveite para conhecer outras cachoeira de Itaitu:
Cachoeira do Pinhacó Itaitú Jacobina Ba
Cachoeira das Arapongas Itaitu Jacobina Ba
Cachoeira Véu de Noiva, onde fica?
Como disse acima, a Cachoeira Véu de Noiva, fica localizada na linda Vila de Itaitú, no município de Jacobina Ba.
O acesso a Vila de Itaitu fica na BR 324, a 7 km de Jacobina Ba. Em seguida, continue por mais 17,2 Km por estrada de terra, até chegar a Vila de Itaitú.
Cachoeira Véu de Noiva, como chegar?
Já a partir da Vila de Itaitú, o acesso a entrada da trilha da Cachoeira é fácil e perto, são 1,2 km do centro da Vila. Inclusive, o percurso dá para fazer andando, apesar de ser sempre subindo.
E, chegando a entrada da trilha, você irá percorrer mais 2,08 km o trecho Ida ou volta, total ida e volta, são 4,16. Considerada de dificuldade fácil, a ida é praticamente toda descendo. No entanto, no retorno o desafio é maior, já que o trecho inverso é toda subindo.
Principalmente, a trilha já é uma atração. De natureza ainda intocada mas bem cuidada, dá para ouvir o som dos pássaros e fazer o percurso todo na sombra, o que deixa o passeio divertido e leve.
Caso queira checar a trilha em detalhes, consulte a wikiloc aqui.
Atenção: Se não conhece o local sempre vale a pena contratar um guia. Desta forma fica mais seguro e você ainda ajuda a comunidade.
O que esperar da Cachoeira Véu de Noiva
Logo na chegada a travessia é feita por pedras, mas, atualmente tem pontes de madeira facilitando o acesso. E, ao chegar a Cachoeira certamente será um momento surpreendente e encantador.
Sua queda d´água, em torno de 70 metros de altura, em conjunto com um poço para banho delicioso, formam uma imagem da beleza exuberante. A água é gelada, para os fortes, mas serve para relaxar e lavar a alma… Eu adoro e não perco a oportunidade de um banho. Entretanto, não é fácil tomar banho embaixo da queda d`agua, por conta da força da água, mais indo devagar, com cuidado e pelas laterais é possível. No entanto, tenha cuidado pois embaixo da queda o poço é mais profundo.
E não é só isso, para os mais aventureiros, existe também um acesso a parte de cima da Cachoeira Véu de Noiva, onde se tem uma vista deslumbrante do Vale. Inclusive, é lá que se inicia o rapel que falo abaixo.
Além disso, a parte de cima também tem pequenos poços onde dá para tomar banho e ainda uma vista exuberante do vale onde fica a Cachoeira.
Rapel na Véu de Noiva
Uma opção excelente para os aventureiros é descer a Cachoeira de Rapel. Mas o rapel não fica disponível o tempo inteiro no local. Desta forma, é necessário agendamento prévio com a Eco Sistema Adventure.
Eu fiz o rapel com eles, meu instrutor foi o Daniel Guerra, e vocês poderão assistir em breve no meu canal do YouTube.
Foi uma experiência única, amei fazer e indico para quem gosta de aventura e não tem medo de altura. Confere no vídeo acima.
A Cachoeira das Flores
Para aqueles que gostam de explorar e querem se aventurar nas trilhas, na parte de cima da Cachoeira, tem um acesso que leva a Cachoeira das Flores. Só seguir o caminho beirando o rio, atravessa o rio 3 vezes, escala uma pedra, e segue sempre o caminho (informação do Wikiloc).
O que levar para a trilha
Não esqueça, para trilhas temos que levar algumas coisinhas básicas:
- Água para beber
- Roupa confortável
- Use tênis ou sapato apropriado para caminhada
- Protetor solar
- Repelente
- Chapéu
- Roupa de banho
- Uma toalha é sempre bom né…
Não é permitido:
- Acampar no local
- Levar bebidas alcoólicas
Importante:
- Recolha o seu lixo
- Não tire nada e não deixe nada na natureza
- Seja gentil e educado com as pessoas e com a natureza
Principalmente, aproveite e conheça mais da Chapada Diamantina
Enfim, existem outros lugares pouco conhecidos na Chapada Diamantina e que vale a pena visitar:
Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara Ba
Morro do Chapéu: tesouro da Chapada Diamantina
Ourolândia Ba, a cidade do mármore Bege Bahia
Sobretudo, quer visitar Itaitu e a Cachoeira Véu de Noiva?
Fala comigo.
Mas se for auto atendimento que você quer:
Hospedagem, clique no link do Booking.com.
Aluguel de veículos, faça aqui a sua simulação e contratação.
0 comentários