Monte Titlis, a montanha do Titlis Rotair
Monte Titlis, é para mim a montanha imperdível para quem está em Lucerna. Tudo porque, além de uma estrutura maravilhosa, o Titlis tem muitas atrações, uma vista maravilhosa e neve o ano inteiro.
Enfim, é minha primeira opção de montanha para visitar, para quem estiver em Lucerna.
Mas, se tiver possibilidade de fazer mais de uma montanha, inclua também o Monte Pilatus, a linda montanha dos Dragões.
Como chegar ao Monte Titlis a partir de Lucerna
O Titlis está localizado na vila de Engelberg, e para chegar lá, fomos de trem da estação de Lucerna até a estação de Engelberg (40 min de trem). Em seguida, em Engelberg tem um ônibus (gratuito) da estação ferroviária até a estação de acesso ao Titlis (2 min). Enfim, tudo muito fácil e tranquilo.
Além disso, é muito pertinho, dá para ir andando também (5 min).
Se tiver tempo, quando descer do Monte Titlis, vale à pena dá uma volta para conhecer a Vila deliciosa de Engelberg.
A subida
Ao chegar na estação de acesso ao Titlis, o acesso ao topo, é feito através de gôndolas e teleféricos.
Logo, são duas etapas de gôndola, e uma de teleférico e três estações de esqui. Sendo que, no último trecho, o acesso é feito pelo primeiro bondinho rotatório do mundo, o Titlis Rotair.
As estações de montanha do Monte Titlis
Estação Trübsee
Nessa primeira etapa de teleférico gôndola o visual da cidade de Engelberg, seu lago e as montanhas que a cercam são um espetáculo a parte.
A primeira parada é a estação Trübsee que está a 1.800m de altitude. Logo, nessa parada se concentram diversas atrações, um parque de diversões de neve. Por conta disso, é o local perfeito para quem está com crianças e para quem vai praticar esportes mais leves, tais como: descida com boia, caminhada na neve, patinação no gelo no igloo etc.
Mas, se o seu foco é ir no cume da montanha, não saia do teleférico e continue até a próxima estação, a Estação Stand.
Estação Stand
Nessa etapa do teleférico, a paisagem já começa a mudar, passamos por bosque de pinheiros, fazendas e uma vista com muito verde e montanhas.
Já nessa estação tem um restaurante e pista de esqui, então muitas pessoas descem aqui para esquiar.
Também é nessa estação que se deve descer para pegar o Titlis Rotair, que te levará ao topo do Monte, na estação Klein Titlis.
Titlis Rotair
O Titlis Rotair, é o bondinho que leva a parte mais alta da montanha o Klein Titlis.
Além disso, é o bondinho mais famoso da Suíça, por ser o primeiro bondinho giratório do mundo. Assim sendo, durante a subida ele vai girando lentamente, de modo que, ao final, todos terão visto uma panorâmica incrível das montanhas, vales, lago, cobertos de neve.
Portanto, o Titlis Rotair é uma atração à parte, só passear nesse teleférico já vale a viagem no Monte Titlis. Enfim, é realmente uma aventura muito especial e emocionante.
Klein Titlis ou Monte Titlis
O Titlis é a montanha mais alta da região, 3020 m de altitude, além disso é uma famosa estação de esqui no inverno, com 82 Km de pistas e inúmeras outras atrações.
Além disso, é a única montanha da região coberta por uma geleira.
Por conseguinte, a montanha tem neve durante o ano inteiro. Portanto, isso permite que muitas atrações de neve funcionem também durante o verão, como a Cliff Walk, Glacier Cave, e Ice Flyers.
Desta maneira, o Titlis é um dos destinos mais conhecidos e desejados da Suíça, e posso afirmar que é realmente uma atração imperdível.
Atrações do Monte Titlis
Titlis Cliff Walk
É a ponte suspensa mais alta da Europa, tem 1 m de largura, está a 500 metros do solo e tem 100 metros de extensão, a uma altitude de 3041 metros acima do nível do mar.
Uma aventura deliciosa, atravessar a ponte suspensa, que balança as vezes, observar o panorama da região.
Eu, que adoro aventuras, curti bastante e aproveitei para atravessar algumas vezes, corri por ela, tirei muitas fotos, ou seja, virei uma criança grande.
E tem mais, para quem curte fotos, tem uma câmera em determinado ponto da ponte, você pode parar, olhar para a câmera, apertar um botão, e pronto, foto tirada. E depois, dirija-se a lojinha para pegar e pegar sua foto. Mas é paga a parte, tá.
Glacier Cave
A Gruta de gelo Glacier Cave tem 150 m e desce 20 m abaixo da superfície da geleira, um verdadeiro labirinto de gelo. Por isso, a temperatura dentro dela fica em torno de -1,5°C. Além disso, esse gelo tem origem anterior ao homem pré-histórico.
E ainda e é iluminada por uma luz especial que destaca a beleza do lugar e as várias esculturas feita de gelo.
É muito gelado, vá bem agasalhado ao Titlis, porque o frio é grande.
Ice Flyer
É um teleférico que passa a 10 metros das geleiras. Ele te leva ao Parque Glacial (Rutschpark am Gleitscher). Fique atento pois essa atração é cobrada a parte, verifique se está incluído no seu ingresso.
Com diversas atrações de neve no inverno e no verão.
Pista para caminhada
As pistas para caminhada funcionam o ano inteiro, e é muito legal para se ter uma visual da montanhas, vales e de toda região.
Restaurantes Panorâmicos
A montanha tem diversos restaurantes, você pode almoçar ou fazer um lanche tendo uma vista linda dos alpes como companhia. Logo, tem uma diversidade de ofertas de comida e preços.
Loja de chocolates
Localizada no alto da montanha, é a parte gostosa, não dá para resisti a chocolates suíços como Lindt e Munz;
Estúdio de fotografia
Quer tirar uma foto com roupas típicas da Suíça? É aí o lugar….
Relojoaria
A Suíça é o país dos relógios, então, com em todo lugar da Suíça, lá também tem loja especializada em relógios com marcas suíças.
Quer saber mais sobre as atrações do Titlis, clique no link abaixo:
Atividade de inverno
Minha experiência no Titlis
Amei tudo do lugar. Adoro aventuras e ao chegar no cume nos deparamos com a linda vista da imensa cadeia de montanhas e os vales que se formam entre elas. Além disso tem um lago azul lindo que compõe esse maravilhoso cenário.
Adorei a subida nos teleféricos, especialmente no Titlis Rotair, andar sobre a Cliff Walk e me perdi pela Glacier Cave.
Como fomos no outono, as atrações de neve como o Parque Glacial não estavam funcionando. Enfim, fiquei na vontade, mas ainda assim, adorei o passeio.
Mas, acima de tudo, amei contemplar a paisagem que é maravilhosa e não há como não ficar encantada com tanta beleza!
Dicas:
Sempre fique atento a temperatura, mesmo no verão é bom está com um casaco de inverno, a temperatura costuma ser muito fria.
Protetor solar é fundamental, não esqueça.
Os ingressos são vendidos de acordo com a estação que a pessoa deseja ir, se você vai até o topo fique atento na hora de comprar o ingresso.
SWISS PASS – desconto de 50 por cento para portadores do SWISSPASS.
0 comentários