Canavieiras BA, lindo destino do sul baiano

Tempo de leitura: 11 minutos
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

Agora também somos Agência de Viagens!

As melhores ofertas, destinos e o suporte que só quem tem vivência no turismo pode te oferecer.

Clique na imagem e e conheça nossa página de vendas.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Canavieiras BA pode não ter a mesma fama que outras cidades do sul da Bahia, como Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré. Mas vale a pena inclui-la em seu roteiro – em especial, se você gosta de sossego à beira mar com a opção de agito!

Cerca de 426 km separam Canavieiras BA de Salvador, via BR-101. Por isso, quem viaja a partir de outros estados costuma não escolher a capital como destino intermediário.

Desse modo, outros dois municípios têm a preferência dos turistas:

  • Porto Seguro – a 90 km de Canavieiras BA, conta com o Aeroporto Internacional de Porto Seguro;
  • Ilhéus – um pouco mais distante, a 120 km, com o Aeroporto Jorge Amado.

Preciso mencionar ainda a alternativa mais recente: Aeroporto de Una-Comandatuba. Localizado em Una, a 53 km de Canavieiras, tem voos regulares da Latam todo domingo.

A Agência Viaje com Norma organiza a sua viagem. Fale conosco.

Seja de avião ou de carro, uma coisa é certa: a agência de viagens Viaje com Norma leva você até o seu destino! Entre em contato agora mesmo para planejarmos o seu próximo roteiro!

O que fazer em Canavieiras BA

A seguir, listo 10 atividades para se fazer em Canavieiras BA. Mas lembro ainda que você pode explorar a região e conhecer muito mais.

1. Fazer uma viagem no tempo

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Chegada a cidade de Canavieiras Bahia

A história de Canavieiras BA começa no início do século XVIII. Foi quando os primeiros habitantes chegaram ao local, fugindo dos saques dos pataxós em Ilhéus.

Na época, o cultivo de cana de açúcar ainda era seu sustento. Aliás, é daí que vem o nome da cidade. Mas isso mudou com a chegada do cultivo do cacau em meados do mesmo século. Apenas no século XX, em especial por conta da praga da “Vassoura-de-bruxa”, que a cultura cacaueira perdeu força.

Desde então, o turismo tem maior importância. E, felizmente, nós temos a sorte de poder viver um pouco dessa história caminhando pelo Sítio Histórico Dr. Paulo Souto em Canavieiras BA.

Vou listar as principais atrações turísticas do centrinho histórico abaixo. Melhor é que dá para visitar tudo numa curta e encantadora caminhada.

Principais atrações do Centro histórico

  • A Igreja Matriz de São Boaventura foi construída na época em que o dinheiro do cacau era abundante. Com estilo neogótico, possui uma cúpula frontal no lado esquerdo de quem entra – algo raro na arquitetura religiosa.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Igreja Matriz de São Boaventura
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

A Câmara Municipal funciona num casarão antigo, na praça da Bandeira, e foi por lá que começamos a nossa visita aos prédios históricos.

  • A antiga Cadeia Pública virou a Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto nos anos 1980. Porém, o edifício conserva de seu passado as grades nas janelas externas.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Biblioteca Afrânio Peixoto
  • A Prefeitura Municipal também funciona num lindo prédio histórico. Ainda mais, esse prédio foi projetado, construído e inaugurado no século XIX, pelo arquiteto e urbanista espanhol Adolfo Morales de los Rios y Garcia de Pimentel.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Prefeitura Municipal de Canavieiras
  • Fique encantada com o prédio onde funciona a Secretaria de Educação. Principalmente porque esse prédio faz parte de um conjunto arquitetônico da Praça da Bandeira, junto com Prefeitura Municipal, e a Biblioteca Pública.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Secretaria da Educação em Canavieiras Ba

Aproveite o pôr do sol na Ponte do Lloyd, construída em meados do século XX para ajudar no embarque do cacau. Com sorte, você também verá os golfinhos nadando no Rio Pardo.

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Ponte do Lloyd em Canavieiras Ba

Enfim, reduza seu ritmo e caminhe com calma durante sua viagem no tempo. Veja as casas coloniais e escolha os melhores lugares para uma foto (são muitos).

2. Comer na Capital Baiana do Caranguejo

Sem dúvida, quem acompanha o blog já viu o meu post sobre 20 pratos da culinária baiana. Inclusive, até fiz disputa entre as moquecas baiana e capixaba – o resultado deu empate! kkkkk

Desse modo, pode ter certeza de que você vai encontrar as deliciosas comidas típicas da Bahia durante sua estadia. Além disso, vá sabendo que Canavieiras BA é conhecida como a Capital Baiana do Caranguejo. Ou seja, com certeza você vai experimentar essa iguaria!

Inclusive, setembro é uma boa época para visitar a cidade. Pois o Festival do Caranguejo ocorre nesse mês. Portanto, é quando o crustáceo encontrado em manguezais locais tem mais destaque.

Mas não é só de caranguejo que vive a região, por lá tem muitas fazendas de marisco em geral. Principalmente, fomos conhecer uma delas, a Fazenda Marway, e aproveitamos para degustar uns petiscos. Além disso o lugar é lindo.

E fique tranquilo, pois quem aprecia peixes e frutos do mar não passa aperto em Canavieiras BA. Sobretudo, porque a preparação acontece de forma caseira e saborosa. Aí fica impossível resistir!

Acima de tudo, recomendo a especialidade da região, o Cabeça de Robalo. E vou logo dando um spoiler: seu preparo não tem nada a ver com o peixe robalo! kkkkk Na verdade, é um prato de caranguejo muito saboroso, acompanhado de pirão. Enfim, depois da surpresa, eu adorei.

3. Conhecer belas praias

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

Ao chegar em Canavieiras BA, você logo perceberá que o lugar é abençoado com uma bela paisagem. A variedade da natureza local inclui ricos manguezais, parte da Mata Atlântica e, ainda, a restinga presente nas praias.

Sem mais delongas, pegue o protetor solar, mantenha a hidratação em dia e escolha uma das praias abaixo para conhecer:

  • Patipe – praticantes de windsurf e caiaque a procuram por conta das suas ondas fracas.
  • de Atalaia – bem movimentada por conta da sua localização próxima ao centro, tem ondas fracas e areia fina.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Praia de Atalaia
  • da Costa – esta praia urbanizada é um dos points mais procurados em Canavieiras BA. Águas calmas e propícias para surf se alternam nos 6 km de extensão.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Praia da Costa
  • de Oiticica – o mar é bastante agitado e, por isso, não muito propício para banho. Mas a areia fina e branca é um convite para caminhar.
  • do Sul – com acesso por barco, tem uma bela paisagem de coqueiros e ladeada por manguezais, mas cuidado com as ondas fortes.
  • do Peso – praia deserta na divisa dos municípios de Canavieiras BA e Belmonte, começa com um passeio de barco até ela.

4. Pescar marlim azul

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Pesca Esportiva do Merlin Azul

Se você gosta de pescar, então Canavieiras é o destino certo para você! Tudo porque há um fenômeno chamado ressurgência que acontece ali.

Em primeiro lugar, acho que preciso dizer o que isso significa, certo? kkkkk

Bem por cima, isso quer dizer que o refluxo das correntes causa o deslocamento de sedimentos do fundo do mar para a superfície. Assim, os peixes precisam subir à tona para se alimentar. Desse modo, a costa de Canavieiras BA é especialmente indicada para a prática da pesca.

Mais precisamente, o que atrai muitos pescadores para o Royal Charlotte Bank (como a região é chamada) são os marlins azuis. Esses peixes são uma espécie de primos do peixe-espada. Porém, embora pesem até uma tonelada, mantêm a sua agilidade.

Os meses de novembro e dezembro são os mais esperados, pois é quando o Campeonato Mundial de Pesca Oceânica reúne pescadores do mundo todo em Canavieiras BA. Igualmente, o robalo é outro bom motivo para quem gosta da atividade.

5. Passear de barco pelos rios

Também sugiro que você escolha um ou mais dos passeios de rio disponíveis na cidade. Assim, você pode conhecer melhor a região, bem como ver Canavieiras BA de um outro ângulo.

Em primeiro lugar, uma sugestão é escolher um passeio que leve a uma das ilhas, como a Ilha das Garças. Além de observar vários tipos de garças e gaivotas, garanta seu “banho” de lama medicinal. Ou, se preferir, cuide da sua saúde com as areias monazíticas da ilha.

Outra opção é ir de barco de Canavieiras à cidade de Belmonte, apreciando belas paisagens pelo caminho. Seguir de barco até as barras, ou seja, o encontro do rio com o mar, também é um passeio imperdível.

E existem inúmeros outros passeios por lá, se informe e faça pelo menos um.

6. Conhecer as barras, encontro do rio com o mar

Como disse acima, conhecer as barras dos rios em Canavieiras é um passeio imperdível, seja de barco pelo rio ou andando pela praia. As mais conhecidas são:

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

Barra do Albino – é o encontro do Rio Patipe com o mar, formando um cenário paradisíaco. Dá para chegar lá de barco, andando pela praia ou de carro 4×4.

  • Barra Velha – fica entre mangues, rios, lagoas, coqueiros e mar calmo, por isso, o local é perfeito para esportes náuticos. Além disso, outro atrativo é a lama medicinal, que dizem ter propriedades revitalizantes. Já o acesso é feito de barco ou ainda por estrada de terra bem ruim e com travessia de balsa. Fica a 29 quilômetros do Centro.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Barra Velha
  • Barra de Atalaia – Assim como as outras, o acesso também é de barco ou andando pela praia. Ou ainda, uma parte do trajeto de carro e outro andando. É por essa barra que passam os barcos de pesca que saem do porto de Canavieiras em direção ao mar, em busca da pesca marítima. Também amei conhecer esse lugar.
Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Barra de Atalaia

8. Passear pelo porto e assistir ao belíssimo pôr do sol

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

É no porto que estão as pontes que dão acesso aos barcos de pesca e de transporte fluvial. Mas é lá também que o povo local toma banho no rio, formando um belíssimo cenário.

Além disso, os prédios históricos, restaurantes e bares estão em toda parte.

Ou seja, um local de cenário belíssimo, ótimo para apreciar, caminhar ou simplesmente relaxar.

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

Sem contar que o porto é um dos melhores lugares para se assistir ao por do sol em Canavieiras.

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Por do sol no porto de Canavieiras Ba

Outro lugar especial é no Hotel Makaira Beach Resort, próximo ao local de embarque dos passeios que levam os hospedes para conhecer a região.

Makaira Beach Resort - Excelente opção de hospedagem em Canavieiras Ba
Por do Sol no Makaira Beach Resort

9- Passear pelos arredores de Canavieiras

A principal atração nos arredores de Canavieiras é a Ilha de Comandatuba. A ilha está situada a 44 km de Canavieiras via Ba 001. É lá que está localizado o Hotel Transamérica, famoso pela natureza privilegiada e recanto de hospedes que querem luxo e tranquilidade.

O acesso ao Hotel é restrito ao hóspedes. No entanto, é possível chegar à ilha através do Bar e Restaurante Ilha da Fantasia. O acesso é logo após o local onde embarcam os hospedes do hotel. O Bar e Restaurante tem barco próprio, partindo da Vila de Comandatuba, e a travessia é tranquila – além de linda.

Ao chegar à Ilha de Comandatuda pelo rio, tem uma trilha que leva a Ilha da Fantasia, localizado na praia. O lugar é lindo e vale a pena conhecer.

10. Apenas re-la-xar!

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.

Caso você tenha chegado até este ponto do texto sem sentir um pingo de vontade de ir para Canavieiras BA, responda: como você conseguiu? kkkkk

Ah, falando sério, recomendo que você eleja a cidade como seu destino caso deseje relaxar na beira do mar. Podendo, sem dúvida, ainda revezar alguns momento com o banho de rio!

Por certo que você encontrará agito na cidade. Em especial, à noite, no Centro e na Pituba, regiões que concentram bares e restaurantes. Alguns deles, aliás, com música ao vivo de diversos ritmos.

Onde se hospedar em Canavieiras

E por falar em relaxar, não posso deixar de mencionar as minha duas opções de hospedagem em Canavieiras:

Em primeiro lugar, o Makaira Beach Resort que descrevo no post abaixo:

Makaira Beach Resort: relaxe e aproveite a natureza

Leia aqui as opções de hospedagem em Canavieiras Ba:

Opções de hospedagem em Canavieiras Bahia

Em segundo lugar, o Patipe Praia Hotel.

Cada uma das hospedagens acima tem suas características, e eu escolhi me hospedar nos dois de forma estratégica para explorar a cidade e região.

E lembre´-se: eu ajudo você a planejar a sua viagem, já com todas as dicas, através da agência de turismo Viaje com Norma! Fale pelo WhatsaApp com a gente. Ou acesse nossos parceiros se quiser viajar com descontos.

Mas você pode falar comigo que providencio a sua melhor opção de hospedagem ou ainda clicar no link abaixo e fazer a sua reserva no Booking.com.

Onde comer em Canavieiras

Canavieiras, um lindo destino inexplorado no Sul da Bahia.
Uma boa opção para comer em Canavieiras são os restaurantes do Porto

A região do porto concentra o maior número de bares e restaurantes com muita oferta de alimentação e bem variadas. Lá você encontras cafés, sanduiches, sopas, petiscos e crepes, para quem quer uma refeição rápida ou mais leve. Mas tem ainda diversos restaurantes servido almoço e jantar.

Eu, por exemplo, tomei sopa no Restaurante Casa Verde , comi crepe na Casa Sete Portas, Mariscos no Frutos do Mar Restaurante e a Cabeça de Robalo no Cantinho do Zezé.

Mas, ainda tem as barracas na praia que também oferecem opção de petiscos e almoço.

Ou seja, não falta opção de refeição para todos os bolsos e gostos.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

8 de janeiro de 2022

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

8 Comentários

  1. CINTIA VAZ

    Já tinha ouvido falar de Canavieiras na Bahia mas não sabia o que tinha lá pra fazer. Um lugar lindo uma culinária deliciosa e um hotel incrivel combinado com um lindíssimo por do sol. Já quero conhecer!

    Responder
    • Norma

      Tudo de bom né Cintia… Eu também amo tudo isso.

      Responder
  2. Angela Martins

    Eu adoro o litoral baiano. Canavieiras está na minha lista de desejos kkk. Seu post está incrível. Só aumentou minha vontade.

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou Angela.

      Responder
  3. Hebe

    Amei esse destino no Sul da Bahia. Ainda não conheci Canavieiras, mas depois de ler seu texto eu já quero (rs)

    Responder
    • Norma

      Ainda bem que gostou Hebe, tem que conhecer mesmo. Canavieiras é linda.

      Responder
  4. Deyse

    Nunca estive na Bahia, que tem destinos lindos, históricos e paradisíacos! Já ouvi muito falar de Canavieiras e estou louca pra conhecer! Amei as suas dicas e as seguirei! Obrigada!

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou Deyse, Canavieiras é linda mesmo. E você precisa conhecer a Bahia, urgente.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.