Lucerna, uma linda vila medieval, logo que cheguei me apaixonei.
Principalmente por seu lago, as pontes históricas, fontes, e o lindo centro histórico.
Então, chegamos em Lucerna vindo de Lugano de trem. Logo, numa viagem muito confortável e bonita.
Sobretudo, usamos o Swiss Pass. Desta forma, leia o artigo abaixo e entenda tudo sobre isso.
Swiss Pass: quanto custa e vale a pena?
Desta maneira, Lucerna foi o quarto destino do nosso roteiro na Suíça.
Lucerna é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a Suíça.
Com certeza isso é justificado por sua beleza, paisagens cercada pelo Alpes, a exuberância do lago, tudo completado com a arquitetura medieval.
Vale ressaltar, que em Lucerna, a língua predominante é o alemão. No entanto, dá para se virar bem com o inglês.
Enfim, Lucerna também é conhecida como Lucerne ou Luzern. Principalmente é uma das cidades mais bonitas da Suíça e que considero imperdível a visita.
E não esqueça, leia os artigos abaixo e conheça o nosso roteiro de 17 dias visitando a Suíça.
St Moritz, Suíça, uma cidade de sonho
Interlaken, Um Destino Perfeito Na Suíça
- Melhores Atrações de Lucerna
- Altstadt– Cidade antiga
- Kapellbrücke -Ponte da Capela e Torre Octogonal
- Spreuerbrücke – Ponte Spreuer
- Kappelplatz – Chapel Square
- Jesuitenkirche (Igreja Jesuíta)
- Hofkirche – Igreja Hof
- Hauptbahnhof – Estação Ferroviária Central
- Muralha e Torres Musegg
- Löwendenkmal – Monumento do Leão de Lucerna
- Hotel Château Gütsch
- Lago de Lucerna
- Atrações de Montanha nos arredores de Lucerna
- Onde se hospedar em Lucerna
- Enfim, Lucerna cidade de sonho
Melhores Atrações de Lucerna
Pelo mapa, logo percebemos que tudo ficava muito perto, e que poderíamos facilmente fazer todas as atrações andando, exceto as montanhas.
E falando em montanhas, procurei fazer o city tour logo no primeiro dia, porque optei por dedicar os dois dias seguintes para as atrações de montanha, e valeu muito a pena.
Altstadt– Cidade antiga
Andar pelo centro de Lucerna, apreciar sua arquitetura, pinturas, fontes, edifícios históricos é um passeio encantador, se perca por lá e aproveite cada cantinho. Da mesma forma, a região também encontram-se muitos bares, restaurantes e lojas.
Kapellbrücke -Ponte da Capela e Torre Octogonal
Construída em meados do século XIV, a Kapellbrücke, ou Ponte da Capela, mantém o status de ponte coberta mais antiga da Europa.
Desse modo, a Ponte da Capela junto com a Torre Octogonal, são a maior atração e cartão postal da cidade.
A ponte medieval, que atravessa o Rio Reuss, é feita de madeira e possui no seu interior pinturas do século XVII. Além disso, junto com a Torre Octogonal fizeram parte da proteção da cidade na Idade Média.
Confesso que toda hora tinha vontade de atravessar a ponte Kapellbrücke. No entanto, existem outras atrações em Lucerna muitos legais e que também proporcionam fotos incríveis e merecem a visita.
Spreuerbrücke – Ponte Spreuer
É a segunda ponte mais famosa coberta de madeira. E, em especial, abriga em seu interior uma capela e pinturas com o tema de “Dança da Morte”. Inclusive, ao lado da ponte, tem um antigo moinho, que era usado como gerador de energia na cidade.
Além disso, próximo a ponte tem uma barragem de madeira, que controla a passagem de água do rio para manter o nível do lago Lucerna.
Kappelplatz – Chapel Square
É a fonte do Carnaval, ponto de partida do Carnaval de Lucerna.
Jesuitenkirche (Igreja Jesuíta)
Primeira igreja em estilo barroco construída na Suíça, está localizada do lado esquerdo do Rio Reuss.
Hofkirche – Igreja Hof
Considerada a igreja renascentista mais importante da Suíça, suas torres datam de 1525. Entretanto, o restante teve de ser reconstruído durante a Guerra dos Trinta Anos, no século XVII.
Hauptbahnhof – Estação Ferroviária Central
Hauptbahnhof, a linda estação de trem de Lucerna, que recebe milhares de passageiros todos os anos, foi reconstruída e inaugurada em 1991. Infelizmente, o edifício original foi destruído em um grande incêndio em 1971, e, somente o portal principal sobreviveu ao fogo, e hoje é um imponente arco na praça em frente a estação. Inclusive, no topo do arco está uma estátua do escultor suíço Richard Kissling.
Muralha e Torres Musegg
As muralhas de Lucerna foram construídas entre os anos de 1350 e 1408, e faziam parte da fortificação da cidade durante a Idade Média. Atualmente o centro antigo é quase todo contornado por essas muralhas, que chegam a ter um metro e meio de espessura e estão muito bem conservadas.
No período de abril a novembro, algumas das torres são abertas à visitação.
Enfim, o melhor da visita as torres é apreciar a impressionante vista da cidade e tirar inúmeras fotos.
Löwendenkmal – Monumento do Leão de Lucerna
Outro ponto turístico muito visitado em Lucerna é o Löwendenkmal, obra concebida pelo escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen em 1820. De acordo com a história, o Leão de Lucerna ferido e agonizante, é uma homenagem aos soldados suíços mortos durante a Revolução Francesa, em 1792.
Hotel Château Gütsch
Ao passear por Lucerna, sempre que você olha para uma das montanhas que a cerca você percebe uma construção que parece um castelo. Essa construção é o Hotel Château Gütsch, um hotel boutique e restaurante localizado em um prédio histórico construído em 1888.
Deve ser incrível se hospedar num lugar como aquele, né? No entanto, mesmo se você não for um hóspede, pode visitar o restaurante e terraço do local para apreciar uma vista deslumbrante da cidade.
Para chegar ao Château Gütsch você deve se dirigir a base da montanha, de táxi ou a pé. Lá você pode pegar um bondinho para acessar o hotel ou encarar a escadaria. Se tiver tempo dê uma volta pela floresta ao redor do hotel, aproveitando a beleza e a paz do lugar.
Lago de Lucerna
O lago de Lucerna também é navegável e de lá saem diversos passeios de barcos, alguns com desconto de 100 por cento para portadores de Swiss Pass.
Aproveitamos para passear de barco quando fomos ao Monte Pilatus, pois essa era uma das formas de chegar lá. Clique aqui nesse link e leia sobre isso.
Atrações de Montanha nos arredores de Lucerna
Estando em Lucerna, é obrigatório a visita a pelo menos uma atração de montanha.
Assim, abaixo listo as mais legais e que acredito serem imperdíveis.
Visitei o Monte Pilatus e Monte Titlis, no entanto, se tivesse que escolher apenas uma, escolheria o Monte Titlis. Com certeza, o legal mesmo é conhecer as duas, pois são muitos diferentes uma da outra e bem especial.
Inclusive, a terceira montanha é o Monte Rigi. Infelizmente não cheguei a conhecer, mas fiquei com muita vontade.
Monte Pilatus – A linda montanha dos dragões
Leia o artigo completo com todas as informações da atração no post abaixo:
E não esquece, programe sua visita com antecedência e adquira o ingresso aqui, no site do GET YOUR GUIDE.
Monte Pilatus: A linda Montanha Dos Dragões Lucerna
Titlis – A montanha imperdível em Lucerna
Leia o artigo completo com todas as informações da atração de como chegar no post abaixo:
E não esquece, programe sua visita com antecedência e adquira o ingresso aqui, no site do GET YOUR GUIDE.
Monte Titlis A montanha imperdível em Lucerna
Monte RIGI – A Rainha das montanhas
O Monte RIGI, também é conhecido como a Rainha das Montanhas, no entanto, o engraçado é que o Rigi, tem 1798m de altitude e é bem mais baixa que as montanhas Pilatus (2128 m) e Titlis (3238 m), mas não quer dizer que seja menos interesse e que não valha a visita.
Pelo contrário, esse é um passeio muito conhecido em Lucerna e é possível combinar um cruzeiro pelo lago, subida de trem ou bondinho até o topo da montanha.
O diferencial na montanha Rigi, é que além das tem trilhas, tem outras novidades, tais como: SPA com piscinas termais aquecida, de frente para os Alpes e muito mais. Vale ressaltar que o acesso ao SPA não está incluído no preço do ingresso de acesso a montanha.
Além do mais, caso você esteja viajando com o SWISS PASS o acesso ao Monte Rigi está totalmente incluído (mais é sempre bom checar porque essa informação pode mudar).
E, caso não tenha SWISS PASS, não esquece, programe sua visita com antecedência e adquira o ingresso aqui, no site do GET YOUR GUIDE.
Onde se hospedar em Lucerna
Como sempre, optamos nos hospedar na área central da cidade, perto da Estação Ferroviária. Escolhemos o Hotel Ambassador, distante 10 min a pé da estação ferroviária e realmente foi uma escolha acertada pela localização do Hotel, ótimas instalações, café da manhã e o custo benefício.
Logo na chegada, acessamos o aplicativo do Google Maps no celular, e seguimos andando até o hotel sem dificuldade. Imediatamente, na saída da estação, que fica bem no centro da cidade e em frente ao lago, já deu para termos uma visão da beleza da cidade.
Em seguida, nos dirigimos ao hotel, deixamos as malas, pegamos o mapa da cidade, já saímos para fazer o tour pela cidade.
E leia aqui, como escolher a sua hospedagem:
12 Dicas de como escolher a sua hospedagem
Enfim, Lucerna cidade de sonho
Sabe aquelas cidades de sonho?
Pois é, Lucerna tem todos os componentes de uma cidade de sonho.
Em primeiro lugar, a beleza natural do lago e cercada pelas montanhas dos Alpes e em seguida, a arquitetura medieval, fontes e muita história e arte.
Enfim, me apaixonei pela cidade e pelas atrações de montanha.
Gostaria muito de ter estado mais tempo por lá, mas precisava continuar o meu roteiro: 17 dias rodando a Suíça de ponta a ponta de trem.
Principalmente, contrate o seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO.
Quer saber mais? Seguro Viagem Internacional ou Nacional
E, viaje conectado com a:
Entenda a importância: Chip de celular para uso em viagem internacional
A Suíça está na minha lista dos desejos. Simplesmente apaixonado por Lucerna. Que lugar encantador. Sou apaixonado pela história medieval. Essa vila é uma verdadeira viagem no tempo. Quanta coisa para se fazer em meio a tanta beleza. Dicas anotadas!
É incrível mesmo. Tudo isso em meio a um cenário de montanhas e neve. Um sonho de viagem. Vai mesmo conhecer a Suíça, um país apaixonante e surpreendente.