Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara Ba

Leia em: 10 min

27 mar, 2020

Cachoeira do Buracão, a mais bonita da Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão, já ouviu falar? Se Ibicoara (município baiano localizado no sudoeste da Chapada Diamantina) ainda não faz parte da sua lista de destinos mais desejados, com certeza vai entrar no seu radar depois que você chegar ao fim deste post!

Para mim, a Cachoeira do Buracão é simplesmente a cachoeira mais bonita da Chapada Diamantina. Tá achando pouco? Olha que eu já estive no Vale do Capão e conheci as famosas cachoeiras da Fumaça, do Riachinho e da Purificação – só para citar algumas!

Vale ressaltar que para encontrar as melhores escolhas de hospedagem , aluguel de veículos e ingressos para atrações, visite nossa pagina de viagem.

Agência de Viagens

Principalmente, leia também sobre outros destinos de cachoeira na Chapada Diamantina:

Cachoeira do Mosquito: uma bela atração de Lençóis

Cachoeira do Ferro Doido, na Chapada Diamantina

Mucugê-Ba – Cachoeira Andorinhas, Funil e sete quedas em

Vale do Capão – Cachoeira da Purificação e Poço Angélica

Cachoeira do Rio Preto e Rodas

Ibicoara e a Cachoeira do Buracão na Chapada Diamantina

Ibicoara e a Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina

Com cerca de 20 mil habitantes, Ibicoara é o município que abriga duas atrações turísticas imperdíveis na Chapada Diamantina: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha. Ele está localizado a 240 km de Lençóis, 78 km de Mucugê e 555 km de Salvador.

A princípio conhecido como povoado de São Bento, a história de Ibicoara remonta à chegada de garimpeiros em busca de ouro no início do século XX. Além disso, acrescente-se que, em tupi, Ibicoara significa “buraco na terra” – tudo a ver com a atividade do garimpo!

A cultura do café foi desenvolvida na mesma época e, de fato, está presente até hoje. Ademais, a cidade é uma das maiores produtoras de café do Nordeste.

O povoado mudou de nome para Igarassu e, já na década de 1940, passou à condição de distrito com o nome de Ibicoara. Mas a emancipação de Mucugê só aconteceu em 1962. O turismo ainda tem muito a ser desenvolvido na região, especialmente por conta das suas belezas naturais – não só as cachoeiras, mas também grutas e até pintura rupestre.

Quem viaja para o interior da Bahia não pode perder a oportunidade de comer um bom cuscuz e beiju. Por certo, em Ibicoara não é diferente! Mas também não deixe de experimentar o godó (cortado de banana), prato típico local.

Aproveita e leia abaixo todas as atrações de Ibicoara Ba:

Ibicoara Ba e a Cachoeira do Buracão

A maravilhosa Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão, a mais bonita da Chapada Diamantina

Eu vou logo começar com a atração turística mais procurada em Ibicoara. Inclusive, acho importante destacar a necessidade de contratar um guia para chegar a essa cachoeira. Nada complicado, pois há associações de guias logo na chegada da cidade. Eu recomendo a Acvib porque fomos muito bem atendidos pelo guia (e fotógrafo!) Jubran Alves.

De Ibicoara até Buracão é preciso percorrer 28,5 km de estrada de chão.

Mas no caminho tem parada: Conhecer a fábrica de Cachaça artesanal Natural Cachoeira do Buracão.

A cidade de Ibicoara Ba está localizada a 459 km da capital Salvador, na famosa região da Chapada Diamantina.

Cachaçaria Cachoeira do Buracão

Depois disso, siga até a portaria do Parque Municipal do Espalhado, onde está o acesso a trilha que leva a cachoeira.

Além disso, chegando ao acesso da cachoeira, ainda é preciso encarar uma trilha de 6,6 km (ida e volta). Enfim, uma pequena caminhada que termina na água gelada e escura da cachoeira!

O bom é que o grau de dificuldade é fácil, há apenas uma descida mais radical na chegada da queda d’água, e, de maneira geral, o terreno é plano. Para ser bem sincera, eu mal senti o percurso da trilha! É que, ao longo do caminho, nosso guia Jubran foi nos mostrando inúmeras atrações – maravilhas naturais de cair o queixo! Acredite: há muitas outras belezas para além do cânion e dos 85 metros do Buracão!

Eu vou colocar fotos aqui, claro, mas quero avisar: as fotos não dão conta desse lugar indescritível, dessa obra esculpida por Deus. E é por isso que eu não deixo de reforçar como o nosso Brasil é rico e lindo!

A Cachoeira do Buracão e o Parque do Espalhado

Em verdade, a Cachoeira do Buracão encontra-se no Parque Municipal do Espalhado e, por isso, tivemos a oportunidade de conhecer outras atrações no caminho. Para isso, paga-se R$ 6 pela entrada (além do pagamento ao guia) no centro de Ibicoara. E o parque fica aberto das 8h às 15h de segunda à quinta e de 7h às 15h no final de semana. Em média, o passeio dura 6 horas, já incluído o tempo para banho nas cachoeiras.

Aproveite o seu tempo ao máximo no parque, porque há muito o que ser visto. Acima de tudo, faça como eu, vá curtindo as atrações que encontra pelo caminho.

entrada-do-parque-do-espalhado

Parque Natural Municipal do Espalhado – Ibicoara – Ba

Trilha do Parque do Espalhado até a Cachoeira do Buracão

Trilha do Parque Espelhado que leva a Cachoeira do Buracão

Para começar, eu curti bastante todo o trajeto e vou detalhar para vocês o que mais gostei.

Assim, logo de cara, tem o encontro do Rio Mucugezinho com o Riachão das Pedras (este é o rio da Cachoeira Fumacinha) e o Rio Jiboia, que formam o Rio Espalhado.

Poço Manso

Trilha da Cachoeira do Buracão - Poço Manso

Poço Manso – Trilha Buracão

Em seguida, continuamos seguindo o leito do Rio Espalhado com vários pequenos poços pelo caminho e encontramos o Poço Manso ou Poço Lago Manso, um lugar muito lindo.

Trilha da Cachoeira do Buracão – Poço Manso

Buracãozinho

Buracaozinho

Buracãozinho – Trilha do Buracão

Logo depois, surge o Buracãozinho. Como o nome já diz, é uma miniatura do Buracão com uma piscina para banho no meio de um Cânion.

Mirante do Buracãozinho

Mirante do Buracãozinho na trilha da Cachoeira do Buracão

Do Mirante do Buracãozinho, pudemos ter uma bela vista do Buracãozinho.

Cachoeira das Orquídeas

Cachoeira-das-Orquideas

Cachoeira das Orquídeas – trilha do Buracão

A Cachoeira das Orquídeas, com suas piscinas naturais, é a próxima do percurso. Cercada de pedras, permite um banho delicioso e ainda dá para relaxar e tomar um bom banho de sol, com protetor solar, é claro….kkkk.

Chapéu de Lampião e Coração de Maria Bonita

Trilha da Cachoeira do Buracão - Chapéu de Lampião

Chapéu de Lampião – trilha Buracão

Saindo de lá, caminhando pela vegetação árida, um misto de cerrado e caatinga, encontramos as formações rochosas as quais o guia nos informou que se tratavam do Coração de Maria Bonita e Chapéu de Lampião. A impressão é que a formação rochosa ia cair a qualquer momento! Aproveitei para fazer algumas fotos… kkk

Trilha da Cachoeira do Buracão - Chapéu de Maria Bonita

Coração de Maria Bonita

Bom, ao chegar próximo à Cachoeira do Buracão, encontramos o único desafio da trilha, uma descida numa escada íngreme, mas que pode ser facilmente vencida com alguma cautela.

Escada-trilha-Buracao

Escada chegada Cachoeira do Buracão

Cachoeira Recanto Verde

Já chegando ao Buracão, encontramos a Cachoeira Recanto Verde. Nesse local, a impressão é que a água está brotando das pedras, uma beleza incrível e que já era uma pequenina mostra do que íamos encontrar logo adiante…

Cachoeira Recanto Verde na Cachoeira do Buracão

O poço da Gameleira

Poço da Gameleira na Cachoeira do Buracão

Poço da Gameleira

Em seguida, já chegamos a uma área que surpreende, o Poço da Gameleira, na entrada do Cânion que leva ao Buracão. Ao olhar à nossa esquerda, logo vimos um cânion de paredões alto, mas estreito – esse é o único acesso para a o Buracão. Já ao observar à nossa direita, percebemos a continuidade do rio em um longo cânion, um pouco mais largo, não sendo possível ter noção do que vem depois. Confesso que fiquei curiosa e com vontade de explorar aquele lado do cânion também.

Cânion do Buracão

Cânion da maravilhosa Cachoeira do Buracão

Ainda na esquerda, dá para perceber uma pequena passarela de madeira no alto, essa é uma das formas de se chegar à cachoeira sem se molhar. No entanto, é preciso coragem para atravessar a passarela e, em seguida, seguir margeando o paredão e escalando as rochas.

A outra forma é ir pela água. No local, há coletes salva-vidas disponíveis gratuitamente. Se preferir, também pode-se ir nadando. Sugiro ir com o colete salva-vidas, pois vai precisar dele depois para ter acesso à cachoeira. Normalmente, as roupas e sapatos são deixados nesse local e o essencial, como carteira e celular, o guia leva numa sacola a prova d água enquanto ele segue pela passarela que citei acima.

Canion-Buracao

Enfim, a  surpreendente Cachoeira do Buracão

A maravilhosa Cachoeira do Buracão em Ibicoara Ba

Enfim, a incrível Cachoeira do Buracão

Após colocar o colete e entrar na água, seguimos pelo cânion da esquerda e, já nesse momento, começa o deslumbramento. Os paredões de pedra de 85 metros de altura, que levam ao Buracão, impressionam pela beleza e grandiosidade.

Mas o melhor ainda estava por vir! E, como eu já havia dito antes, para mim essa é a cachoeira mais bonita da Chapada Diamantina, por todo o conjunto da obra da natureza.

Cachoeira-Buracao

Cachoeira do Buracão – Um lugar impressionante (foto panorâmica)

Após 10 min nadando, nos deparamos com uma das visões mais incríveis da vida, o famoso Buracão. Vou tentar descrever da minha maneira: um poço imenso de águas escuras, cercado de altíssimos paredões de pedra, com raios de luz refletindo sobre a água e a Cachoeira; uma queda de 85 metros, com volume de água que varia de acordo com as chuvas, mas sempre muito impressionante. Uma visão incrível e emocionante.

Só é possível chegar à cachoeira nadando, de preferência com o colete. Como o nado é feito contra a correnteza das águas que caem da cachoeira, a chegada até ela não é fácil, mas, indo devagar e nadando próximo das laterais, dá para chegar até lá.

Eu, aventureira que sou, não só cheguei como tomei banho na suas águas. Mas o que curti mais foi ficar boiando no poço, olhando para o alto, apreciando os raios solares e curtindo o momento de fascinação que eu estava vivendo. E, claro, agradecendo a Deus pela natureza perfeita e pela oportunidade de viver aquele momento!

Rapel no Buracão

Além do mais, no local também é possível fazer rapel. Sobretudo um atração especial e emocionante. Leia abaixo o relato da minha experiência no rapel.

Rapel na Cachoeira do Buracão

Mirante da Cachoeira do Buracão

O impressionante Mirante do Buracão

Depois de aproveitar bastante o lugar, retornamos, mas ainda havia uma atração para encerrar com chave de ouro o nosso passeio: o Mirante da Cachoeira do Buracão. De lá de cima, para se ter uma vista da cachoeira, o indicado é deitar na borda, pois é muito alto e se torna perigoso. Enfim, mais um lugar deslumbrante.

Trilha da Cachoeira do Buracão: Mirante do Buracão

O Mirante do Capão Redondo no caminho da Cachoeira do Buracão

Mirante do Capão Redondo em Ibicoara Ba

Ibicoara Ba – Mirante do Capão Redondo

Na volta, na estrada de terra a caminho de Ibicoara, Jubran fez questão de parar no Mirante do Campo Redondo, local de onde muitas pessoas afirmam terem avistado Ovnis – a região é conhecida pelo seu misticismo.

Mirante Capão Redondo Ibicoara Ba

Mirante Capão Redondo

Não avistei nenhum objeto não identificado, mas fiquei encantada com a vista incrível do vale e montanhas da região.

Mirante-Capao-Redondo-Ibicoara-Ba

Vista do Mirante do Capão redondo

Outras atrações da região de Ibicoara

Já que você viajou até Ibicoara, é melhor aproveitar tudo o que a terra tem para oferecer de bom, não é mesmo?

Então leia também o artigo abaixo:

Ibicoara Ba e a Cachoeira do Buracão

Sobretudo, viaje com a Norma para destinos de Ecoturismo no Brasil

Em primeiro lugar, visite a nossa página de viagem e encontre nossos passeios e promoções.

Agência de Viagens

E conheça também outros destinos pelo Brasil.

Cânion Sussuapara – surpresa no Jalapão

Cachoeiras do Jalapão: 8 cachoeiras para conhecer no Jalapão

Mucugê Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina

Serra Catarinense, o que conhecer

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

22 Comentários

1. Sylvia Leite

Que delícia de lugar que é Ibicoara. E essa cachieira do Buracão? Tudo que se pode sonhar depois de meses trancada em casa por causa da pandemia. A Chapada Diamantina é mesmo muito bonita e agradável. Obrigada por compartilhar!

• Norma

A Chapada Diamantina é incrível mesmo, e a Cachoeira do Buracão é uma das suas maiores joias. Obrigada a você pelo retorno.

2. Ma

Parabéns pelo post Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara , nao fazia ideia de tanta beleza!!!! Ja quero conhecer, uma cachoeira mas linda que a outra.

• Norma

Realmente a Chapada Diamantina é maravilhosa e nos revela inúmeras atrações pouco divulgadas mas igualmente incríveis e a Cachoeira do Buracão é uma delas. Que bom que gostou.

3. CINTIA VAZ

Eu nunca tinha Oubido Falar em Ibicoara e graças ao seu post me apaixonei! Que lugar lindo e charmoso!

• Norma

Fica na Chapada Diamantina Cintia, é menos conhecido mesmo. mas a Cachoeira do Buracão é uma das mais bonitas da Chapada.
      Espero que um dia possa conhecer.

4. Mairim

Norma fiquei impressionada com a beleza dessa cachoeira do buracao. Sei que pessoalmente deve ser muuiittoo mais linda!! já estou louca para conhecer. Obrigada por compartilhar as dicas 🙂

• Norma

É maravilhosa mesmo a Cachoeira do Buração, Mairim. Uma das mais bonitas da Chapada Diamantina e vale muito a pena conhecer. Vem para a Bahia.

5. Diego

Gente quanto lugar incrível. Eu não sou muito fã de ecoturismo, mas achei esses lugares bem interessantes. Deu vontade de conhecer um dia

• Norma

Tem muitas atrações legais no Ecoturismo também Diego. Precisa conhecer sim.

6. Letícia

Amei o post sobre a Cachoeira do Buracão!!! E as outras maravilhas também! Suas fotos estão lindíssimas!!! É o tipo de passeio que preciso fazer mais: estar em contato com a natureza!! Principalmente nessa época de pandemia! Me inspirou! 🙂

• Norma

Oh Leticia, fiquei muito feliz com seu feedback. Realmente os passeios de natureza nos renovam. Vem logo para a Bahia.

7. Angela Martins

Adoro acompanhar seu blog porque descubro lugares incríveis que não conhecia. Essa Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara me encantaram. Vou salvar para quando voltar na Bahia.

• Norma

Que bom saber Ângela. Procuro falar de locais menos conhecidos, acho que divulgar o Brasil e suas múltiplas belezas é bom demais..

8. Aline Laudelina Pires

Cada cantinho mais especial que o outro! A “piscina” da cachoeira do buracão é muito funda, porque achei tão escura deu medo kkk. O mirante do capão redondo me remeteu ao filme Rei Leão, naquela cena clássica onde o pai apresenta o filho.

• Norma

É verdade Aline, cada lugar mais especial que o outro. A piscina do Buracão é funda sim, só é permitido entrar de colete salva-vidas que está disponível gratuitamente no local. Já o mirante do Capão Redondo, dá essa impressão da cena do Rei Leão mesmo..kkk

9. Fabíola Moura

Que coisa mais linda a Cachoeira do Buracão, essa ficou faltando na nossa lista na Chapada. Mas também, é tanta coisa pra conhecer nessa região que tem que ir mais de uma vez para ver tudo. Dica anotada dessa cachoeira em Ibicoara.

• Norma

Verdade Fabíola, é muita coisa legal para ver na Chapada mesmo. Uma viagem só não da conta, precisa retornar mesmo, pois vale a pena conhecer a Cachoeira do Buração.

10. Deyse

Norma estou apaixonada pela Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara na Bahia! Que conexão incrível com a natureza! Ótimo lugar para se visitar agora!

• Norma

Sim Deyse, lugar muito incrível mesmo e imperdível.

11. Hebe

Norma que lista top heim…Ja quero conhecer todas as essas maravilhas. Cada cachoeira mas linda que a outra.. Parabéns pelo post Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara (BA).

• Norma

Obrigada Hebe, a Cachoeira do Buracão e as demais atrações da região são realmente fantásticas.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *