Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas: atrações de Mucugê Ba

Leia em: 8 min

17 mar, 2020

Cachoeira das Andorinhas

O roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas é uma atração muito especial na Serra do Funil, na região de Mucugê.

Ao descobrir esse roteiro, fiz questão de conhecer, apesar de ter sido informada que se tratava de um trekking desafiante.

Sobretudo, o roteiro do Cânion das Sete Quedas, incluindo a Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira do Funil tem um cenário a natureza perfeita e exuberante da Chapada. Além disso, o passeio inclui pausas para banho nas águas geladas, das Sete Quedas e das cachoeiras. E ainda, conhecer  ïn loco¨  mais da história do garimpo de diamantes, contando com um museu a céu aberto.

Acima de tudo, para fazer o Roteiro das Sete Quedas, é importante contratar um guia na ACVM – Associação dos Condutores de Visitante de Mucugê – Fone (75) 3338-2414. Já que o roteiro é longo e a trilha não tem nenhuma sinalização. Enfim, esse foi um cuidado necessário. Lembrando que a ACVM fica localizada na praça central de Mucugê.

Associacao-guias-mucuge-ba

Associação de Guias de Mucugê

Com certeza, vou falar um pouco mais sobre minha road trip pela Chapada Diamantina, na Bahia!

E para viajar de carro, a minha opção é sempre alugar um carro com a RENTCARS. Principalmente, porque é o melhor custo benefício para aluguel de veículos.

Além disso, nos hospedamos no Alpina Hotel, faça a sua reserva no Booking.com, e leia também o artigo abaixo sobre o Alpina Hotel:

Alpina Hotel, excelente hospedagem em Mucugê Bahia

E leia mais sobre Mucugê e região nos posts abaixo:

Mucugê, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina

Projeto Sempre Viva em Mucugê Bahia

Igatu Ba, a Vila de Pedra da Chapada Diamantina

Cachoeira da Matinha, atração de Mucugê Ba

Roteiro: Cachoeira das Andorinhas, Funil e Cânion das Sete Quedas

Trilha da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Primeiramente, a subida da Serra do Funil

O primeiro passo então foi contratar o guia, que no nosso caso, contratamos o Talisson. Entretanto, confesso que nós não tínhamos a menor ideia do quanto o roteiro seria especial! Logo abaixo, vou contar a vocês como foi essa trilha, passo a passo.

Como chegar  na Cachoeira das Andorinha, Funil e Sete Quedas

Em primeiro lugar,  saindo de Mucugê, pega-se o contorno, sentido Ibicoara, e entra à esquerda no Condomínio Ecoville Mucugê. Em seguida, continua pela estrada de chão (por mais 2 km),  ou ainda a pé, até o acesso da trilha. Entretanto, vale informar, que a estrada de acesso  tem trechos com buracos, areia, assim tem que dirigir com muito cuidado.

Roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Estrada de acesso a trilha

Principalmente, tem um ponto da estrada onde tem uma placa sinalizando o início da trilha. Desta forma, ali é onde o carro deverá ficar estacionado  e, desse ponto em diante, o roteiro continua por uma trilha subindo a Serra do Funil.

Placa de acesso a trilha das Sete Quedas, Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Trilha da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Estacionamento para Trilha Roteiro Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas

Sobretudo, aprecie a trilha do Roteiro das Sete Quedas

Subindo a Serra do Funil – Cachoeira das Andorinhas

Começamos a trilha subindo a Serra do Funil, e imediatamente fomos reconhecendo os sinais do garimpo de extração de diamantes na região. Ainda hoje, há garimpeiros artesanais trabalhando por lá e encontramos abrigos construídos nas grutas de pedra. Portanto, foi nesse cenário que o nosso guia Talisson nos deu uma aula sobre o garimpo, as serras e rios da região.

Gruta dos garimpeiros roteiro Cachoeira das Andorinhas

Assim, tomamos conhecimento que ainda existem garimpos artesanais de extração de diamantes na região. Inclusive, ao longo do caminho, o guia nos mostrou um desses acampamentos dos garimpeiros.

Roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Abrigos para garimpeiros na rocha

Chamou atenção pela simplicidade do local, dentro de uma pequena gruta de pedra onde havia uma cama e fogão improvisado, assim como alguns utensílios domésticos.

Utensílios domésticos no abrigo para Garimpeiros

Principalmente, a natureza surpreende, e no caminho a diversidade de flores e de vegetação encanta.

Roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Surpreendentemente, as orquídeas na trilha

Ainda mais, no ano de 2020, ocorreu um grande incêndio nessa região e as marcas ainda estão lá. Todavia, a natureza está provando que pode se reconstruir, isso tudo me deixou impressionada.

A natureza se recriando após um grave incêndio na região

E, um lugar imperdível na trilha é o Mirante do Vale do Rio Mucugê. Assim, dê uma parada lá, aprecie a beleza desse lugar e faça lindas fotos.

Trilha Cachoeira Andorinha – Mirante Vale do Rio Mucugê

Principalmente, desse mirante conseguimos observar o rio a Cachoeira das Andorinhas, o Morro das Bandeiras e até mesmo o Hotel Alpina no alto de uma das montanhas. Fiquei muito impressionada com a vista daquele lugar.

Mirante do Vale do Rio Mucugê

A Cachoeira das Andorinhas vista do Mirante

Primeira cachoeira da trilha Sete Quedas e duas cachoeiras: Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira das Andorinhas

Logo que deixamos a vista para trás, seguimos descendo por uma trilha íngreme entre as pedras até chegarmos ao leito do Rio Cumbucas.

Sem dúvida, esse trajeto nos exigiu muito cuidado! Mas, em seguida, continuamos pelo leito do Rio e nos deparamos com a visão da maravilhosa Cachoeira das Andorinhas. Seus 12 m de altura de queda e um poço maravilhoso para banho. Ademais, o lugar tem uma beleza exuberante.

Cachoeira da Andorinhas Mucugê Ba

Ficamos por lá uma meia hora e, assim, aproveitamos para tomar um banho de cachoeira, curtir a hidromassagem natural, nos refrescarmos, nadar no poço e contemplar a beleza da natureza.

Hidromassagem na Cachoeira das Andorinhas

Igualmente, as Sete Quedas são maravilhosas

Roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Em seguida, continuamos nossa jornada sempre subindo o leito do Rio Cumbucas. Com toda a certeza, comecei o passeio contando as sete quedas. Mas chegou o momento em que achei que tinha muito mais que isso… kkk.

Enfim, seguimos subindo o Rio Cumbucas

Realmente, me surpreendi com o percurso e, uma vez que o Rio não estava com muita água, conseguimos fazer todo o percurso por dentro da água mesmo, subindo pedra, escalando paredes, curtindo um visual incrível e aproveitando cada minuto daquela impressionante caminhada.

Vale ressaltar que a água do Rio Cumbucas e das Cachoeiras é de cor escura, por causa da infusão das folhas que desprendem das plantas. No período que fui, tinha muita espuma também, de sorte que o ambiente foi totalmente transformado, Parecia até que tinha neve no local!

Surpresas do Roteiro das Sete Quedas

Por mim, eu teria parado em cada uma das quedas d’água para tomar banho. No entanto, precisávamos continuar seguindo até a Cachoeira do Funil.

Cachoeira do Funil

Roteiro da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas em Mucugê Ba

Logo na chegada, ficamos encantados com a Cachoeira do Funil e seu grande lago natural.

Com toda certeza o banho na Cachoeira do Funil é incrível. E para chegar a cachoeira, tem que ir feito nadando. No entanto, quando a cachoeira tem pouca água, é possível chegar até ela andando no lado direito, bem junto as pedras (sendo necessário nadar em alguns trechos).

Vale alertar que, quando tem muita água, há uma correnteza fonte, vindo da força da cachoeira, e muitas pedras no local, então é necessário cuidado.

Poço Cachoeira do Funil

Principalmente, como já havíamos caminhado bastante, aproveitamos para fazer um lanche e, em seguida, nadamos, tomamos banho de cachoeira e curtimos bastante o lugar.

cachoeira-do-funil-mucuge-ba

Cachoeira do Funil -Mucugê -Ba

Enfim, depois que curtimos bastante nosso dia, retornamos ao estacionamento onde estava o carro por outra trilha, a mesma onde é possível visitar a Cachoeira do Funil sem necessariamente fazer o roteiro completo.

Amamos cada detalhe desse roteiro e indicamos a todos. E fique ligado nas dicas abaixo.

Informações Uteis para a trilha da Cachoeira das Andorinhas, Funil e Sete Quedas

• Principalmente, foram 7 km de caminhada (ida e volta), com duração média de 5 a 6 horas de passeio, a partir do estacionamento. No entanto, no caso de ir andando a partir de Mucugê, deve ser acrescentado em torno de 2 km.
  • Além disso, o roteiro também pode ser feito no percurso inverso, ou seja, da Cachoeira do Funil à Cachoeira das Andorinhas. Se informe com o seu guia a melhor opção.
  • É fundamental levar água e lanche, pois o percurso é longo e cansativo.
  • Protetor solar e boné são fundamentais.
  • A trilha não é indicada para pessoas com dificuldade de locomoção, por ter trechos íngremes e acesso sobre o rio e pedras.
  • Trilha de nível de dificuldade médio.
  • Siga todo o caminho observando a natureza, pois a flora e fauna do local é muito rica. Sobretudo, se der sorte, você poderá observar beija-flores, orquídeas e bromélias.
  • Fique atento porque, quando o rio está muito cheio, pode não ser possível fazer a trilha desta forma. Assim, esse é mais um motivo para ter um guia local no roteiro, pois o mesmo fará o percurso com mais segurança.
  • As cachoeiras das Andorinhas e Funil também podem ser visitadas individualmente, sem necessariamente fazer todo o Roteiro das Sete Quedas e em trilhas diferentes.
  • Caso tenha sapatos impermeáveis para andar na água, sugiro levar, uma vez que facilita bastante a subida das sete quedas. Todavia, caso não tenha, adquira o seu na AMAZOM.COM. Assim, comprei o da foto abaixo e gosto muito. E aproveite e compre também todos os produtos que precisa para a sua viagem.

Sobretudo, leia abaixo sobre outras atrações de Ecoturismo na Chapada Diamantina e no Brasil

Vale do Capão, Chapada Diamantina, um paraíso escondido

Lençóis Maranhenses, três dias no oásis nordestino

Cachoeiras do Jalapão: 8 cachoeira para conhecer e se encantar

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!